Como fidelizar clientes? Veja algumas recomendações!

Como fidelizar clientes, em um mundo cheio de estímulos, em que novas tecnologias dominam o dia a dia? Devemos buscar a fidelização dos clientes. É cada vez mais difícil retê-los e fazer com que eles se comprometam com a nossa marca. Nós encontramos consumidores que mudam seus gostos constantemente, que passam muito tempo em redes sociais expostos a infinitas opções, comentários, publicidade e muito mais.

Todo esse acúmulo de informações e diversos fatores causam menos clientes fiéis; Eles não se envolvem com as marcas e acabam também consumindo produtos e serviços da concorrência. Para reter esses clientes e estimular a interação, as empresas criam os canais de comunicação. Mas, raramente os clientes as usam ou as conhecem. Lembre-se de como é importante gerar vínculos ou experiências e, se o cliente não se envolve, é mais difícil alcançá-lo.

Como fidelizar clientes? construir lealdade e gerar compromisso?

  • Trate os clientes como você trataria seus amigos ou parentes, crie relacionamentos duradouros. Desse modo, você terá clientes envolvidos.
  • Ouça seus clientes, fique perto deles. Se você quer saber como construir lealdade, você também deve gerar confiança, conhecer suas necessidades e valorizar suas ideias. Garanto que você tem muito a aprender em cada interação. Leia também: algumas dicas para conquistar a confiança do cliente.
  • Confira o que sua concorrência faz. Analise e descubra por que os clientes deixam de consumir seus produtos e serviços.
  • Não tenha medo de questionar seus clientes. Talvez você encontre respostas que não gostaria de ouvir, mas garanto que serão novas áreas de oportunidades para melhorar e alcançar seus objetivos. Realizar, por exemplo, pesquisas on-line é um investimento que trará ótimos resultados para sua empresa.
  • Motive seus clientes criando melhores produtos e serviços. Outra forma de criar lealdade é inovando. Ofereça novas alternativas que criem grandes experiências e conquiste clientes defensores da sua marca.

Veja: consumidor e seu comportamento – qual é a utilidade de entendê-lo?

Como construir lealdade?

  • As emoções são um dos fatores-chaves para gerar fidelidade do cliente. Conhecer o fator emocional que motiva uma compra lhe dará melhores resultados.
    Não esqueça que conhecer as necessidades dos clientes deve ser uma prática contínua. Pois, o comportamento do consumidor muda constantemente e devemos estar atentos às suas necessidades para alcançar a satisfação que desejam.

Eu recomendo que você leia: cliente insatisfeito – como ele pode ajudar sua empresa.

  • Outra boa alternativa para saber como manter os clientes é ter um painel ou uma comunidade online. Nesse caso, os participantes são clientes que terão prazer em fornecer informações de grande valor. Assim como também, compartilhar dados ou comentários com pessoas afins. Eles se sentirão parte de um grupo que tomará decisões em benefício da marca, produto ou serviço que usam. Você, como administrador dessa plataforma, precisa apenas acompanhar seus comentários, interagir com os participantes, incentivá-los, analisar as informações que compartilham e tomar as melhores decisões para sua empresa.
  • Use algumas das ferramentas de pesquisa para saber como reter os clientes e atender às suas necessidades. Seja criando pesquisas online, grupos de foco, entrevistas ou um painel ou comunidade on-line. Além de realizar pesquisas, você pode ter um fórum de discussão e obter novas ideias.

Sua participação é muito importante para alcançar a fidelidade do cliente. Saiba tomar as melhores decisões!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram