Faça benchmarking competitivo para expandir seus negócios

Você tem usado o benchmarking para entender e avaliar a posição atual do seu negócio? Convido-o a aprender mais sobre esse processo que ajuda a identificar áreas em que pode haver melhorias e melhores práticas de negócios.

Há outras lições que podemos aprender de outras indústrias? Naturalmente, é importante sempre olhar para o nosso lado e ver como os outros atingem seus níveis de desempenho e entender o processo que eles usam.

Dessa forma, o benchmarking ajuda as empresas a entenderem os processos por trás do excelente desempenho. Quando as lições aprendidas com um exercício de benchmarking são aplicadas adequadamente, elas facilitam um melhor desempenho em uma organização ou em áreas-chave de uma empresa.

Os 4 passos do benchmarking

O aplicativo benchmarking envolve quatro etapas principais:

  1. Entenda detalhadamente os processos existentes de um negócio.
  2. Analise os processos de negócios de outras empresas.
  3. Compare o desempenho da sua empresa com as outras.
  4. Implemente as etapas necessárias para alcançar um melhor rendimento e desempenho da sua organização.

Para que o benchmarking seja efetivo, ele deve ser parte integrante do processo de melhoria, não podemos esquecer que o mais importante é ter o melhor desempenho.

Tipos de benchmarking

Benchmarking estratégico

É usado quando as empresas precisam melhorar seu desempenho em geral, examinando estratégias gerais de longo prazo. As alterações resultantes desse benchmarking podem ser difíceis e podem levar muito tempo para serem implementadas. É especialmente apropriado para alinhar estratégias comerciais que se tornaram inadequadas.

Benchmarking competitivo

É usado quando as empresas querem considerar sua posição em relação às características dos principais produtos e serviços. Este tipo de análise é frequentemente realizado através de associações comerciais ou terceiros para proteger a confidencialidade. Você pode usá-lo para encontrar maneiras de fechar lacunas no desempenho.

Funcional

Las empresas buscan compararse con socios provenientes de diferentes sectores comerciales o áreas de actividad para encontrar las formas de mejorar funciones similares o procesos de trabajo.Puede llevar a mejoras dramáticas e innovación.

Interno

Envolve o benchmarking de negócios e operações dentro da mesma organização. Por exemplo, unidades de negócios em diferentes países. Deste modo, tem a vantagem de possuir fácil acesso a dados e informações sensíveis. Também pode ser realizado em menos tempo e investindo menos recursos. Boas práticas podem ser replicadas, por isso a administração pode espalhar essa experiência por toda a organização rapidamente.

Externo

Isso envolve fazer uma análise fora das organizações conhecidas como práticas recomendadas. Oferece oportunidades de aprendizado para os líderes do setor. Mas, pode levar tempo e recursos significativos para a análise de dados, a credibilidade dos resultados e o desenvolvimento de recomendações sólidas.

Internacional

A globalização e os avanços na tecnologia da informação estão aumentando as oportunidades para projetos internacionais. No entanto, isso pode levar mais tempo e recursos para configurar e implementar. Portanto, os resultados podem precisar de uma análise cuidadosa devido a diferenças nacionais. É apropriado realizá-lo quando o objetivo é alcançar um status de classe mundial, ou simplesmente porque não há empresas suficientes em nosso país que sirvam de referência para fazer a comparação.

Qual destes modelos é o que melhor se adapta às suas necessidades?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

O que é um bom Net Promoter Score (NPS)?

Conheça as mudanças no menu da plataforma QuestionPro CX

Melhores exemplos de pesquisa para sua investigação

Fórmula NPS, utilize-a para saber o quanto seus clientes te recomendam

5 maneiras de usar a ferramenta NPS para impulsionar seu negócio

Cálculo NPS. Cliente insatisfeito = renda em risco

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.