O que é Modelo de Negócios?

Modelo de Negócios  é ou descreve de maneira objetiva a criação, entrega e captura de valores de uma empresa e o seu maior desafio é ser simples, compreensível e intuitivo sem precisar simplificar o funcionamento de uma empresa!

O quadro de Modelo de Negócios é uma linguagem que serve para descrever, visualizar, avaliar e alterar os Modelos de Negócios.

Conheça e entenda os 9 Componentes e funções do quadro de Modelo de Negócios

Segmento de Clientes

O componente segmento de cliente define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa busca alcançar e servir.

Os clientes são a parte central de um Modelo de Negócio. Sem clientes uma empresa não sobrevive. Para melhor atender seus clientes, uma empresa precisa segmentá-los. Os principais tipos de segmentos de mercado são; Mercado de massa, Mercado Segmentado, Nicho, Diversificada e Mercado Multilateral.

Proposta de Valor para modelo de negócios

O componente proposta de valor descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para um segmento de clientes específico.

É o motivo da decisão de um cliente entre uma empresa e a outra. Está relacionado ao consumo por necessidade ou por desejo. Algumas propostas de valor podem representar uma oferta inovadora enquanto outras podem já existir no mercado, porém, com características e atributos adicionadas.

Canais

O componente canais descreve como uma empresa se comunica e alcança seus segmentos de clientes para entregar uma proposta de valor.

Canais de comunicação, distribuição e venda estreitam a relação empresa e cliente. Os principais canais diretos são as equipes de vendas e vendas na web e os canais indiretos são lojas próprias, lojas parceiras e atacado.

Leia também: Bem-vindo Geração Z! Novas comunidades online

Relacionamento com cliente

O componente relacionamento com cliente descreve os tipos de relação que uma empresa estabelece com segmentos de clientes específicos.

É de escolha de cada empresa o tipo de relação que irá estabelecer com os segmentos de clientes, podendo ser pessoais até automatizadas. As relações empresas-clientes são geralmente guiadas pelas motivações; conquista do cliente; retenção do cliente; ampliação das vendas.

Veja também: Experiências memoráveis para fidelização de clientes

Fontes de Receita

O componente fontes de receitas representa o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada segmento de clientes.

Tão importante quanto o segmento de clientes, a fonte de receita, movimenta o crescimento de cada empresa. Os tipos de fonte de receitas são as vendas de recursos, taxa de uso, taxa de assinatura, licenciamento, empréstimo, aluguéis, leasing, taxa de corretagem e anúncios.

Recursos Principais

O componente recursos principais descreve os recursos mais importantes exigidos para fazer um Modelo de Negócio funcionar.

Todo e qualquer tipo de Modelo de Negócio requer recursos principais e são eles os responsáveis pela criação e oferta de proposta de valor, pelo alcance de mercado, pelo relacionamento com os segmentos de clientes e por obter receitas.

As categorias de recursos principais são físico, intelectual, humano e financeiro.

Atividades-Chaves

O componente atividades-chaves descreve as ações mas importantes que uma empresa deve realizar para fazer seu Modelo de Negócio funcionar.

Atividades-Chaves são as ações que uma empresa deve executar para obter êxito em seu Ramo de Negócio. As categorias de atividades-chaves são produção, resolução de problemas, plataformas e redes.

Parcerias Principais

O componente parcerias principais descreve a rede de fornecedores e os parceiros que põem o Modelo de Negócios para funcionar.

Por diversas razões as empresas formam parcerias e hoje em dia acabou se tornando peça fundamental em muitos Modelos de Negócios. A parceria serve para otimizar gastos, reduzir riscos e adquirir recursos.

Estrutura de custo do modelo de negócios

A estrutura de custo descreve todos os custos envolvidos na operação de um Modelo de Negócios.

Para criar e ofertar valor, manter o relacionamento com clientes e gerar receitas, devemos calcular e definir o custo de toda produção, sendo eles, os recursos principais, as atividades-chaves e as parcerias principais.

Agora que entendemos quem são os 9 Componentes, podemos visualizar o que chamamos de “Quadro de Modelo de Negócios”. Veja abaixo:

modelo de negócios

Para o mundo corporativo, este quadro, foi simplificado tendo como principal utilidade a promoção de discussões, criatividades e analises.

Veja abaixo:

modelo de negócios

Podemos utilizar essa ferramenta impressa para visualizar e alterar, com post it adesivos, criando assim novos Modelos de Negócios.

Sobre o autor:

Roberto Lima é Sócio-Fundador da empresa IZPHERA http://izphera.com/ que atua na área de Tecnologia e Desenvolvimento de oftwares, Sistemas ERP, Websites, Aplicativos Mobile, Games e Identidade Visual. Formado em Produção Musical pela Universidade Anhembi Morumbi, em sociedade com Ulisses Furtado, abriu o estúdio Popular Sound onde produzem Jingles, Spots, Trilhas e Vídeos.

Contatos:E-mail – roberto.lima@izphera.com/ Skype – robertolima_izphera

Esse texto também pode ser de seu interesse:

Como você está medindo a eficácia das suas ações de marketing?

Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos

Pesquisas para turistas: dicas para aplicar no seu negócio

5 maneiras de usar a ferramenta NPS para impulsionar seu negócio

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.