Perda de clientes: 5 dicas para seguir em sua empresa

A perda de clientes é sempre uma má notícia, a boa notícia é que geralmente isso ocorre por razões que podem ser corrigidas. Sabemos que os clientes fiéis são os melhores, porque são eles que compram regularmente e que nos recomendam com amigos e familiares. Por isso, devemos criar estratégias para evitar a perda de clientes e continuar gerando lucros para nossos negócios. Mas, por que perdemos clientes?

As razões são muitas. Lembre-se que quando os problemas não têm o nível correto de atenção e esforço, os clientes se vão. O que você está fazendo para impedir que isso aconteça? Está oferecendo satisfação ao cliente? Confira: Tipos de atendimento ao cliente: qual o melhor para você?

Medidas para evitar a perda de clientes

Estes são cinco dos fatores que você deve prestar atenção:

1. Faça uso de novas tecnologias

A tecnologia é um ingrediente importante para a retenção de clientes. Otimize processos, desde uma compra lenta, ou as opções de pagamento, independentemente de você tem uma loja online ou física. Atualmente, os clientes não apenas têm altas expectativas, mas também pouca tolerância para as ineficiências de lojas ou marcas.

Verifique se o seu site é fácil de navegar em diferentes dispositivos móveis, especialmente telefones celulares. Encontre oportunidades de usar a tecnologia para melhorar seus produtos ou serviços. Muitas empresas criam aplicativos difíceis de usar, criando um problema e não uma solução para impedir a perda de clientes. Também recomendamos a leitura de: Plataformas de pesquisa on-line e suas principais diferenças

2. Não ofereça um mau serviço

Para conter a perda de clientes clientes, nada melhor do que oferecer um bom atendimento e ir mais além das expectativas de nossos consumidores. Estabeleça um padrão de excelência, verifique o que sua concorrência está fazendo e a supere. Coloque o cliente em primeiro lugar, esse deve ser o seu modelo de negócio, com ele você terá êxito e uma maior retenção de clientes.

Leve em consideração que uma má experiência pode fazer com que um cliente fiel te abandone. Certifique-se de responder rapidamente às suas necessidades e resolver seus problemas o mais rápido possível. Obviamente, um sorriso amigável e uma atitude positiva também fazem parte do bom atendimento ao cliente. Por isso, não se esqueça de tomar um tempo para treinar bem os seus colaboradores. Leia também: Qualidade do atendimento ao cliente

3. Compense a lealdade

Mesmo com um bom atendimento ao cliente, você precisa oferecer incentivos para que eles continuem a escolher sua empresa e não a concorrência. Pense em algo mais que descontos e promoções. Aprenda a fazer com que os seus clientes se sintam apreciados continuamente, você pode enviar-lhes uma nota no dia do seu aniversário ou em algum dia festivo.

Outra maneira de fazer com que seus clientes se sintam valorizados é pedir feedback e envolvê-los no desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Saiba mais em: Importância do feedback do cliente

4. Concentre-se no valor antes do preço

Outra medida para evitar a perda de clientes é concentrando-se no valor. Os clientes veem o valor não apenas no preço, mas também em outros fatores, como serviço, prazos de entrega, horário de funcionamento da loja, acessibilidade e qualidade do produto. Tudo isso são elementos que farão você se destacar da concorrência e obter os lucros esperados. Veja também: Comunicação com o cliente: conheca os diferentes tipos.

5. Cuide de seus funcionários

A satisfação de seus trabalhadores é um indicador de satisfação do cliente. Se você não pode manter sua equipe trabalhando a longo prazo, não espere manter seus clientes também. Certifique-se de incentivar adequadamente seus funcionários a se comprometerem com os objetivos de negócios. Saiba mais em:Como elaborar um plano para participação dos funcionários

Ter um guia e uma política pode ser útil para manter níveis consistentes de serviço e para padronizar a resolução de problemas, de modo que o treinamento de sua equipe seja um fator-chave para evitar a perda de clientes. Garanto-lhe que eles vão apreciar que seus funcionários podem oferecer uma solução para os problemas que enfrentam. 

Recomendação: Não esqueça que é muito mais rentável manter os clientes atuais do que atrair novos clientes. Esforce-se todos os dias para construir e manter a lealdade do cliente, conhecer seus problemas, realizar pesquisas on-line e oferecer a eles o que realmente precisam. Comece por conduzir uma pesquisa de satisfação e tome as decisões certas para o seu negócio, o que ajudará você a evitar a perda de clientes.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.