Pesquisa avaliativa, encontre os benefícios de utilizá-la

A pesquisa avaliativa é o processo de avaliar o propósito de uma investigação em vez de um método específico. Consiste em avaliar sistematicamente o mérito do tempo, dinheiro, esforço e recursos utilizados para atingir um objetivo.

Este método melhora o conhecimento e a tomada de decisões e leva a aplicações práticas no mundo real. Além disso, você pode usar vários métodos, como pesquisas e experimentos, etc.

O processo consiste na análise de dados e apresentação de relatórios em um processo rigoroso e sistemático que envolve a coleta de dados sobre organizações, processos, projetos, serviços e / ou recursos.

A pesquisa avaliativa está intimamente relacionada à pesquisa social mais convencional, mas é um pouco diferente, porque devido a um contexto organizacional, requer habilidades de equipe, habilidades interpessoais, habilidades de gerenciamento, inteligência política, etc. Além disso, exige que os interesses das partes interessadas sejam levados em conta.

Vantagens da pesquisa avaliativa

Então, temos alguns dos benefícios da pesquisa avaliativa:

Obter informações sobre um projeto ou programa e suas operações: A pesquisa avaliativa permite que você entenda o que funciona e o que não funciona, onde você estava, onde está e para onde está indo.

Você pode encontrar áreas para melhoria e identificar os pontos fortes. Por consequência, ajudará você a descobrir em que precisa se concentrar mais e se há alguma ameaça ao seu negócio. Você também pode descobrir se existem setores ocultos no mercado que ainda não foram explorados.

Melhorar a prática: É essencial medir o desempenho passado e entender o que deu errado para oferecer melhores serviços aos seus clientes. A menos que seja uma comunicação bidirecional, não há como melhorar o que você tem a oferecer.

A pesquisa avaliativa oferece aos funcionários e clientes a oportunidade de expressar como se sentem e se há algo que gostariam de mudar. Também permite modificar ou adotar uma prática para aumentar as chances de sucesso.

Avalie os efeitos: Depois de avaliar os esforços, pode ver o quão bem você está cumprindo os objetivos e metas. As avaliações permitem medir se os benefícios esperados estão realmente atingindo o público-alvo e, em caso afirmativo, com que eficácia.

Fortalecer a capacidade: As avaliações ajudam você a analisar o padrão de demanda e prever se precisará de mais fundos, melhorar suas habilidades e a eficiência das operações. O que é análise descritiva?

Métodos de pesquisa avaliativa

Todos os métodos de pesquisa de mercado envolvem a coleta e análise de dados, tomando decisões sobre a validade da informação e obtendo inferências relevantes a partir dela.

A pesquisa avaliativa inclui o planejamento, o desempenho e a análise de resultados, incluindo o uso de técnicas de coleta de dados e a aplicação de métodos estatísticos.

Alguns dos métodos de avaliação mais populares são a medição de insumos, a medição de resultados ou desempenho, a avaliação de impacto ou resultados. Assim como a avaliação de qualidade, a avaliação de processos, benchmarking, padrões, a análise de custos e a eficácia da organização. 7 vantagens de usar pesquisas

Existem alguns tipos de avaliação que nem sempre resultam em uma avaliação significativa, como estudos descritivos, avaliações formativas e análise de implementação. Pesquisa avaliativa refere-se mais às funções de processamento de informação e feedback.

Esses métodos podem ser classificados em termos gerais como métodos quantitativos e qualitativos.

Métodos quantitativos

O resultado de métodos de pesquisa quantitativos é uma resposta às seguintes perguntas e se utiliza para medir qualquer coisa tangível.

  • Quantos?
  • Quem estava envolvido?
  • Quais foram os resultados?
  • Qual foi o preço?

A melhor maneira de coletar dados quantitativos é por meio de pesquisas, questionários e pesquisas. Você também pode criar pré e pós testes, revisar documentos e bancos de dados existentes ou coletar dados clínicos.

As pesquisas são usadas para coletar opiniões, comentários ou ideias de seus funcionários ou clientes e consistem em vários tipos de perguntas. Elas podem ser feitas por uma pessoa cara a cara ou por telefone, por correio ou on-line. Pesquisas on-line não exigem a intervenção de qualquer ser humano e são muito mais eficientes e práticas.

Você pode ver os resultados da pesquisa em um painel de controle e detalhar usando os critérios de filtro com base em vários fatores, como idade, sexo, localização etc. Também pode usar as lógicas da pesquisa, como ramificação, cotas, cadeia etc., e reduzir o tempo para criar e responder à pesquisa.

Dica

É possível gerar uma série de relatórios que incluem fórmulas estatísticas e dados presentes que podem ser facilmente visualizados em suas reuniões.

Os dados quantitativos medem a profundidade e amplitude de uma iniciativa, por exemplo, o número de pessoas que participaram do evento sem fins lucrativos, o número de pessoas que se inscreveram em um novo curso na universidade. Os dados quantitativos coletados antes e depois de um programa podem mostrar seus resultados e impacto. Veja também: Dicas para a análise de dados de pesquisas quantitativos

A precisão dos dados quantitativos que serão utilizados para a pesquisa avaliativa depende de quão bem a amostra representa a população, a facilidade de análise e sua consistência.

Métodos quantitativos podem falhar se as perguntas não forem formuladas corretamente e não forem distribuídas para o público apropriado. Além disso, eles não fornecem uma compreensão do contexto e podem não ser adequados para questões complexas.

Métodos qualitativos

Os métodos de pesquisa qualitativa são usados quando os  métodos quantitativos não podem resolver o problema. Isto é, quando são usados para medir valores intangíveis.

Respondem a perguntas como:

  • Qual é o valor agregado?
  • Quão satisfeito você está com o nosso serviço?
  • Qual a probabilidade de você nos recomendar a seus amigos?
  • O que você melhoraria da sua experiência?

Os dados qualitativos são coletados por meio de observação, entrevistas, estudos de caso e grupos focais. Algum dos passos para criar um estudo qualitativo envolvem examinar, comparar e contrastar e compreender os padrões.

Desse modo, os analistas adotam uma conclusão após a identificação dos sujeitos, agrupando dados semelhantes e, finalmente, reduzindo-os a pontos que fazem sentido.

A observação pode ajudar a explicar o comportamento, bem como o contexto social que geralmente não é descoberto por métodos quantitativos. Você pode estudar o comportamento e a linguagem corporal observando um participante, gravando áudio ou vídeo.

As entrevistas estruturadas podem ser conduzidas com indivíduos ou em grupos sob condições controladas. Também podem ser feitas perguntas abertas de pesquisa qualitativa.

Os métodos de pesquisa qualitativa também são utilizados para entender as percepções e motivações de uma pessoa. Veja também:

Métodos de coleta de dados qualitativos

A força desse método é que a discussão em grupo pode fornecer ideias e estimular memórias à medida que a discussão ocorre. A precisão dos dados qualitativos depende da medida em que os dados contextuais explicam questões complexas e complementam os dados quantitativos.

Este método ajuda você a obter a resposta de “por que” e “como”, depois de obter uma resposta ao “o quê”. As limitações dos dados qualitativos para a pesquisa avaliativa são subjetivas, demoradas, dispendiosas e difíceis de analisar e interpretar.

Exemplos de pesquisa avaliativa

As questões da pesquisa de avaliação são as bases de um processo bem-sucedido. No qual os tópicos que serão avaliados são definidos.

Manter as perguntas de avaliação prontas não apenas economiza tempo e dinheiro. Assim como também facilita a decisão de quais dados coletar, como analisá-los e relatá-los.

As questões da pesquisa de avaliação devem ser desenvolvidas e acordadas na fase de planejamento. No entanto, modelos de pesquisa pré-concebidos também podem ser usados. Leia também: Estudo conjoint: descubra a importância desta escolha

Exemplos de perguntas de pesquisa de avaliação de processo

  • Com que frequência você usa nosso produto em um dia?
  • As aprovações foram obtidas de todas as partes interessadas?
  • Você pode relatar o problema do sistema?
  • Cada tarefa foi realizada de acordo com o procedimento operacional padrão?
  • Quais foram as barreiras para a implementação de cada tarefa?
  • As áreas de melhoria foram descobertas?

Exemplos de questões de pesquisa que avaliam resultados

  • Quão satisfeito você está com o nosso produto?
  • O programa produziu os resultados esperados?
  • Quais foram os resultados indesejados?
  • O programa aumentou o conhecimento dos participantes?
  • Os participantes do programa poderiam ser empregados antes do início do curso?
  • Os participantes do programa têm as habilidades para encontrar trabalho depois de concluírem o curso?
  • O conhecimento dos participantes é melhor em comparação com aqueles que não participaram do programa?

Importância da pesquisa avaliativa

O objetivo comum da maioria das avaliações é extrair informações significativas do público e fornecer informações valiosas aos avaliadores, como patrocinadores, doadores, grupos de clientes, administradores, funcionários, entre outros.

Na maioria dos casos, o feedback é considerado útil se ajudar na tomada de decisões. No entanto, a pesquisa avaliativa nem sempre cria um impacto que possa ser aplicado em outros lugares, às vezes não influencia as decisões a curto prazo.

Também é verdade que inicialmente pode parecer que não tem nenhuma influência. Mas, pode ter um impacto tardio quando a situação é mais favorável. Apesar disso, há um consenso geral de que o principal objetivo da pesquisa avaliativa deve ser melhorar a tomada de decisão por meio do uso sistemático de feedback mensurável. Também recomendamos: A grande arte de fazer perguntas.

Use a Questionpro na sua próxima investigação avaliativa. Agende uma demonstração e conheça os recursos do nosso software de pesquisa on-line.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.