Como desenvolver perguntas que ajudem na tomada de decisões

Como desenvolver perguntas que ajudem na tomada de boas decisões? A QuestionPro lhe oferece muitas opções de perguntas. Mas, se você não estiver fazendo as perguntas certas, não obterá resultados que possam ser processados.

A princioal razão pela qual realizamos pesquisas é nos ajudar a tomar boas decisões. No entanto, as pesquisas não são usadas apenas para tomar decisões de marketing. Com muita frequência, também são utilizadas para realizar melhorias em nossas operações, como por exemplo o clima organizacional.

Como desenvolver perguntas que forneça resultados processáveis?

A melhor maneira de testar e aprender como desenvolver perguntas para saber se trarão bons resultados é colocando em prática. Realize sua pesquisa internamente como teste e peça para as pessoas responderem suas perguntas.

Após isso, consulte o resultado e reúna uma pequena equipe na sala de reuniões e revise os resultados do teste para ações específicas com base no seu objetivo de pesquisa.

Por exemplo:

“Nós recebemos uma pontuação de 6.7 de 10 na resposta da pergunta: “Em geral, como você classificaria a capacitação recebida?” Nosso objetivo é aumentar essa qualificação para 8 de 10. Quais seriam algumas das ações específicas que poderíamos usar para melhorar essa classificação?”

É possível que a sua equipe pegue essa informação e gere outras perguntas, tais como:

  • Quais os aspectos do treinamento possuem uma qualificação baixa?
  • Quais aspectos têm uma qualificação alta?
  • Qual parte específica da capacitação impulsiona a experiência dos entrevistados? O instrutor, os materiais, os exercícios ou o ambiente?

Se seu grupo começa a mencionar mudanças específicas para implementar melhorias, a pergunta original da pesquisa é muito ampla.

A boa notícia é que as perguntas que eles estão modificando podem gerar a ações que aumentem a qualificação. Isso é a chave para criar mais perguntas específicas que o ajudarão na tomada de decisões.

Leia também: Perguntas abertas: conheça o que opina seu entrevistado

Foco na decisão que você está tomando

Qual é a finalidade da pesquisa e que decisões serão tomadas com os resultados? Você está buscando maneiras de melhorar seu processo e sistema de capacitação para que as pessoas retenham mais informações? Nesse caso, você poderá criar um questionário e focar na capacidade do seu entrevistado de realizar uma tarefa específica.

Tendo em conta que, você pode criar uma pergunta mais específica como: “Depois de terminar a capacitação, poderei processar um pedido online facilmente?” Esta questão concentra-se na área do processamento de pedidos pela Internet. Se a mesma apresentar uma qualificação baixa, sua equipe saberá que precisará focar nessa área específica para obter melhorias.

Aprenda como desenvolver perguntas para sua pesquisa.: Exemplos de perguntas para avaliar um curso ou treinamento

Gerencie o tamanho da pesquisa online

A desvantagem das perguntas focadas é que elas tendem a se proliferar deixando sua pesquisa muito demorada. Por isso, é essencial saber claramente como você utilizará sua pesquisa para ajudar a tomada de decisões. Vale a pena dedicar tempo e esforço para discutir e chegar a um acordo sobre qual decisão tomar e quais informações você precisará para tomar essa decisão. Isso por si só, eliminará as perguntas que não são essenciais; mas produzem resultados interessantes, mas que na verdade não ajudará na implementação de melhorias.

Leia também: Perguntas para uma pesquisa – Qual é a quantidade ideal?

Desenvolva a estratégia da pesquisa online e ponha em prática como desenvolver perguntas

Se você usa resultados de sua pesquisa para tomar decisões e não deseja cansar seus entrevistados com um longo questionário. A melhor atitude será desenvolver um plano de pesquisa.

  1. Identificar a decisão que tomará;
  2. Identificar os dados que precisa para apoiar sua decisão;
  3. Desenvolver os objetivos da pesquisa em torno de sua decisão;
  4. Criar TODAS as perguntas que lhe darão as informações de que precisa.
  5. Separar essas perguntas em pesquisas independentes para que os seus respondentess respondam em diferentes fases do processo.

Saiba também: 20 perguntas para uma pesquisa aos clientes

Focalizar suas pesquisas nas decisões e passos processáveis não apenas produzirá melhores resultados, mas também fará sua equipe mais eficiente e seus entrevistados mais sensíveis ao verem suas opiniões em ação.

Deixo aqui mais alguns artigos para agregar conhecimento:

Questionário de pesquisa: conheça os 7 passos para criar um

Pesquisas telefônicas ainda funcionam?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.