Pesquisas telefônicas ainda funcionam?

As pesquisas telefônicas são um método para coletar informações da população em geral ou de um grupo específico. Para fazer isso, os números de telefone são usados para contatar os participantes e fazer as perguntas correspondentes.

A pesquisa de mercado é uma parte importante da estratégia de marketing de uma empresa, pois nos permite alcançar novos clientes e responder às necessidades do mercado-alvo.

Pesquisas telefônicas, geralmente, são utilizadas quando há necessidade de coletar informações por meio de pesquisas de opinião. Também é um método popular para coletar informações vitais sobre o mercado. No entanto, a resposta do público às pesquisas telefônicas tornou-se cada vez mais negativa devido ao aumento de chamadas irritantes.

Como fazer pesquisas telefônicas?

Muitas pequenas empresas utilizam pesquisas telefônicas para obter feedback sobre a satisfação do cliente com as funções de um produto ou serviço, ou até a probabilidade de um cliente comprar um novo produto.

As empresas também realizam pesquisas telefônicas com pessoas que não são clientes ou que poderiam comprar seus produtos. Para realizar este processo, os seguintes passos são seguidos:

1. Identifique as informações que você precisa coletar

Para isso, reúna-se com gerentes de outros departamentos com a finalidade de descobrir que tipo de informação eles gostariam de obter da pesquisa telefônica. Faça anotações e adicione perguntas que gostaria de fazer.

2. Obtenha uma lista de clientes atuais do banco de dados da empresa

Use sua lista de clientes ou use um catálogo telefônico se quiser conversar com pessoas que não são seus clientes. Combine as duas listas se quiser representar os clientes e os que não são.

3. Escreva as perguntas da sua pesquisa

Inclua as perguntas da pesquisa que você e seus gerentes querem fazer. Utilize principalmente questões fechadas, preferencialmente em formato de múltipla escolha. Incluindo algumas perguntas abertas que permitam aos participantes uma resposta mais ampla.

4. Crie um rascunho de sua pesquisa

Forneça a todos os gerentes uma versão preliminar do questionário antes de iniciar as pesquisas. Certifique-se de que todos estejam satisfeitos com as perguntas.

5. Contrate funcionários para fazer chamadas

Você pode contratar pessoal especializado ou pedir ajuda a alguns de seus funcionários. Siga as instruções ao fazer chamadas para obter as respostas que você realmente precisa.

6. Selecione suas chamadas aleatoriamente

Por exemplo, ligue para cada terceira pessoa segundo a ordem da lista. Realize pelo menos 300 pesquisas telefônicas, pois isso geralmente fornecerá resultados mais confiáveis.

7. Centralize as informações para análise

Finalmente, você deve esvaziar todas as informações em um centro de controle ou ferramenta que permita uma análise correta de todas as informações coletadas, pode ser uma plataforma especializada em planilhas, como a QuestionPro.

Dicas para realizar pesquisas telefônicas

A primeira coisa que você deve fazer é calcular o número exato de pesquisas a serem feitas. Você pode usar uma calculadora para determinar o tamanho da amostra que será necessário. Lembre-se de que uma amostra confiável significa que os resultados da pesquisa são representativos da população.

Não peça aos funcionários que liguem para os clientes sem primeiro explicar a importância de cada uma das perguntas. É importante que as pessoas que vão realizar as pesquisas telefônicas compreendam o objetivo de cada uma das perguntas, conheçam o assunto e tenham as informações necessárias caso haja dúvidas por parte dos participantes.

Sendo um método invasivo no espaço e no tempo pessoal das pessoas, tente recompensá-las, dando um incentivo final para sua colaboração em seu estudo. Isso irá ajudá-las a participar com uma melhor disposição.

Vantagens e desvantagens das pesquisas telefônicas

Qualquer empresa que esteja considerando realizar uma pesquisa de mercado por telefone deve levar em consideração as seguintes vantagens e desvantagens desse método.

Vantagens

  • É um dos métodos mais rápidos e fáceis para o negócio e para o entrevistado.
  • Sua empresa não terá que se preocupar com os custos de transporte para realizar pesquisas em papel ou relacionadas à organização de um focus group.
  • É fácil abordar um setor específico do público. Pesquisadores de mercado podem se beneficiar da realização de uma pesquisa por telefone, devido à grande acessibilidade associada a ele. A maioria da população tem um telefone em casa. As pessoas que não têm acesso à Internet, como as que moram em áreas remotas, podem se tornar entrevistadas por meio de seus telefones.
  • As pesquisas telefônicas são um dos métodos de pesquisa de mercado mais pessoais. Os participantes são mais propensos a responderem positivamente quando conversam com uma pessoa que pode ser consultada sobre qualquer coisa que não tenham certeza.
  • A qualidade das informações coletadas por telefone será boa se o entrevistador for treinado e orientar o respondente por meio da pesquisa.
  • Entrevistas por telefone são registradas, o que significa que o analista tem a oportunidade de observar e analisar o comportamento ou atitude dos entrevistados em relação a questões específicas.
  • A abordagem de pesquisa por telefone talvez forneça o mais alto nível de anonimato para os entrevistados que desejam manter suas opiniões confidenciais. Pesquisas anônimas facilitam a precisão das respostas, especialmente em questões controversas.

Desvantagens

  • Chamadas de pesquisa de mercado são frequentemente confundidas com chamadas de vendas, e o cliente pode ficar chateado e decidir não responder a pesquisa.
  • As perguntas devem ser expressas de maneira breve e simples se forem formuladas por telefone. Caso contrário, os entrevistados podem não entender a pergunta e, como resultado, podem não responder adequadamente.
  • O horário das chamadas é crucial. Se as empresas telefonam em horário inadequado, é mais provável que elas interrompam a rotina do entrevistado, de modo que estará menos disposto a participar da pesquisa.
  • Como as pesquisas telefônicas podem interromper o tempo pessoal dos entrevistados, as pesquisa devem ser conduzidas em no máximo 15 minutos. Isso requer uma única pergunta aberta que precisa de uma resposta longa para apresentar algumas perguntas fechadas.
  • As empresas têm um limite de tempo ao realizar pesquisas telefônicas. Se houver muitas perguntas, o cliente em potencial pode se desesperar e encerrar a conversa. Por outro lado, se você realizar uma pesquisa on-line por e-mail, os usuários poderão responder às perguntas sempre que quiserem.

Como fazer pesquisas telefônicas usando a QuestionPro?

A QuestionPro é um software para pesquisas que permite que os usuários criem pesquisas com apenas alguns cliques. Graças a sua interface intuitiva e às centenas de modelos para pesquisas disponíveis em sua biblioteca é mais de uma plataforma para criar pesquisas. Também é um centro de pesquisas, coleta de dados e gerenciamento que pode ser seu aliado na realização de pesquisas telefônicas.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.