Guia para criar pesquisas telefônicas CATI

O que são pesquisas telefônicas CATI?

As pesquisas telefônicas são um método de coleta de feedback feita através do telefone e assistidas por um computador. Por isso são conhecidas também por pesquisa CATI, Computer Assisted Telephone Interview.

O fato de serem realizadas por telefone beneficia a empresa que a realiza por 3 motivos principais:

  1. Taxa de aceitação: a aceitação do respondente é maior, já que é possível colaborar do conforto de sua casa, ou através da praticidade do celular. Além disso, o anonimato do respondente é respeitado, o que favorece mais ainda a colaboração do entrevistado.
  2. Alcance do público-alvo: ainda existem muitas pessoas que não tem acesso à internet nos dias atuais e não podem participar de pesquisas online. Assim como também existem outras que vivem em regiões de difícil ou restrito acesso para a realização de uma pesquisa tradicional em papel.
  3. Margem de erro reduzida: em pesquisas telefônicas de satisfação pós atendimento, por exemplo, é possível coletar dados mais confiáveis. Isso por a interação ser recente, o que colabora para que o respondente lembre-se de cada detalhe.

 

 

Passo a passo para realizar pesquisas telefônicas

1. Crie

Tenha em mente a intenção da pesquisa, assim você mantém o foco e a torna rápida e objetiva.

Utilize um software especializado para realizar esse processo de maneira prática e segura, encontrando todas as respostas computadorizadas em um relatório online, sem se preocupar em perder dados ou quebrar sigilos.

2. Pergunte

Seja coerente e ético na hora de criar as perguntas e consiga boas respostas que te auxiliarão na tomada de decisões importantes.

Você precisa coletar dados qualitativos, como a opinião de cada respondente a respeito do seu atendimento? Faça perguntas abertas, pergunte porquê e deixe os entrevistados expressarem-se.

Talvez você busque calcular o índice CSAT e descobrir a taxa de satisfação dos clientes, então peça aos respondentes avaliarem em uma escala de “muito insatisfeito”até “muito satisfeito”.

3. Obtenha respostas

Finalmente, você deve esvaziar todas as informações em um centro de controle ou ferramenta que permita uma análise correta de todas as informações coletadas, pode ser uma plataforma especializada em planilhas, como a QuestionPro.

 

 

Dicas para realizar pesquisas telefônicas

  • Explique aos respondentes o motivo da pesquisa telefônica, para que não se confundam com chamadas de vendas e desliguem o telefone. É importante que compreendam o objetivo de cada uma das perguntas para quererem colaborar.

  • As perguntas devem ser expressas de maneira breve e clara para que o entrevistado compreenda rapidamente e responda com disposição. Assim é possível que a pesquisa completa dure o tempo recomendável de no máximo 15 minutos.

  • O horário das chamadas é crucial. Se as empresas telefonam em horário inadequado, é provável que elas interrompam a rotina do entrevistado, de modo que estará menos disposto a participar da pesquisa.

  • Se houver muitas perguntas, o cliente em potencial pode se desesperar e encerrar a conversa. Para isso, opte por pesquisas online.

 

 

Vantagens das pesquisas telefônicas

  • É um dos métodos mais rápidos e fáceis para o entrevistador e para o entrevistado.

  • Sua empresa não terá que se preocupar com os custos de transporte para realizar pesquisas em papel ou um focus group.

  • É fácil abordar um setor específico do público. A maioria da população tem um telefone em casa. Tanto as pessoas que não têm acesso à internet, como as que moram em áreas remotas, podem ser entrevistadas através de seus telefones.

  • As pesquisas telefônicas são um dos métodos de pesquisa de mercado de carácter pessoal. Os participantes são mais propensos a responder positivamente quando conversam com uma pessoa que pode ser consultada no surgimento de qualquer dúvida.

  • Entrevistas por telefone são registradas, o que significa que o analista tem a oportunidade de observar e analisar o comportamento ou atitude dos entrevistados em relação a questões específicas.

  • A abordagem de pesquisa por telefone talvez forneça o mais alto nível de anonimato para os entrevistados que desejam manter suas opiniões confidenciais. Pesquisas anônimas facilitam a precisão das respostas, especialmente em questões controversas.

 

 

Como fazer pesquisas telefônicas usando a QuestionPro?

A QuestionPro é um software para pesquisas que permite que os usuários criem pesquisas com apenas alguns cliques.

É um centro de pesquisas, coleta de dados e gerenciamento de relatórios, considerado seu aliado na realização de pesquisas telefônicas.

 


Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

Agendar demonstração grátis