5 maneiras de fazer pesquisa de mercado através de dispositivos móveis

5 maneiras de usar a pesquisa de mercado através de dispositivos móveis

Você tem uma ideia de quantos consumidores possuem um dispositivo móvel? Se espera que até 2020 70% do mundo tenha um dispositivo móvel. Por isso,  a pesquisa de mercado através de dispositivos móveis atualmente é mais importante que nunca.

Esse tipo de pesquisa nos oferece a oportunidade de investigar as experiências dos clientes com mais facilidade e rapidez, além de nos ajudar a focar em um público ou população específica.

Através da pesquisa móvel, os pesquisadores têm a oportunidade de pensar além do quantitativo e do qualitativo, pois permite explorar formas mais criativas de obter informações.

Por que fazer pesquisa de mercado através de dispositivos móveis?

Sem dúvida, há uma ótima lista de respostas para essa pergunta, mas, por enquanto, daremos apenas cinco razões que serão de grande ajuda.

1.   Capture as respostas instantaneamente

Como os telefones celulares estão quase sempre disponíveis, a pesquisa por meio desses dispositivos ajuda os pesquisadores a se conectarem mais facilmente com seus clientes. Por exemplo, no momento da tomada de decisões.

Ofereça aos seus clientes uma pesquisa sobre dispositivos móveis quando eles interagirem com sua marca, produto ou serviço. Incluir algumas perguntas pode fazer com que os clientes respondam facilmente a sua pesquisa. Gerenciar uma pesquisa por meio de um dispositivo móvel significa que seus clientes podem deixar qualquer tipo de feedback sobre seus sentimentos, atitudes, ações, etc. Exatamente no momento em que sua experiência com a marca acontece. Veja também: Aplicações Móveis Para Empresas. Saiba Como Ajudam a Seu Negócio.

2.   Sistemas de localização através de dispositivos móveis

O GPS dos telefones é ideal para se concentrar em um local específico. Algumas pessoas usam seus dispositivos móveis com o recurso de localização ativado. Deste modo, a tecnologia dos sistemas de localização reconhece quando essas pessoas entram ou saem de um local específico.

Alguns aplicativos aproveitam o recurso GPS para monitorar passivamente o comportamento de seus clientes, monitorar as visitas à loja, suas pesquisas on-line, seus hábitos de compras on-line, etc. Esses dados são inestimáveis ​​e são uma fonte necessária para obter evidências objetivas. Uma vez que as respostas dos participantes podem ser ocasionalmente propensas a riscos.

A coleta de dados passivos nos ajuda a entender o que as pessoas fazem, com quem fazem e por quanto tempo fazem isso. Mas, é claro, obter informações dessa maneira tem a privacidade como um problema e, para aplicá-las, o consumidor deve ser informado e seu consentimento deve ser obtido com antecedência. Leia também: Três chaves para alcançar pesquisas móveis eficazes

3.   Incorpore recursos multimídia

Pesquisas de mercado através de dispositivos móveis não devem ter apenas respostas escritas. Pedir aos entrevistados para fazer upload de fotos ou vídeos sobre o que eles veem / vivem com seu produto ou serviço pode lhe oferecer melhores informações. Esse tipo de informação multimídia pode oferecer coisas que as palavras não podem. Dar aos entrevistados um papel ativo no processo também torna a pesquisa dinâmica e interessante, o que estimula sua participação. Da mesma forma, perguntar e obter esse tipo de material pode promover o vínculo de confiança que existe entre os clientes e você. Tornando, assim, as experiências mais pessoais.

4.   Uso de aplicações

Os participantes também podem se envolver com empresas por meio de aplicativos. Independentemente de qual empresa é o aplicativo e o serviço oferecido, uma pesquisa pode ser facilmente incorporada ao app. Faça uma série de perguntas para as pessoas que usam sua ferramenta. Pergunte-lhes sobre sua experiência com seus produtos ou serviços.

Não esqueça de incentivar os clientes a avaliar sua empresa ou seu aplicativo. Lembre-se de que, embora haja uma probabilidade de que as pessoas omitam as perguntas, você terá mais oportunidades se elas forem poucas, curtas e diretas. Veja também: Vantagens da pesquisa de dados móveis

5.   A etnografia móvel

Obter insights também pode acontecer por meio de métodos etnográficos. Peça aos participantes que escrevam no seu blog ou façam upload de fotos para relatar seus sentimentos e experiências quando seja apropriado. Manter o controle de seus clientes diariamente ajudará você a saber mais sobre seus hábitos e comportamento geral. Os entrevistados que se sentem relaxados quando respondem, geralmente, oferecem respostas autênticas que podem oferecer muitos insights.

Estas são apenas algumas maneiras pelas quais esse tipo de pesquisa de mercado pode ser utilizado. Vale a pena mencionar que as mudanças são esperadas à medida que a tecnologia se desenvolve.

Quais os benefícios que você encontrou com esse tipo de pesquisa de mercado através de dispositivos móveis?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Cinco ferramentas móveis para uma pesquisa de mercado

Conheça os de formulários on-line que você pode criar

Teste de sono, que perguntas fazer?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.