Três chaves para alcançar pesquisas móveis eficazes

A tendência é clara: cada vez mais pesquisas móveis são realizadas através de dispositivos como telefones celulares e tablets. Research Rockstar, empresa que oferece serviços para os profissionais da pesquisa de mercados, realizou um curso sobre o design de pesquisas em dispositivos móveis, onde várias questões foram abordadas.

Os computadores de escritórios seguem sendo  o meio pelo qual a maioria responde a uma pesquisa on-line, mas em qualquer projeto de pesquisa de mercado pode-se esperar até 40% de respostas procedentes de entrevistados móveis. É provável que esta porcentagem  continue  aumentando nos próximos anos, é por isso que nós convidamos você a seguir estes conselhos sobre como conseguir pesquisas móveis eficazes.

Por que devemos considerar o designer para dispositivos móveis?

É simples, pesquisas com limitações no designer para telas de dispositivos móveis podem conduzir a taxas mais elevadas de inquéritos abandonados. Pesquisas indicam que até 30% dos entrevistados não concluem uma pesquisa por esta causa.

Isto é crítico devido  a que os entrevistados móveis são significativamente menos propensos a completar uma pesquisa que as pessoas que respondem através de um computador desktop. Outros autores também tem indicado que a otimização móvel fazem que as pesquisas mais longas (como aquelas que podem levar 15 minutos de duração) tenham como melhor alternativa o uso dos smartphones sobre um computador de escritório. 

Princípios para conseguir pesquisas móveis eficazes

Fala-se de três princípios para o projeto  de pesquisas para dispositivos móveis. Eles são a legibilidade, a facilidade que se tem de clicar e a capacidade de carga. Com incorporação destes três fatores é conseguida uma maior resposta nas pesquisas e dados mais fiáveis por parte dos entrevistados móveis.

Legibilidade

A Legibilidade incorpora tudo relacionado à forma como se ve o texto na tela. Em primeiro lugar, ter em conta o tipo de letra utilizada. Com as fontes Serif  temos uma experiência de leitura mais agradável, por exemplo, se temos um livro na mão, mas podem ser tipografias difíceis de ler em telas pequenas. Optar por um tipo de letra Sans-serif, como a Arial ou Verdana. Em segundo lugar, evite designers que necessitem uma ampliação. Isto aumenta o tempo e pode causar frustração durante o processo de resposta. Por último, evite  o máximo possível, as escalas mais longas. Cinco ou sete pontos são mais fáceis de digerir em telas menores. Uma exceção seria  Net Promoter Score que requer mais pontos. Sempre que seja possível, utilize o menor número de pontos.

Dê clique!

O uso dos  botões e seu impacto sobre a resposta é importante. Para muitos um bom design móvel inclui botões maiores e mais fácil de selecionar com algum dedo da mão. Outra sugestão é consultar com desenvolvedores de aplicativos móveis para ter uma experiência mais produtiva no design para telas pequenas.

Capacidade de carga

A capacidade de carga refere-se à quantidade de tempo necessário para baixar a página da pesquisa. Isto pode ser minimizado mediante o uso de um menor número de imagens e  cuidado com seu tamanho . Não se esqueça de uma só pergunta por página , as páginas com múltiplas perguntas  funcionam bem no mundo móvel. Além disso, nos acostumamos ao modo para rolar em nossas telas enquanto lemos artigos em nossos telefones. Este hábito pode ser utilizado para o nosso benefício. As tendências no mercado electrônico e móvel estão em ascensão, por isso devemos  aproveitar as oportunidades que são oferecidas.

Finalmente, devemos  pensar em combinações de cores e o uso de imagens, como logotipos. As pesquisas móveis são mais fáceis de ler quando  têm tons básicos de cinza no fundo, acentuando com cores mais escuras os textos e botões (pense em  azul escuro, bordeaux ou preto). É comum  incluir logotipos nas pesquisas de marca. Esta não é uma preocupação nas pesquisas de escritório, mas ocupam um espaço precioso nas pesquisas móveis. Considera  a possibilidade de limitar o uso de logotipos a uma só vez.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.