Enquete semanal vs pesquisas de satisfação

Enquete semanal é um processo estabelecido pelas companhias, no intuíto de captar dados recentes dos seus clientes. Esse modelo de pesquisa tem crescido ultimamente por conta das opções das ferramentas on-line. Que estão disponíveis e sã0 faceis de serem implementadas. E não requer a utilização de muitos recursos e tem baixo investimento.

A nova tendência das enquetes no ambiente de trabalho

A nova tendência é coletar informações por meio de enquetes. Ou seja, uma pesquisa de uma pergunta para avaliar a satisfação do público alvo. Essa enquete pode ser semanal, e deve ser curta e tem como objetivo capturar os sentimentos e percepções do entrevistado.

Por certo, já é hora de acabar com as pesquisas para funcionários”, dizem os defensores dessas enquetes. “Elas não funcionam mais com tanta eficiência.”

Além disso, os funcionários estão sofrendo de certa fadiga de pesquisas de satisfação no trabalho.

Mas, enquanto o tamanho da pesquisa pode ser um dos culpados, a maioria da fadiga vem da desilusão. Quantos de nós já perdemos o nosso precioso tempo preenchendo as pesquisas, e respondendo as longas perguntas dos questionários de satisfação, só para ver os dados de alguma forma desaparecer no espaço?

Enquete semanal para gerenciamento de problemas

O gerenciamento de problemas pode ser um pouco conturbado, ainda mais quando as coisas parecem não mudarem e permanecem sempre as mesmas coisas. É bem possível que o público final não leve essas pesquisas tão a sério.

E é isso que faz da enquete semanal algo tão atraente. Para as empresas que sofrem da fadiga de pesquisa, esta é uma ótima maneira de construir facilmente e sistematicamente a confiança novamente.

O público vai se sentir como eles estivessem recebendo feedbacks reais através dos relatórios semanais.

Enquete semanal em aplicativo

E não só isso. As novas ferramentas de enquetes semanais tendem a serem mobile friendly, ou seja, o programa pode ser executado através dos celulares e smartphones. E isso refelte em menor barreira à inércia = mais resultados.

Mas essa pesquisa só poder ir até uma certo ponto. Se você quiser dados mais profundos e melhores insights como análises com direcionamentos chave, então nesse caso será preciso aplicar uma pesquisas com o objetivo de ter informações mais abrangentes.

Há ainda casos convincentes para o uso da pesquisa anual, como as de desenhar o perfil  do seu público e entender todas as suas percepções com relação a sua marca. E ainda obter uma opinião de referência inicial sobre áreas fundamentais como atendimento, estrutura e recursos.

E para o publico interno da empreas pode-se ter a percepções dos colaboradores com relação a liderança e visão de empresa. 

Esse texto também pode te interessar:

Enquete ou Pesquisa? Quais as diferenças?

Pesquisa quantitativa e suas análises na prática

O tamanho da amostra da pesquisa online: Quantos entrevistados realmente precisa?

Análise e interpretação dos resultados de pesquisa: como fazer?

Enquete ou Pesquisa? Quais as diferenças?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.