Inbound Marketing: a revolução do marketing digital.

Você já ouviu falar do marketing de atração, onde o público faz uma conexão com a marca e se mantém encantado, geralmente se identificando com o posicionamento inovador da empresa? Bom, este tipo de marketing é chamado de inbound marketing.

O inbound marketing é realizado através de estratégias como marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais.

É preciso conhecer seu público e seu produto.

Para ter sucesso através do inbound marketing é preciso antes de mais nada conhecer seu público e conhecer bem estratégias de marketing, assim saberá que tipo de conteúdo criar para atrair e manter seu público interessado.

No inbound marketing também é fundamental conhecer bem seu produto. Além de criar conteúdo relevante e atrativo, é importantíssimo estar sempre focado no produto, de nada adianta o público conhecer sua marca e não conhecer e valorizar seu produto.

Estratégias do inbound marketing

Marketing de conteúdo – Com clientes cada vez mais informados e conscientes é preciso para de falar apenas do produto e voltar atenção para seu público também. 

O marketing de conteúdo tem como prioridade atender os desejos ou resolver a necessidade do cliente, a venda será consequência. Se trata de dar ao cliente exatamente o que ele deseja, no momento que ele quer. Através do marketing de conteúdo você atrai o cliente.

Os principais benefícios do marketing de conteúdo é dar visibilidade e credibilidade à sua marca, gerar interesse por seu conteúdo, reduzir o custo com comunicação paga, gerar leads, levar conteúdo ao público e criar lembrança de marca.

SEO – São otimizações e conteúdos criados com o intuito de posicionar sua marca na 1º posição da busca orgânica (não paga) do Google. Através do SEO você faz com que o público saiba de seu produto/marca e dá credibilidade aos mesmos.

seo

Benefícios do SEO: Aumenta o tráfego do seu site, melhora o posicionamento da sua marca, reduz consideravelmente gastos com canais pagos, capta leads e direciona o público ao seu site, blog e etc.

Redes sociais – Ter sua marca nas redes sociais, deixou de ser um capricho para ser uma ferramenta poderosíssima no posicionamento de marca e na captação de leads. Através das redes sociais você encanta e fideliza o cliente, não somente vende seu produto. 

Marketing em redes sociais é uma das mais recentes estratégias do inbound marketing. Se uma empresa é boa o suficiente para vender sua marca nas redes sociais, vender seu produto ou serviço será muito mais fácil, além de que, se um cliente segue sua marca nas redes sociais, já é potencialmente um cliente fidelizado.

O maior benefício do marketing nas redes sociais é o branding, ou seja, tornar sua marca conhecida e querida pelo público. Através do branding você pode posicionar sua marca e atrair clientes potenciais, além do que, você capta em sua maioria, apenas seu público alvo de interesse. 

Empresas que utilizam o inbound marketing com sucesso

Uma das empresas de maior êxito no inbound marketing no Brasil é nossa cliente Nubank. Com apenas 7 anos e mais de 20 milhões de clientes a Nubank trata de manter todos satisfeitos e super interessados no produto e é um sucesso nas redes sociais.

Tanto que grande parte do crescimento da Nubank é devido ao marketing boca a boca, já que para ter um cartão da Nubank de forma mais fácil, você precisa ser indicado por alguém que já é cliente, o que gera ainda mais credibilidade, confiança e interesse no produto.

Estratégias como essas fez com que Nubank, mesmo sendo tão jovem tenha mais de 36 milhões de solicitações de cartão de crédito e mais de 5 milhões de seguidores ativos entre facebook, instagram e linkedin.

A Nubank também possui um posicionamento sólido, o que faz com que seu público vista a camisa e se identifiquem fortemente com a marca. 

O que o inbound marketing pode definitivamente fazer em minha empresa?

Como já vimos neste artigo, o inbound marketing não vai atrás do cliente, ele atrai o cliente até sua empresa com o propósito de mostrar seu produto/serviço e fidelizá-los.

Um inbound marketing de conteúdo, educa o público para se adaptarem ao posicionamento que sua marca impõe e influencia diretamente a decisão de compra do seu público, tornando-se referência sobre determinado assunto.

Através do inbound marketing você transforma o marketing digital da sua empresa em um meio de investimento à longo prazo, não uma fonte de gastos a curto.

Leia mais artigos sobre marketing digital, modelos de pesquisas, tecnologia, empreendedorismo e muito mais no blog QuestionPro Brasil

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.