Marketing Social: A importância das Redes Sociais pro seu negócio.

Redes sociais corporativas é de vital importância pra qualquer estratégia de marketing nos dias de hoje. Com ele acelere o seu negócio online e faça sua marca ser conhecida por um maior número de pessoas. E alcance melhores seus resultados!

E não é só estar presente, é preciso manter o ritmo. As redes sociais corporativas ativas são fundamentais, principalmente quando falamos de presença digital. E estar no mundo dos negócios implica necessariamente considerar a internet como um espaço chave para as vendas.

As redes sociais corporativas se converteram em uma grande ferramenta para criar mais interações com os seus clientes ou usuários. E também para trazer mais proximidade, extreitar relaçoes e alcançar maior qualidade no atendimento ao cliente.

Com as redes sociais corporativas, você pode oferecer o seu produto e estimular o seu negócio através da internet. E ampliar as suas possibilidades de conversões.

E não é à toa que as redes sociais corporativas têm esse nome. É um espaço que surge para criar um ambiente de sociabilidade entre as pessoas e empresas. Para fazer novos contatos  e, naturalmente: oferecer produtos ou serviços aos usuários. Agora, chegamos aos clientes através de um meio moderno e com possibilidades diferentes das dos métodos tradicionais. 

Mas não é pra enxergar somente as vendas e a visão de negócio nas redes sociais corporativas, elas são muito mais do que isso. Para ofercer algo com crediblidade é preciso estar presente, fazer parte da vida dos seus contatos, agregar valor para eles. E como se faz isso? Através do conteúdo.

O conteúdo nas redes sociais corporativas

O conteúdo é a alma do marketing digital, e é através dele que se chega até o cliente final. Mas importante o seu conteúdo deve ser de qualidade e aderente ao seu negócio e ao seu público alvo. Para que assim ele esteja alinhado com às estratégias macro da companhia.

A internet é um espaço ideal para difundir ideias, é um canal direto com as pessoas e as redes sociais ajudam a ganhar a confiança dos usuários e seguidores e consequentemente criar mais tráfego e visitas para o seu site, página e blog.

O que meu negócio ganha com as redes sociais?

A internet é um mundo de oportunidades e a integração através dos meios sociais são as suas múltiplas faces na internet. A integração na internet com a tecnologia móvel , smartphones, tablets e outros dispositivos só faz aumentar seu poder de alcance e agilidade nos contatos.

participação e interação dos usuários são crescentes e a confiança nas compras online pela internet também.

A interação com campanhas de marketing virais, são fatos e termos já bastante comuns.  Se aprofundarmos um pouco mais, será possível falar de promover publicações no Facebook e dar mais visibilidade à nossas páginas pelo serviço Google Ads.

Todos os anos, as plataformas sociais criam novas oportunidades e permitem que uma empresa atinja resultados. Qualquer negócio ou empreendimento que queira atingir novos objetivos tem que levar a presença web muito a sério.

Exatamente por isso, gostaria de deixar uma série de recomendações que podem ser úteis e podem ajudar a entender todas as vantagens de estar nas redes sociais.

Blog: (  ) tenho, (  ) não tenho.

Marcou qual? Se marcou a segunda, saiba que este é um meio fundamental pra quem está pensando em presença web. Um blog é como um centro de operações, é onde publicam-se vários dos conteúdos que as  suas contas sociais irão compartilhar.

Em um blog você vai desenvolver a sua imagem web,  dar visibilidade à sua marca, criar e publicar artigos relacionados ao seu ramo de atuação ou eventos e afins. Um blog é importante para o ranking nos buscadores, ajuda aos motores de busca a entender que você é uma marca séria e que merece ser exibida como referência para alguma pesquisa na internet.

Perfil/Página no Facebook

O perfil no Facebook é a sua carta de apresentação pra quem participa desta rede. Sendo assim, você tem que criar a melhor imagem de si. Mesmo que seja para chamar a atenção dos usuários que entram pra lhe conhecer. É a hora de criar um espaço com aspecto realmente profissional.

Se você for um autonomo ou free-lance, o seu perfil profissional deve ser pensado para difundir os seus serviços e produtos.

Você também pode criar uma página no Facebook como profissional autônomo. Ou seja, o mesmo recurso utilizado por grandes indústrias e instituições. Uma página permite todo um mundo de possibilidades em relação aos anúncios e publicidade nessa rede. Com campanhas bem segmentadas, você pode interagir com mais facilidade com o seu público alvo.

É importante não confundir com o seu perfil pessoal com o seu profissional. Eles são elementos distintos e devem ser utilizados da mesma forma.

O Facebook é ideal para criar momentos apresentações de produtos, inauguração de espaços ou comemorações.

Você sabe programar um evento no Facebook?

Os eventos permitem difundir conteúdos enquanto o mesmo está acontecendo. Para isso conhecer de antemão o interesse do público é importante, para ampliar  ser mais assertivo na sua base de contatos.

Você no Twitter

A mesma coisa vale para o Twitter, é importante estar presente nessa rede, ser ativo e interagir com os seguidores. O Twitter é uma rede que costuma difundir as últimas notícias, antenadíssima.

Ideal para compartilhar notícias e conteúdos, além de publicar material original. Ah, o Twitter é imprescindível para qualquer serviço eficiente de atendimento ao cliente. Usado de forma correta, pode melhorar a sua imagem na internet rapidamente.

Twitter é uma poderosa ferramenta para os negócios e cresce ano após ano. Já sobre a frequência de publicação, quem tem community managers na empresa sabe o quão importante é contar com uma eficiente ferramenta para agendar postagens. 

Com um pouco de planejamento em relação ao que você vai publicar, dá pra fazer tudo em um dia e quando quiser programar postagens.

Youtube 

Essa é outra das plataformas líderes para contribuir para o marketing social nas redes sociais. Gratuito, possui o grande potencial de ampliar os seus tipos de conteúdos web e difundir tutoriais, vídeos promocionais e curar conteúdos de terceiros. A interação com as demais plataformas sociais existentes é fluída e os vídeos têm muito mais possibilidades de serem compartilhados do que publicações somente com texto.

Contar com o seu próprio canal do Youtube lhe permite fornecer mais informações sobre as suas propostas. Quantos vídeos você já tem publicados? Se são poucos, saiba que as vantagens de contar com o seu  canal informativo são inúmeras. O youtube é a nova televisão, terreno mor da publicidade tradicional, então, é bom considerá-lo como uma excelente ferramenta.

Fechando a conta

As redes sociais são excelentes para lançar uma campanha publicitária ou chegar com mais facilidade ao cliente. Você, que com certeza é usuário das redes sociais, já deve ter percebido a quantidade de propagandas de produtos e serviços que “surgem” nos banners, timelines e pop-ups.

Todo mundo está na internet! Uma exposição corretamente planejada e executada amplia a sua visibilidade. Com a presença nas redes sociais também fica mais fácil ter feedbacks rápidos e inclusive corrigir erros. As redes sociais e os Blogs são a sua cara na web, aproveite estes canais e oportunidades para fazer o seu negócio crescer!

———————————————————————————————————————————————

Nome: Julio Paiva

Experiência Laboral: Gestor de conteúdo e Redator há mais de 7 anos, com marcada experiência em Marketing Online e Otimização de Processos. Formado em duas faculdades, finalizou recentemente uma pós graduação em Gestão de Empreendimentos Criativos em Córdoba, na Argentina.

 

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.