Como aumentar a eficácia da estratégia de Marketing Digital?

Aumentar a eficácia da estratégia de Marketing Digital é o sonho de qualquer profissional da área, isso porque eficácia é sinônimo de metas batidas, equipes satisfeitas e um negócio de sucesso.

Apesar desse cenário ideal, segundo uma pesquisa realizada pela SEMrush, apenas 9% das empresas que têm uma estratégia de Marketing de Conteúdo classificam como excelente a abordagem empregada.

Por que esse índice é tão baixo quando a estratégia se mostra tão eficaz para algumas empresas? 

A grande realidade é que a efetividade das estratégias de marketing está intimamente ligada ao conhecimento de boas práticas, à aplicação de análises e workflows e à qualidade do planejamento.

Neste artigo, falaremos sobre a importância de aumentar a eficácia do marketing e daremos algumas dicas para que esses resultados sejam contemplados. Veja a seguir:

  • Qual a importância de aumentar a eficácia do Marketing Digital?
  • Quais as boas práticas usadas para garantir melhores resultados no marketing?
  • Como mensurar os resultados das estratégias de Marketing Digital?

Qual a importância de aumentar a eficácia da estratégia de Marketing Digital?

O marketing é, de longe, um dos campos de conhecimento mais importantes para o mundo corporativo. Com as estratégias certas, é possível obter excelentes resultados de venda, redução de custos, aumento de visibilidade, da autoridade e brand awareness. Veja os motivos, a seguir.

 

Melhores resultados de venda

O setor de vendas e o de marketing andam juntos — um depende do outro para garantir eficiência no negócio. Os resultados de venda são contemplados pelas ações de marketing porque as abordagens atualizadas de Marketing Digital garantem relevância em motores de pesquisa.

A partir da aplicação de boas práticas de SEO (Search Engine Optimization), a visibilidade da marca na Internet é potencializada. Além disso, o conceito de Marketing Digital é cada vez mais disseminado no mundo corporativo e as empresas que se antecipam, conquistam um diferencial competitivo e ainda lideram pelo pioneirismo.

Mas os resultados são evidenciados, mesmo, quando a empresa passa a aplicar estratégias de CRO (Conversion Rate Optimization). Elas auxiliam na conversão do público que chega até o site ou blog e tem suas principais dúvidas e anseios respondidos prontamente.

Ao obter dados de leads organicamente, é possível estreitar o relacionamento com os potenciais clientes, até que eles se sintam preparados para efetivar uma compra. Um cliente obtido a partir desse processo, que obedece a todas as fases da jornada do consumidor, tem mais propensão de ser fidelizado em longo prazo.

 

Reduzir custos

A redução de custos acontece, principalmente, a partir do processo anterior: ao fidelizar um cliente, a empresa investe menos do que gastaria para conquistar consumidores novos. Ainda, pode promover estratégias para que as compras recorrentes otimizem ainda mais os resultados do negócio.

 

Ganho de autoridade

O objetivo da grande maioria de estratégias de marketing é ganhar autoridade para se tornar referência em seu segmento de atuação. Essa é uma boa metodologia para que uma empresa seja considerada líder no setor, pois o público tende a lembrar da marca quando tem um problema ou um anseio de consumo a ser resolvido.

Quando a empresa consegue aumentar a eficácia do Marketing Digital, é referenciada por outros players, especialmente, em estratégias de Marketing de Conteúdo, por meio de backlinks.

O processo de link earning adiciona essa autoridade e ainda ajuda a rankear as peças de marketing criadas pela empresa em motores de pesquisa. Isso porque os algoritmos reconhecem a credibilidade das informações compartilhadas quando outros sites atestam essa característica a partir da linkagem de conteúdo.

 

Brand awareness

aumentar a eficácia da estratégia de Marketing DigitalA consciência da marca, ou brand awareness, é outro objetivo para aplicação de ações bem-sucedidas de marketing digital. O valor adicionado pelas estratégias de branding aumenta a percepção positiva dos clientes e a sensação de pertencimento quando são adquiridos produtos ou serviços da marca.

A percepção dos clientes é um processo valoroso, que permite o aumento das vendas e a fidelização. Entretanto, além da aplicação de táticas de marketing, a empresa precisa manter essa consciência, por meio da promoção de experiências de consumo qualificadas e personalizadas.

 

Quais as boas práticas usadas para garantir melhores resultados no marketing?

Veja abaixo, algumas dicas que podem aumentar a eficácia do marketing da sua empresa.

 

Tenha um plano

Todas as ações de uma estratégia de Marketing Digital devem ser bem planejadas, principalmente, no que diz respeito ao estabelecimento de objetivos e workflows. Eleja as prioridades antes de definir os objetivos:

  • vender mais?
  • Garantir visibilidade?
  • Ganhar autoridade?

aumentar a eficácia da estratégia de Marketing DigitalDepois, determine ações que ajudarão a alcançá-los, por exemplo, montar uma equipe de marketing interna ou terceirizar os processos?

Um elemento-chave do planejamento é decidir como os resultados serão mensurados. Certifique-se de que todos os objetivos definidos estejam dentro do controle e da capacidade de trabalho da equipe e das ferramentas que serão usadas.

Saiba que as prioridades do negócio mudarão e novas atividades serão adicionadas ao projeto. Entretanto, com uma estratégia clara e objetivos bem documentados, é possível evitar o desperdício de tempo e de recursos.

 

Crie metas

aumentar a eficácia da estratégia de Marketing Digital - rc 3

É muito fácil definir metas que são inatingíveis ou que não podem ser facilmente mensuradas. Por isso, o ideal é, depois de estabelecer os objetivos para a aplicação da estratégia de marketing, determinar as metas que deverão ser incorporadas na rotina da equipe.

Para isso, use a metodologia SMART, que orienta a criação dessas metas a partir de algumas características imprescindíveis. Elas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizáveis.

 

Promova a gestão do tempo

Incentive os membros da equipe a ser proativos no gerenciamento do tempo de trabalho, para que eles possam alcançar com mais facilidade as metas objetivadas. Limite a alta exposição em processos que desviam a atenção dos profissionais e não agregam valor às atividades, principalmente, se a função está relacionada a processos criativos.

A Técnica Pomodoro ajuda a bloquear distrações e aumentar a produtividade. Permita que os profissionais façam pequenas pausas durante o dia e recompense-os sempre que os ganhos forem contemplados.

 

Construa uma cultura colaborativa

A cultura de inovação passa, inevitavelmente, pela colaboração. As pessoas que integram uma equipe precisam gostar de trabalhar de forma colaborativa. Isso contribui para o brainstorming, que gera insights para a eficiência das atividades.

Essa necessidade de colaboração, muitas vezes, atinge seu auge na aprovação final das peças. Mas o ideal é que aconteça em todos os processos para inibir ineficiências e atrasos.

Implemente ferramentas de colaboração para auxiliar no compartilhamento de ideias, facilitar e edição de documentos, agilizar revisões e aprovações. Essas soluções automatizadas melhoram a cooperação por meio de fluxos de trabalho bem definidos, com ações e responsabilidades bem delimitadas.

 

Mantenha as estratégias de vendas e marketing juntas

aumentar a eficácia da estratégia de Marketing DigitalUm problema comum em estratégias do marketing é a falta de integração com os processos de vendas. Conforme falamos anteriormente, eles andam juntos e devem funcionar, principalmente, no compartilhamento de dados de contato e leads.

Bons vendedores estão próximos de seus contatos e terão informações estratégias acerca de possíveis mudanças em seus anseios de consumo. Já os dados capturados pelos procedimentos de marketing— landing pages e formulários de inscrição, por exemplo —, são automaticamente disponibilizados para a que equipe de vendas possa estreitar o relacionamento com leads qualificados.

 

Use tecnologia

aumentar a eficácia da estratégia de Marketing Digital - rc 1O uso de tecnologia é imprescindível para a análise de dados coletados sobre os processos, que permitem tomar decisões subsequentes mais acertadas e que aumentam a eficácia do marketing. Além disso, plataformas online e softwares ajudam a organizar e automatizar tarefas repetitivas, que oneram os custos aplicados nas estratégias implementadas.

Considere o uso de ferramentas de analytics, CMSs (Content Management Systems) como o WordPress, soluções de Automação de Marketing, Email Marketing ou para a criação de alertas de comentários e menções em mídias digitais, por exemplo.

 

Implemente as abordagens do Agile Marketing

A metodologia do Agile Marketing consiste na substituição de longos e onerosos projetos de marketing por outros iterativos de curto prazo, focados no cliente e na melhoria da relevância e capacidade de resposta das ações implementadas. Os princípios do Agile incluem:

  • ciclos de planejamento mais curtos;
  • uso de dados para a tomada de decisões;
  • iteratividade e experimentação;
  • clareza e transparência em relação aos objetivos, atividades e conquistas;
  • colaboração;
  • autonomia dos profissionais a partir da devida capacitação da equipe;
  • ações e processos centrados no cliente.

 

Como mensurar os resultados das estratégias de marketing?

O que não pode ser mensurado, não pode ser melhorado. Essa máxima é uma grande verdade no marketing e deve fazer parte da premissa básica da aplicação de estratégias, especialmente no Marketing Digital. Meça tudo o que for possível:

  • tempo de aprovação interna;
  • período de desenvolvimento de uma campanha;
  • envolvimento nas redes sociais;
  • volume de visitantes únicos no site;
  • tempo de permanência dos usuários nas páginas,;
  • impressões de publicidade no Ads;
  • número de inscrições em formulários de contatos;
  • quantidade de leads qualificadas, entre outras métricas.

Desenvolva um plano para avaliar essas métricas de forma recorrente, em períodos predeterminados, para que mudanças também sejam implementadas quanto aos indicadores escolhidos, como no ciclo PDCA — Plan, Do, Check, Act (planeje, faça, avalie, aja).

Melhorar a eficácia do Marketing Digital pode parecer um desafio — e realmente pode ser. Mas existem boas práticas, profissionais qualificados e ferramentas adequadas que ajudam a seguir em frente e conquistar os objetivos rapidamente.

 


 

Autor convidado:

Rockcontent
Empresa de Marketing de conteúdo.

rc logo