Painel de pesquisa online: 5 coisas que você precisa saber

painel de pesquisa onlineUma maneira de impulsionar sua pesquisa é realizar pesquisas on-line e ter seu próprio painel de pesquisa on-line, ou também conhecido como portal de Comunidades Online. Certamente você sabe mais sobre pesquisas on-line como um método de pesquisa de mercado. Por isso, hoje compartilhamos alguns dados que ajudarão você a obter qualidade em sua pesquisa on-line por meio de um painel on-line.

 

O que é um painel online ou comunidade online?

Um painel online/comunidade online é composto por um grupo de pessoas recrutadas por uma empresa ou organização para fornecer sua opinião sobre produtos ou serviços.

Os painéis online são usados para conduzir, por exemplo, pesquisas relacionadas a testes de produtos, feedback de produtos, ideias de melhoria, testes de publicidade ou outras áreas; já os membros do painel são escolhidos para serem representativos da população em geral ou um grupo alvo. 

Recomendações antes de criar um painel de pesquisa online

Aqui estão cinco coisas que você precisa saber sobre os painéis de pesquisa online:

 

1.- Escolha uma plataforma online que atenda às suas necessidades

 

Você não precisa necessariamente contratar uma agência de pesquisa de mercado para fazer isso. Existem muitas plataformas online fáceis de usar, como a  QuestionPro Comunidade.

Existem três tipos de comunidades de pesquisa online:

  •     Comunidades de marca
  •     Temáticas 
  •     Comunidades genéricas

 

A seguir, nos aprofundaremos na descrição de cada um delas:

Comunidades de marca

São comunidades que têm a identidade da marca de uma empresa em particular. Elas se dedicam única e exclusivamente à pesquisa com seus clientes e / ou fãs da marca. Como característica ,possuem uma taxa de fidelidade mais alta, dependendo da marca patrocinada pela comunidade. Além de serem preferidas por empresas com departamentos de marketing ou pesquisa própria; pois, oferecem a possibilidade de realizar estudos mais fundamentados, de acordo com os objetivos específicos da marca ou empresa, sem que este último seja um fator de desvio que afete a pesquisa.

Um exemplo desse tipo de comunidade de marca é gerenciado pela TV Azteca, uma das redes de televisão mais importantes do México e da América Latina, que realiza avaliações sobre o conteúdo de seus canais usando esse tipo de comunidade com um público fanático da marca.

 

Comunidades temáticas 

Esse tipo de comunidade possui a característica de não ter o patrocínio visível de uma marca comercial. Normalmente patrocinado por uma marca criada especificamente para a comunidade, esse tipo de painel concentra-se em alguma questão que atrai um determinado nicho de mercado para participar. Por exemplo, existem comunidades de viajantes, donas de casa, jovens, entre outros. Os principais administradores desse tipo de comunidade são os departamentos de marketing de empresas que buscam gerar pesquisas no mercado em geral; sem uma marca distorcendo a qualidade dos insights obtidos. Assim como também, as agências de pesquisa interessadas em conhecer o comportamento de uma empresa, nicho ou setor; com o objetivo de vender as informações para diferentes empresas de tema semelhante.

Comunidades genéricas

Utilizado quase inteiramente por agências ou casas de pesquisa de mercado, esse tipo de comunidade geralmente possui o maior número de membros do painel com uma infinidade de perfis; tendo como objetivo de realizar estudos de várias áreas, dependendo do perfil dos membros de uma comunidade. .

Uma das características desse tipo de comunidade é a construção de amplos perfis por pessoa. (com informações geográficas, demográficas, psicográficas etc.) que permitem segmentar amostras da comunidade para realizar estudos específicos. Isto é, em uma comunidade genérica, podem ser realizados estudos sobre hábitos de dona de casa e bens de consumo relacionados ao setor automotivo. 

2.- Os provedores 

Os provedores de painel têm processos diferentes quando se trata de validar a autenticidade de seus membros. Se você quiser saber mais sobre amostragem e painéis on-line, convidamos você a clicar em: O que é um painel online e as vantagens de utilizá-lo

3.- Crie políticas de participação para os membros que compõem o painel de acordo com seu projeto de pesquisa

Em alguns painéis, os entrevistados podem fazer até 10 pesquisas em um dia. Em outros, há um número limite por mês, dependendo do projeto.

Todas as pesquisas ou atividades como fóruns, chats online, ideias de grupo, podem ser recompensadas com incentivos, como pontos ou dinheiro, para estimular a participação e engajamento do painel.

4.- Antes de criar uma pesquisa em um painel de pesquisa online, verifique se não é muito longa

Ofereça uma boa experiência aos seus usuários e tenha boas práticas para aumentar a taxa de resposta. Para criar uma boa experiência, é fundamental ter conhecimento em como gerenciar uma comunidade online. Um gerente ou moderador de comunidades/painel, é uma tarefa que exige dedicação e tempo para planejamento e execução do projeto. Uma comunidade online com sucesso exige certas práticas importantes que podem ser aprendidas facilmente apenas estudando sobre o tema e aplicando em seu negócio. 

5.- Se você tem uma população muito específica para pesquisar, um painel de pesquisa online pode ajudá-lo a ter o nicho que você precisa.

Por isso, é importante segmentar de forma correta seu público alvo e escolher quais atividades trabalhar em seu painel. Sempre pensando em responder a pergunta chave:quais respostas espero conseguir para obter insights para o meu negócio?

Consulte nossos consultores on-line sobre nosso produto Audience e a possibilidade de ter a amostra que você realmente precisa para seu projeto de pesquisa.

Saiba mais aqui: Painel Online da QuestionPro

Lembre-se de que a QuestionPro possui diferentes ferramentas que podem facilitar a coleta de informações on-line.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.