Dicas para gerenciar uma comunidade online

Para ter sucesso em qualquer gerência é necessário ter conhecimento em alguns princípios básicos como de liderança, decisões estratégicas e outros temas voltados para gestão de pessoas e para gerenciar uma comunidade online não é diferente. 

Gerenciar uma comunidade online com sucesso também exige certas práticas importantes que podem ser aprendidas facilmente apenas estudando sobre o tema e aplicando em seu negócio. 

Há uma estrutura base em comunidades online de sucesso e neste artigo vamos apresentar 3 dicas para gerenciar uma comunidade online com êxito.

O que é preciso para gerenciar uma comunidade online?

Os melhores gerentes de comunidades online estão sempre dispostos a garantir uma experiência cada vez melhor e mais interessante aos espectadores, seja criando pesquisas e enquetes para envolver seus membros, seja oferecendo recompensas ou conteúdos interativos, etc. 

Outra estratégia comum entre gerentes de comunidades online de grande sucesso é que eles também utilizam uma variedade de outras ferramentas além das pesquisas como fóruns e módulos de discussão, tudo isso com o objetivo de obter e entender as idéias, opiniões orgânicas, experiências e desejos dos participantes. 

Os gerentes da comunidade online também possuem a função de avaliar e remediar quais idéias são mais populares e viáveis, quando todos os outros membros geralmente votam em sua ideia favorita. 

Em resumo, bons gerentes de comunidade online trabalham sempre para incentivar o envolvimento dos participantes e reunir opiniões mais profundas e valiosas do que as pesquisas convencionais fornecem, analisando sempre, os objetivos dos diferentes estudos.

analysis conjoint

Compartilhamos com você algumas dicas sobre como manter os participantes motivados e ativos em uma comunidade online.

Tenha um plano de ataque

Para ter chances de realizar um bom trabalho, os gerentes de comunidades online precisam ter um plano estratégico bem elaborado que pode ser dividido em duas partes:

1) Configuração básica e os fundamentos da comunidade – Garantir que haja membros e segmentos suficientes para alcançar os objetivos do estudo. Para isso você pode criar conteúdos interativos sugeridos pelos próprios participantes.

2) Um plano específico para a comunidade – Isso inclui o número de pesquisas, atividades, pontos, recompensas e outros temas do interesse da comunidade. Para isso você pode ter uma programação que permanece ativa durante todo o ano, mês e até semanalmente, isso ajuda a garantir que a comunidade permaneça ativa e a obter opiniões e dados dos membros, que te ajudará a tomar melhores decisões de negócios.

Convido você a ler: Comunidades online – Crie a sua da maneira correta.

Gere participação constante

Para gerenciar adequadamente uma comunidade online você deve estar constantemente recrutando novos membros. Com o tempo, uma parte da comunidade ficará estagnada e deixará de participar das atividades e você deve elaborar campanhas para reativar esses membros, mesmo que uma parte resista e  já não queira continuar participando. 

Portanto, é melhor estar constantemente recrutando novos membros para substituir aqueles que foram deixados para trás. Novos membros te ajudará a obter novas idéias e diferentes opiniões para a comunidade. 

Gerenciar uma comunidade online pode ser uma tarefa divertida e pode agregar uma experiência e conhecimentos únicos à sua vida. Lembre-se: os participantes são o sucesso de uma comunidade online.

Basta usar essas dicas para aumentar o engajamento, o envolvimento e as idéias de seus participantes obtendo as idéias necessárias para alcançar suas metas.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.