Painéis Online: Tudo o que você precisa saber esta aqui

Painéis Online são normalmente compostos por consumidores que são normalmente pessoas que partilham características semelhantes. Para serem recrutados e convidados a participar em estudos de pesquisa, os indivíduos compartilham uma grande quantidade de dados demográficos e características comportamentais durante a fase de registro. 


O que são Painéis Online?

Painéis online são grupos de pessoas que concordaram em participar de pesquisas de mercado, fóruns de discussão ou entrevistas em profundidade dentro de uma plataforma de pesquisa. Hoje vamos compartilhar com você um guia de painel online para que você possa coletar informações para a sua próxima pesquisa online.

A partilha desta informação facilita a segmentação e o recrutamento para futuros estudos de investigação.


Guia do Painel Online: Passos a seguir

No nosso guia de painéis online pode-se descobrir que tipos de painéis existem, quais são os usos destas plataformas, como gerir um painel online e as vantagens de utilizá-lo para a sua pesquisa. 

Antes de começarmos a investigar, vamos falar consigo sobre o que é um painel de pesquisa online. 

A pesquisa de painéis online é a melhor maneira de obter uma visão geral do que os clientes atuais e potenciais querem. 

Os painéis de pesquisa de mercado estão crescendo em popularidade à medida que mais e mais organizações os utilizam para estudar os consumidores, antes de lançar um produto/serviço, para medir o sucesso ou para entender sua posição na indústria. 

A partir dessas informações coletadas, eles podem ajustar ou melhorar seu produto, de acordo com os comentários recebidos. Os indivíduos que participam em estudos de pesquisa são geralmente recompensados com incentivos ou recompensas em dinheiro.

O custo dos painéis geralmente depende de dois fatores: a duração da pesquisa e o tipo de público. Os painéis especializados geralmente custam mais do que os painéis formados pela população em geral.


Tipos de painéis online

Os painéis online são construídos e mantidos para diferentes fins. Temos para você os tipos de painéis online e as suas utilizações.

  • Painel B2B: Um painel B2B (Business-to-Business) é composto principalmente por decisores empresariais. São perfilados de acordo com o tamanho do empregado, ocupação, indústria, designação e renda da organização. Os pesquisadores que utilizam painéis B2B podem acessar os tomadores de decisão em várias funções, como Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Finanças, etc., incluindo executivos de nível C.
  • Painel B2C: Os painéis B2C (Business para consumidor) são compostos por pessoas ou usuários finais de um produto ou serviço. Pertencem a uma vasta gama de áreas de negócio como viagens e lazer, entretenimento, comida e bebida, etc. As empresas podem entrar em contato diretamente com esses painelistas para conduzir suas pesquisas.
  • Painel populacional geral: Um painel populacional geral compreende um grupo de indivíduos que reflete a composição demográfica real do estado, país ou região em particular. Os indivíduos são então escolhidos deste painel para participar de um estudo, de acordo com os critérios de pesquisa e o objetivo do estudo.
  • Painel de especialistas: Os painéis de especialistas são compostos por indivíduos que realizam um tipo específico de trabalho ou que pertencem a um grupo particular de pessoas especializadas. Exemplos de painéis especializados incluem painéis de videogame, empreiteiros gerais, proprietários de casas, estudantes universitários, veterinários, profissionais de TI, entre outros.

Usos dos painéis online

Você sabe por que fazer pesquisa com um painel online? Diferentes pesquisadores usam painéis online para diferentes propósitos e objetivos. Esses pesquisadores incluem indivíduos, estudantes universitários, organizações que querem lançar um novo produto/serviço ou aqueles que querem reunir feedback sobre produtos existentes, pesquisadores da indústria de viagens e lazer, para citar alguns. 

Vamos dar uma olhada em alguns dos painéis mais usados: 

Organizações baseadas em serviços ou produtos: Essas organizações pesquisam principalmente seu mercado antes de lançar um produto ou serviço no mercado para medir o potencial desse produto. 

Eles também realizam pesquisas de mercado para obter informações sobre produtos e serviços existentes, para que eles entendam o que os clientes querem e possam fazer melhorias em seus produtos.

Estudantes universitários e faculdades: Os alunos utilizam painéis online para as suas teses ou aulas. Os professores também utilizam os painéis para auxiliá-los em suas atividades de pesquisa. As universidades realizam estudos em painéis compostos por estudantes para ajudá-los a compreender seus desejos e interesses e para adaptar ou melhorar seus cursos.

Hospitalidade/viagem/lazer: As pesquisas também são conduzidas por estas indústrias. Porque eles são “centrados no cliente”, é muito essencial para eles compreenderem os seus desejos e tomarem medidas para tornar a sua experiência tão fácil quanto possível.


Como são formados os painéis de pesquisa online?

Este é um dos principais tópicos do nosso guia de painel online, para conhecer o processo de recrutamento e gestão desta plataforma. 

As pessoas são recrutadas para painéis em vários canais. A Internet é a melhor ferramenta para isso. As redes sociais e o e-mail desempenham um papel essencial no recrutamento de painéis online. 

O recrutamento de painéis pode ser difícil, uma vez que é importante encontrar as pessoas certas. Para tal, é necessário implementar medidas de controlo de qualidade e métodos de recrutamento adequados. 

As pessoas podem mostrar interesse e recrutar a si próprias. As organizações também convidam os seus clientes actuais e potenciais a aderir a esta plataforma. 

Qualquer que seja o canal de recrutamento, cada painelista passa por um rigoroso processo de seleção, no qual tem de partilhar os seus dados pessoais, profissionais e demográficos para poder traçar um perfil preciso.

Muitos provedores de painel recompensam seus painelistas dando-lhes cupons de presente ou oferecendo-lhes benefícios monetários para apreciar seu tempo e esforço em responder a pesquisas de pesquisa. 

As pessoas recrutadas para pesquisas especializadas geralmente recebem mais incentivos do que os membros do painel geral.

Painel de Respondentes: saiba como ter entrevistados qualificados.


Vantagens da utilização de painéis online

Há muitas razões para usar painéis de pesquisa para pesquisas. Aqui estão as nossas 5 principais vantagens de utilizar os painéis online.

  • Você recebe respostas rápidas e precisas para o seu estudo: Não importa qual seja a pesquisa, as empresas têm uma base de dados maciça de respondentes altamente motivados e prontos para responder a pesquisas on-line. Ajuda quando se tem em conta um público específico, uma vez que se consegue uma taxa de resposta mais elevada.
  • Acesso a populações muito diferentes: Os membros do painel são pré-selecionados com base em critérios demográficos. Os pesquisadores têm acesso a pessoas específicas e relevantes para estudos de pesquisa.
  • Economia de custos: A coleta de dados com o apoio de um painel é geralmente mais barata do que a utilização de um painel populacional geral. Especialmente se a população de interesse for uma categoria de baixa incidência, a repetição de uma pesquisa para cobrir “dados ruins” é eliminada. Além disso, o dinheiro é economizado em publicidade online, compra de listas de e-mail, etc.
  • Recolha automatizada de dados: A recolha de dados é automatizada com amostras. A gestão de cotas torna-se muito simples se for utilizada uma ferramenta robusta de pesquisa e lhe ajudar na análise de dados final. O que mais? Lembretes automáticos por e-mail podem ser enviados aos membros do painel para completar a pesquisa.
  • Conveniente para os respondentes: A maioria dos painelistas online está pronta para responder rapidamente às pesquisas. Os painelistas sabem como as coisas funcionam. Eles entendem os passos para o login, pesquisas de acesso, recompensas, etc. Isto resulta em uma taxa de resposta mais alta no estudo.

Painel de Pesquisas Online: 5 coisas que você precisa saber


Como reduzir os custos de um painel online?

Nosso guia de painel online também inclui alguns pontos que você deve considerar para manter os custos do seu projeto baixos:

  • Definir um objetivo realizável: Antes de começar a coletar dados você deve ter um objetivo claro em mente e um plano definido. Este objectivo deve ser realista e exequível. Isto evitará trabalho futuro e poupará custos e tempo adicionais.
  • Não deixe que a pesquisa demore muito tempo: Muitos respondentes não apreciam pesquisas longas. Eles perdem o interesse no meio do estudo e podem desistir. Pior ainda, eles podem não responder ao questionário com precisão, levando à limpeza de dados inutilizáveis e redundantes em massa. Mantém a pesquisa curta.
  • Use perguntas mais fechadas: Uma das melhores maneiras de capturar dados precisos é usar perguntas fechadas. Isso economiza muito esforço e tempo na análise de dados, pois os questionados têm questões de múltipla escolha ou caixas de seleção. As perguntas abertas também são muito demoradas para o respondente, e podem sair da pesquisa.
  • Planeje com antecedência o número de respostas necessárias: Certifique-se de ampliar o grupo alvo da população de interesse para obter resultados precisos. A menos que esteja a vigiar uma população pequena. Um tamanho de amostra grande significa resultados mais específicos, mas isso também aumenta os custos da pesquisa.
  • Pré-teste: É uma boa idéia fazer um pré-teste antes de enviar a pesquisa. Isso o ajuda a identificar problemas dentro do estudo e lhe dá uma chance de corrigi-los antes que uma pesquisa completa seja realizada.

Como implementar painéis online

QuestionPro é pioneira no fornecimento de painéis online para pesquisa. Nossa plataforma consiste em mais de 22 milhões de painelistas prontos para participar de pesquisas online, se necessário. 

Estes painelistas são recrutados estrategicamente depois de traçar o perfil em mais de 300 pontos de dados. Nossa equipe entra em contato com respondentes confiáveis que certamente o ajudarão a concluir seu estudo de pesquisa no prazo estipulado por você. 

Além disso, ajudamos você a obter informações completas sobre a amostra, programação da pesquisa, relatórios de painel e guias personalizados. Se você já tem uma base de dados, nós lhe fornecemos a plataforma para colocar o seu painel de clientes em funcionamento.

Os painéis online são uma fonte muito econômica e rápida de dados de pesquisa. Se o nosso guia de painel online o ajudou e você quer começar a construir o seu, contacte-nos! A nossa equipa vai ajudá-lo a começar hoje. 

>>>AGENDAR DEMONSTRAÇÃO ONLINE GRATUITA<<<