Amostra de Insight Community – qual deve ser o tamanho?

A pesquisa de mercado possui metodologias e processos que ajudam a validar o estudo, aumentam a confiança nas informações que estão sendo coletadas nos mercados e reduzem o risco de tirar conclusões errôneas da investigação. Hoje, saberemos mais sobre o tamanho da amostra de Insight Community.

O rigor e a metodologia da pesquisa de mercado não têm nada a invejar os estudos conduzidos por ramos da ciência como sociologia, psicologia, etc.

Considerações para o tamanho da amostra de Insight Community

Se falássemos sobre uma Comunidade Insight: quais variáveis você teria que considerar?

Por exemplo: Uma das variáveis básicas que temos no momento de realizar um estudo de mercado usando pesquisas é o tamanho da amostra que devemos entrevistar para que as informações em nossas pesquisas possam ser consideradas válidas; que determinamos usando algumas variáveis como o tamanho do universo, o nível esperado de confiança, margem de erro aceitável, entre outras coisas.

O que são comunidades virtuais de pesquisa? Conheça agora mesmo!

1.-  Tipo de atividades a serem executadas

A primeira coisa que devemos considerar é que uma Comunidade do Insight é um espaço de pesquisa; no qual reunimos usuários que participarão de atividades quantitativas e qualitativa. Ou seja, que podem participar de pesquisas e outras atividades, como fóruns e bate-papos.

Portanto, a primeira coisa a considerar é: que atividade estaremos realizando principalmente em nossa Comunidade Insight? 

Por exemplo, se eu quisesse criar uma plataforma para realizar uma série de estudos na forma de grupos focais em chats ao vivo com um tamanho de 10 a 15 participantes; seria necessário um tamanho de comunidade significativamente diferente se minha principal ferramenta de investigação foram pesquisas.

Leia também: Dicas para comunidades on-line: as pessoas respondem a incentivos

2.- Diversidade de perfis para a amostra de Insight Community

Outro elemento a considerar para o tamanho da amostra de Insight Community é a diversidade de perfis. Uma das vantagens que uma comunidade de pesquisa nos oferece é que podemos ter vários perfis em um único espaço comum. Uma vez que as ferramentas de pesquisa de comunidades online; geralmente, permitem o uso de variáveis de segmentação baseadas em perfis para realizar estudos micro segmentados.

Portanto, devemos definir de maneira lógica e diferenciada o número de perfis únicos que teremos na comunidade; para determinar tamanhos de amostra aceitáveis e para realizar pesquisas on-line.

3 dicas para o sucesso da comunidade online

3.- Taxa de resposta

Depois de determinar o tipo de estudo que queremos realizar na comunidade, a segunda etapa é considerar a taxa de resposta usual em nossa comunidade.

Como sabemos, na pesquisa tradicional existem segmentos de nível de comunidade mais amplo que outro. Portanto, é normal que algumas comunidades sejam mais ativas do que outras naturalmente,. Assim como também uma taxa de resposta pode ser afetada pelo tipo da comunidade da qual os membros participam.

Em média, 30% dos membros de uma comunidade serão os que concordam em responder completamente a uma pesquisa e podem variar de 10% a 40% da resposta, conforme o caso.

Para participação em atividades como bate-papos on-line ou outros convites semelhantes, os resultados são em média 15% dos participantes dos convidados iniciais.

A taxa de resposta das atividades pode mudar ao longo da vida de uma comunidade. Tendendo a diminuir devido a situações como desinteresse ou convites excessivos para participar. Por isso, também é aconselhável renovar constantemente o banco de dados da comunidade. Com a finalidade de incluir sempre pessoas interessadas em participar e remover aqueles que não são.

Com um tamanho de amostra de uma comunidade correta do Insight e um gerenciamento adequado da comunidade, você pode manter as taxas de resposta estáveis.

Veja: Taxa de resposta – Dicas para melhorá-la em uma pesquisa

4.- Respostas exigidas pelos participantes do painel

Considerando que não queremos encher os participantes com muitos convites para participar das atividades da comunidade, o último fator a considerar é o número de vezes que queremos que uma pessoa interaja em nossas atividades.

Nesse caso, o número médio de convites que devem ser feitos, de maneira saudável, é de cerca  1 a 2 convites a serem recebidos por mês. Fazer mais de 2 convites por mês pode cansar os membros da sua comunidade; o que pode levar a decisão de cancelar a assinatura da comunidade ou denunciar emails como spam. Não esqueça que os participantes são o sucesso de uma comunidade online.

Os participantes: o sucesso de uma comunidade online

Levando essas informações em consideração, podemos fazer o exercício a seguir para conhecer o tamanho da amostra de uma comunidade do Insight.

Exemplo:

Suponha que eu queira construir uma comunidade na qual minha principal atividade seja o envio de pesquisas. Eu sei que meu banco de dados tem apenas 30% da taxa média de resposta em comunidades online. Também sei que preciso de pelo menos 300 respostas das pesquisas. Nesse banco de dados, tenho 2 perfis nos quais estou interessado em realizar pesquisas ao mesmo tempo. Considerando que uma pessoa deve responder no máximo a 1 pesquisa por mês; e desejo enviar duas pesquisas neste mês, portanto:

(Respostas necessárias / Taxa de resposta) * (Número de estudos a serem enviados por mês. / Número de estudos a serem respondidos por painelistas por mês.) * Nº de perfis para aplicar o estudo.

(300/30%) * (2/1) * 2 = 4.000 participantes do painel são necessários para iniciar o estudo.

Sem dúvida, uma comunidade de pesquisa on-line é uma excelente opção para o seu próximo projeto. Se você quiser obter mais informações sobre comunidades ou painéis on-line, estamos aqui para atendê-lo. Pergunte aos nossos consultores on-line e agende uma demonstração.

Leia também: Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.