Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

Criar comunidades e painéis on-line é uma ótima oportunidade para coletar e aproveitar as contribuições de clientes, prospects ou interessados ​​em nossa marca, produto ou serviço. Plataformas on-line como as Comunidades da QuestionPro permitem que você entenda e gerencie os relacionamentos entre sua empresa e os participantes de uma comunidade e painel on-line.

Imagine ter um espaço onde os clientes tenham concordado em receber informações suas? Neste caso, se trata das pesquisas online e outros conteúdos relacionados; participar de fóruns de discussão e fornecer novas ideias para seu produto ou serviço. Isso, em troca de benefícios e incentivos, podemos chamar isso de comunidade de pesquisa online.

As empresas podem ter uma ou várias comunidades ou painéis on-line compostos de participantes específicos e diferentes. No entanto, as comunidades on-line criadas para fins de pesquisa são entidades vivas que precisam de cuidados especiais, a fim de nos fornecer o nível de conhecimento que sabemos ser capaz de alcançar e, portanto, ser bem-sucedido.

Benefícios das comunidades e painéis on-line

  • Capacidade de controlar o processo de validação durante o recrutamento dos participantes e de suas participações posteriores. Isso dá ao pesquisador a paz de espírito de saber que os grupos apropriados de pessoas que ele precisa para sua pesquisa participam da comunidade. Veja também: Painel online ou comunidade – 10 vantagens em ter uma
  • As comunidades e painéis on-line oferecem a opção de criar e executar o estudo em um período de tempo mais curto. Reduzindo, assim, o tempo necessário para obter insights de clientes internos ou externos. Com isso, você pode obter economia nos custos, pois não será necessário ter fornecedores externos para acessar uma amostra. Leia também: Melhore sua amostragem seguindo estas dicas.
  • Você tem a possibilidade de abordar subgrupos específicos com base em dados de perfil e outras variáveis ​​comportamentais. Por exemplo, o uso de pesquisas mais curtas; como os questionários do perfil da comunidade. Isso oferece ao pesquisador a capacidade de evitar fazer perguntas demográficas e de perfil em cada questionário aplicado.

Receba informações valiosas

As comunidades e painéis online reduzem a necessidade de amostragem externa, oferecem acesso a opiniões de mercado, facilitam, por exemplo, o desenvolvimento de campanhas de marketing. No entanto, certos projetos específicos certamente continuarão a exigir respostas ou informações externas à comunidade ou ao painel. Da mesma forma, uma amostra externa pode ser usada para obter mais informações ou para comparar as respostas do painel com as opiniões de um grupo maior. Veja mais aqui: Comunidade de pesquisa online – O que é e como utilizá-la.

Comunidades e painéis on-line precisam de participantes comprometidos. Além disso, as pessoas que o administram devem buscar a participação constante dos membros seja através de diversas atividades que mantenham o interesse de quem está participando. Não é suficiente convidá-los para responder a uma pesquisa ou fazer lembretes, o compromisso vai além. Você deve oferecer conteúdo de qualidade, mostrar aos membros da comunidade que suas contribuições estão impactando positivamente. Os participantes de uma comunidade terão prazer em colaborar e ter suas opinião levadas em consideração.

Não negligencie os membros de sua comunidade ou painel. Lembre-se de que o feedback deve ser de ambos os lados. Embora você esteja economizando muitos recursos quando tiver acesso rápido às opiniões de seus clientes, deve se certificar de pagar sua valiosa contribuição desenvolvendo um plano de incentivo, por exemplo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

https://youtu.be/EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Como podemos criar uma comunidade de pesquisa on-line?

3 dicas para o sucesso da comunidade online

Os Participantes: o sucesso de uma Comunidade on-line

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.