O que são comunidades virtuais (online) de pesquisa?

Você já ouviu termo “comunidade online”? E comunidades virtuais?

Sabe por que as comunidades virtuais são uma excelente opção para fazer pesquisas?

Assim como nossas vidas pessoais, nossas vidas profissionais estão cada vez mais digitais.

Neste sentido, as empresas usam desses meios para interagir com o público alvo e obter mais informações sobre as pessoas que habitualmente consomem os seus produtos.

Para isso, é preciso saber como se adaptar às novas tecnologias de uma forma não invasiva e que permita que seus consumidores ofereçam as informações necessárias.

Com isso, surgem as comunidades virtuais (online) de pesquisa de mercado. 


O que são comunidades virtuais?

Vamos em partes. Definamos o que o dicionário nos menciona em relação a estas palavras separadamente.

Comunidade: “um conjunto ou congregação de pessoas que compartilham características comuns e que vivem juntas sob certas constituições e regras.”

Virtual: “Que tem a virtude de produzir um efeito, embora não o produza do presente, frequentemente em oposição a efetivo ou real.”

Segundo o sociólogo Howard Rheingold,  as comunidades virtuais são: “agregações sociais que emergem da Rede quando um número suficiente de pessoas se envolvem em discussões públicas por um tempo suficientemente longo, com suficiente senso humano para formar redes de relações pessoais no ciberespaço.”

Em um sentido simples. Uma Comunidade Virtual é um grupo de pessoas com objetivos comuns que usam a mesma forma de comunicação para interagir umas com as outras em um ambiente online.

Leia nosso arquivo sobre marketing, antropologia e criação de comunidades.

 

Tipos de comunidades virtuais

Dependendo do objetivo da criação das comunidades, elas podem ser classificadas da seguinte forma:

Comunidades de Redes Sociais

Existem comunidades virtuais que não têm outro objetivo além de criar laços sociais. Por isso, as redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre outras, gerenciam esse tipo de interação.

Leia também: Evolução das Comunidades.

 

Blogs

Há também comunidades baseadas em conteúdo escrito através de artigos e blogs que permitem interação e feedback de pessoas relacionadas ao tema. Algumas das plataformas para criar um blog é o WordPress.

Multiple User Dialogue (MUD)

São sistemas virtuais e espaços que permitem aos usuários navegar, interagir, participar, conversar e aprender em tempo real, criando comunidades. Exemplo: O sistema de chat no Clash Royale, um vídeo game de estratégia.

Comunidades Virtuais de Pesquisa

A QuestionPro possui as ferramentas necessárias para que você possa criar um painel ou comunidade online. Obtenha feedback constante e comprometido de seus usuários.

Veja essas 3 dicas para ter uma comunidade de sucesso.

 

Agende uma demonstração e aprenda como criar comunidades virtuais que ajudarão você a coletar as informações necessárias para o seu projeto de pesquisa. Ter participantes comprometidos em lhe dar feedback constante e honesto, e estar comprometido com sua marca, não é uma tarefa fácil. Felizmente, existem ferramentas como a QuestionPro Communities que podem ajudar você a alcançá-lo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Comunidade sua evolução até a comunidade online

Os participantes: o sucesso de uma comunidade online

3 dicas para o sucesso da comunidade online