Você sabe por que as comunidades virtuais são uma excelente opção para fazer pesquisas? A cada dia, as pessoas encontram diferentes formas e meios pelos quais interagimos para compartilhar mensagens, experiências (boas ou ruins) ou simplesmente para conhecer pessoas com características semelhantes às nossas.
E, à medida que o tempo passa, a interação das pessoas por meio da tecnologia aumenta. A cada dia, nos tornamos mais digitais e nossos relacionamentos começam a se tornar mais virtuais.
Neste sentido, as empresas e organizações, para conhecerem esse tipo de interação, que lhes permite obter mais informações sobre as pessoas que habitualmente consomem seus produtos e/ou serviços, precisam se adaptar a essas novas tecnologias de uma forma que não seja invasiva, permitindo que seus consumidores ofereçam as informações de que necessitam.
O que são comunidades virtuais?
De forma simples, uma comunidade virtual é um grupo de pessoas com objetivos comuns que utilizam a mesma forma de comunicação para interagir entre si em um ambiente online.
Comunidade: A Royal Academy a define como “um grupo ou congregação de pessoas que compartilham características comuns e que vivem juntas sob certas constituições e regras”.
Virtual: A RAE define como “aquele que tem a virtude de produzir um efeito, embora não o produza no presente, muitas vezes em oposição ao efetivo ou real”.
Da mesma forma, existem definições mais específicas em relação à Comunidade Virtual. Segundo a definição do sociólogo Howard Rheingold – especialista nas implicações culturais, sociais e políticas da comunicação moderna, como a internet, a telefonia móvel e as comunidades virtuais, a quem se atribui a criação deste conceito –, em seu livro The Virtual Community, comunidades virtuais são:
“…agregações sociais que emergem da Internet quando um número suficiente de pessoas se envolve em discussões públicas durante um tempo suficiente, com sentido humano suficiente para formar redes de relações pessoais no ciberespaço”.
Vantagens das comunidades virtuais
Estes são alguns benefícios das comunidades virtuais. Conhecê-los ajudará você a decidir se deve manter uma rede ativa disponível para dar feedback a qualquer momento.
As comunidades virtuais ajudam você a compartilhar informações, responder a perguntas dos membros, fazer contatos, entre outros. Uma comunidade virtual de pesquisa permite coletar informações por meio de ferramentas como enquetes, pesquisas, fóruns de discussão, grupos focais, entre outras.
Uma vantagem importante é que a plataforma permite a troca de informações a qualquer momento e de forma contínua. Você pode aproveitar a oportunidade para testar um projeto ou plano de negócios, testar produtos, fazer um teste online, etc.
Através de uma comunidade virtual, você pode identificar os principais promotores da sua marca. A pesquisa por meio de uma comunidade virtual pode ser qualitativa ou quantitativa. O orçamento para fazer pesquisas em comunidades virtuais é menor. O orçamento economizado pode ser utilizado para gerar novas estratégias para a marca.
Características de uma comunidade virtual
Estas são algumas características que distinguem as comunidades virtuais ou online e que ajudarão você a compreender como se desenvolvem as diversas atividades aí propostas:
- Sentido de pertencimento: É o apego e o reconhecimento de pertencer a um grupo com o mesmo interesse. As interações que ocorrem criam uma identidade coletiva e um código cultural comum. Sua participação na comunidade provoca um sentimento de união entre os associados e com a empresa.
- Participação ativa: Os membros da comunidade virtual compartilham suas experiências e/ou comentários por meio das diversas atividades oferecidas pelo administrador.
- Participação passiva: É a busca de informações pelos participantes por meio da leitura de comentários ou conversas em fóruns, sem escrever sobre suas experiências.
- Senso de responsabilidade: Os membros das comunidades virtuais adquirem um senso de compromisso moral com a comunidade e com as regras de conduta que são seguidas. Isso ajuda a integrar e reter membros.
- Valores comuns: É o conhecimento das normas, tradições, regras e acordos estabelecidos pelo administrador com os membros da comunidade.
Tipos de comunidades virtuais
Dependendo do objetivo perseguido na criação de uma comunidade virtual, existem diferentes tipos de comunidades virtuais:
- Comunidades de redes sociais: Existem comunidades virtuais que não têm outro objetivo senão criar laços sociais. Para isso, redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre outras, gerenciam esse tipo de interação.
- Blog: Existem também comunidades baseadas em conteúdos escritos por meio de artigos e blogs que permitem interação e feedback de pessoas relacionadas ao tema. Algumas das plataformas para criar um blog são o WordPress.
- Diálogo com Múltiplos Usuários (MUD): Comunidades virtuais são sistemas e espaços virtuais que permitem aos usuários navegar, interagir, participar, conversar, jogar e aprender em tempo real, criando comunidades. Exemplo: o sistema de bate-papo do Clash Royale, um videogame de estratégia.
- Comunidade Virtual de Pesquisa: A QuestionPro possui as ferramentas necessárias para que você possa criar um painel ou comunidade online e obter feedback constante e comprometido de seus usuários para a realização de uma pesquisa.
Como usar uma comunidade virtual para fazer pesquisas
As comunidades virtuais são ideais para coletar informações de forma eficaz. A plataforma permite que você utilize diversas ferramentas para coletar insights que o ajudem a tomar melhores decisões para sua organização.
A seguir, mencionamos algumas das atividades que você pode realizar dentro de uma comunidade virtual para coletar os dados necessários.
Enquetes
Com uma comunidade virtual, é possível criar enquetes para coletar rapidamente informações sobre um tema.
Pesquisas online
As comunidades virtuais permitem realizar pesquisas que podem ser compartilhadas facilmente entre os participantes, visualizar os dados em tempo real e obter insights incríveis.
Ao contrário das enquetes, você pode criar diferentes tipos de perguntas que permitem aprofundar as respostas dos participantes e obter os detalhes necessários. O melhor é que, ao estarem comprometidos com a pesquisa, os participantes estarão dispostos a dar suas respostas quando solicitados.
Fóruns de discussão
Um fórum de discussão é uma das ferramentas mais úteis de uma comunidade virtual, pois permite a participação de todos os membros do painel. Através dessa ferramenta, é possível fazer uma pergunta geral, onde os membros compartilham seus comentários e opiniões, estimulando a interação entre eles.
Grupo focal online
Esta ferramenta permite recrutar um grupo de membros da comunidade virtual para debater virtualmente e em tempo real sobre um tema específico.
Programa de recompensas
Através de uma comunidade virtual, você pode incentivar a participação dos membros e oferecer uma recompensa pela sua participação em diversas atividades de pesquisa, como participar de um debate ou realizar um teste de produto.
Lembre-se de que as empresas oferecem recompensas dependendo do orçamento que possuem, como vales-presente, produtos grátis, dinheiro, etc.
Exemplos de comunidades virtuais
A seguir, apresentamos 3 exemplos de comunidades virtuais de pesquisa:
– Comunidades de marca
Uma comunidade de marca é utilizada para que as organizações realizem pesquisas com seus clientes e embaixadores, obtendo assim uma alta taxa de resposta.
Este tipo de comunidade virtual permite realizar estudos de avaliação de marca, avaliar reclamações e executar um plano de solução imediata, para que os comentários negativos não sejam expostos nas redes sociais e os clientes se sintam ouvidos e valorizados.
Entre os exemplos mais notáveis deste tipo de comunidade, temos o Pulso Azteca, criado para avaliar o conteúdo transmitido pela emissora de televisão mexicana e coletar comentários dos fãs de sua programação.
Comunidades temáticas
O próximo exemplo de comunidade virtual é a comunidade temática, que é utilizada pelas marcas para focar em um tema específico e atrair um determinado nicho de mercado. Esta comunidade destaca-se pela interação que se gera entre os usuários e pelos insights que se obtêm, graças à espontaneidade e ao trabalho dos administradores.
Um exemplo dessa comunidade é aquela que reuniu os amantes de pizza com o objetivo de recolher informações detalhadas sobre seu gosto por pizzas, ingredientes preferidos, receitas, etc.
Comunidades genéricas
O último exemplo de comunidades virtuais são as genéricas, utilizadas especialmente por agências de pesquisa de mercado para reunir um grande número de participantes com perfis diversos.
Este tipo de comunidade permite ampliar o conhecimento sobre os consumidores, incluindo dados geográficos, demográficos, psicográficos, etc., o que ajuda na segmentação do mercado e na realização de estudos específicos, seja sobre hábitos de consumo em diferentes setores, como o setor automotivo, ou sobre mulheres que são donas de casa, entre outros.
Conclusão
Uma comunidade virtual é um grupo de pessoas que compartilham interesses, sentimentos ou ideias comuns, ou que perseguem objetivos semelhantes na internet ou em qualquer rede colaborativa. Elas surgem quando as pessoas mantêm discussões por tempo suficiente e com emoção suficiente para formar relações humanas reais no ciberespaço.
Por outro lado, uma comunidade virtual é construída em torno de necessidades e objetivos específicos. Atualmente, as comunidades online estão se tornando a forma mais utilizada para realizar pesquisas de mercado, pois permitem coletar informações de maneira mais inteligente, orgânica, rápida e funcional.
Se você quer saber como criar sua própria comunidade online e obter um conhecimento profundo do seu público através da interação contínua ao longo do tempo, agende uma demonstração e aprenda como criar uma comunidade virtual que o ajude a coletar os insights necessários para o seu projeto de pesquisa. Ter participantes comprometidos em dar feedback constante e sincero não é uma tarefa fácil.
Felizmente, existem ferramentas como as Comunidades QuestionPro, que podem ajudá-lo a conseguir isso. Agende uma demonstração gratuita hoje mesmo!