A importância da amostragem para pesquisas

Também conhecida como audiência, amostra e painel de respondentes, uma amostragem para pesquisas é definida como um conjunto menor de indivíduos que representam uma população maior usando um método de seleção predefinido. Esses elementos são conhecidos como pontos de amostra, unidades de amostragem ou observações.


 

Por que devo obter uma amostragem?

Trabalhar com uma amostra para pesquisas é um método eficiente de conduzir projetos, pois, na maioria dos casos, é impossível ou muito caro e demorado pesquisar toda a população. Portanto, a amostragem para pesquisas fornece insights que podem ser aplicados a toda a população.

 

O principal motivo pelo qual a amostragem para pesquisas é tão importante é a redução da margem de erro

 

Quando uma amostra não é representativa, é muito provável que existam erros nos resultados.

Se quisermos ter uma amostra representativa de 100 funcionários, então devemos escolher um número semelhante entre homens e mulheres. Por exemplo, se tivermos uma amostra com tendências de gênero, então teremos um erro de amostragem.

O tamanho da amostra é muito importante, mas não garante que a população de que precisamos será representada com precisão. Mais do que o tamanho, a representatividade está mais relacionada ao quadro de amostragem, ou seja, a lista a partir da qual as pessoas são selecionadas para fazer parte, por exemplo, de uma pesquisa.

Portanto, devemos cuidar para que pessoas de nosso público alvo sejam incluídas nessa lista para dizer que se trata de uma amostra representativa.

 

Como definir amostragem para pesquisa em 2 passos

Primeiro passo:

Defina um objetivo e seu público alvo. Você também precisa determinar com antecedência quais informações você precisa, assim ficará mais claro sobre qual o público que deverá ser selecionado para a amostra.

Exemplo: imagine que você busca a opinião da população de uma cidade grande sobre algum serviço público. Sem a amostra, você teria que aplicar a enquete para todos os moradores da cidade – o que seria praticamente impossível. Com a amostragem, você aplicaria para um pequeno grupo que representa toda essa população.

Mas se você precisa economizar tempo e certificar-se de que possui a amostragem ideal, conte a QuestionPro. Nós selecionaremos a amostragem ideal – em tamanho e características – para seus projetos de pesquisa de mercado.

 

amostragem

 

Segundo passo:

Defina o tamanho ideal da amostra de respondentes. Para isso, você pode contar com a ajuda da nossa calculadora de amostragem que é grátis e muito fácil de se utilizar.

 


 Agora que você sabe tudo sobre amostragem para pesquisas, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração