Como determinar o tamanho de amostra de uma pesquisa?

Determinar o tamanho de amostra é mais adequado para uma pesquisa e tornou-se uma das perguntas mais comuns para os pesquisadores independentes do mercado. O processo de determinar o tamanho de amostra ideal não é tão complicado como parece.post12Es

Não há uma ciência exata para determinar o tamanho de amostra. Há algumas coisas que você precisa determinar antes de começar a averiguar qual será o tamanho de amostra:

Suas metas e objetivos para determinar o tamanho de amostra

O que você espera da pesquisa? Planeja projetar sobre determinado público ou em todo o publico? Simplesmente deseja saber como pensa um grupo específico? Está tentando tomar uma grande decisão ou simplesmente estabelecer um direcionamento? Se você for projetar os dados seus resultados de pesquisa em uma população maior; então o tamanho da amostra é crucial e você deve ter certeza de que esteja bem equilibrada e reflita realmente a população. Se você estiver apenas tentando ter uma ideia das preferências, o tamanho não é crucial.

Que tão exato precisa ou deseja ?

Qual a o nível de precisão que você deseja para que os resultados da sua pesquisa de mercado? Se a pesquisa irá determinar como serão investidos milhões de dólares, você deve ser muito preciso. Quanto mais preciso for ser seu resultado, maior deve ser o tamanho da sua amostra. No entanto, se sua população é pequena, digamos 200 pessoas, você talvez deva realizar um censo completo em vez de apenas uma amostra.

Quanta confiança ou segurança deseja ter nos resultados?

Pense na palavra confiança na perspectiva do RISCO… Quanto risco está disposto a correr? Aqui, é onde os seus percentuais de confiança tornam-se importantes. Quanta confiança você deseja ter? 98% de confiança? 95% de confiança? Entenda que a porcentagem de confiança escolhida tem um grande impacto no número de pessoas que necessitará que termine a pesquisa; e isso também pode aumentar o tamanho da mesma. Quanto de amostra precisa ter no final, além de significar um aumento nos custos para sua pesquisa.

Isso o ajudará a compreender os números reais dentro das percentagens e os custos associados em atingi-los. Por exemplo, se você quer ter uma confiança de 99%, isso significa reunir um adicional, 1000 entrevistados; por sua vez significa pagar pela amostra ou manter sua pesquisa ativa por mais uma semana. Você deve ser perguntar se está disposto a fazer a pagar a mais pela precisão.

Que tipo de variabilidade está procurando?

Em outras palavras, que tão semelhante ou diferente é a população. Se está entrevistando consumidores sobre um tema amplo; é possível que tenha muita variabilidade e precise de mais amostra. Mas, se você está pesquisando uma população muito homogênea, sua variabilidade será menor e poderá usar uma amostragem com menos pessoas. Então, mais variabilidade significa maior amostra e menos variabilidade significa menor amostra. Se você não estiver seguro, pode começar com 50% de variabilidade.

Calcule sua taxa de resposta

Evidentemente que você deseja que todo mundo responda o seu questionário, mas sabemos que não será bem assim. Sua taxa de resposta dependerá do quão comprometida for a sua amostra ou população com seu produto, serviço ou marca. Quanto mais alta for a taxa de resposta, mais comprometida será a sua lista.

O tamanho da amostragem alvo é o número de respostas que deve obter. Para alcançar esses objetivos, você terá que aumentar o tamanho de sua list. Lembre as pessoas de finalizar sua pesquisa e também que deem uma olhada na estrutura. Por exemplo, às vezes as pessoas não responderão longas pesquisas. Então, se você reduzir o número de perguntas, poderá aumentar sua taxa de resposta.

Leia também: Pesquisas online, definições e modelos.

Como conseguir o número ideal para seu tamanho de amostra:

Agora você já está preparado para estabelecer o tamanho de sua amostra! A seguir temos um esquema de referência que você poderá usar para começar:

post12BR

 

Qualificações do tamanho de amostra:

  1. Essa tabela tem um nível de confiança de 95%, apresentado um risco de 1 em 20 em que o erro real seja maior do que a margem de erro (maior do que 5%).
  2. O tamanho da amostra deve ser aumentada para compensar uma possível não resposta.
  3. Uma taxa de erro de cinco 5% indica a disponibilidade em aceitar uma estimativa de +/- 5 valor dado.
  4. Quando a população calculada com o menor atributo ou conceito é inferior a 10%, a amostra pode necessitar ser aumentada.
  5. A suposição de população normal é inadequada para níveis de precisão de 5% quando a população for de 100 ou menos. De toda a população devem ser colhidas amostras, ou aceitar uma menor precisão.

Leia também:

Melhore sua amostragem seguindo estas dicas

O que é uma amostra representativa da população nacional?

Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa

Como calcular o tamanho da amostra para uma pesquisa

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.