5 dicas para determinar o tamanho de amostra de pesquisas

Tamanho é documento, sim! Se você busca coletar bons dados, o tamanho de amostra é tão importante quanto a qualidade da mesma.

Caso você ainda não saiba, uma amostra é um grupo de pessoas que representa toda uma população para quem as pesquisas serão aplicadas. Em alguns casos, as informações obtidas não são tão boas ainda que a amostra seja qualificada, porque o número de participantes dessa amostra é muito pequeno.


 

5 dicas para determinar o tamanho de amostra de maneira fácil

Há alguns fatores que você precisa determinar antes de calcular qual será o tamanho de amostra:

1. Conheça suas metas e objetivos

O que você espera da pesquisa? Planeja projetar sobre um público alvo ou em todo o público? Simplesmente deseja saber como pensa um grupo específico? Está tentando tomar uma grande decisão ou simplesmente estabelecer um direcionamento?

Basicamente você precisa entender o que é mais importante para a sua pesquisa: 

  • respostas de qualidade
  • respostas em quantidade

 

2. Saiba que precisão as respostas necessitam

Qual o nível de precisão que você deseja para que os resultados da sua pesquisa de mercado?

Se a pesquisa irá determinar como serão investidos milhões de dólares, você deve ser muito preciso. Quanto mais preciso for ser seu resultado, maior deve ser o tamanho da sua amostra. No entanto, se sua população é pequena, digamos 200 pessoas, você talvez deva realizar um censo completo em vez de apenas uma amostra.

 

3. Determine quanta confiança ou segurança deseja ter nos resultados

Pense na palavra confiança na perspectiva do RISCO. Quanto risco está disposto a correr?

Aqui, é onde os seus percentuais de confiança tornam-se importantes. Quanta confiança você deseja ter? 98% de confiança? 95% de confiança? Entenda que a porcentagem de confiança escolhida tem um grande impacto no número de respondentes que você precisa. 

Isso o ajudará a compreender os números reais nas percentagens e os custos associados em atingi-los. Por exemplo, se você quer ter uma confiança de 99%, isso significa cerca de 1000 entrevistados. Por sua vez, significa contratar uma amostra de respondentes ou manter sua pesquisa ativa por mais tempo. 

 

4. Estipule o tipo de diversificação você está procurando

Em outras palavras: que tão semelhante ou diferente a população precisa ser? Se está entrevistando consumidores sobre um tema amplo, é possível que tenha muita diversidade e precise de mais amostra. Mas, se você está pesquisando uma população muito homogênea, a diversificação será menor e você poderá usar uma amostragem com menos pessoas. Então, mais variabilidade significa maior amostra e menos variabilidade significa menor amostra. Se você não estiver seguro, pode começar com 50% de variabilidade.

 

5. Calcule sua taxa de resposta

Evidentemente você deseja que todo mundo responda o seu questionário, mas sabemos que não será bem assim.

Sua taxa de resposta dependerá do quão comprometido for a sua amostra com seu produto, serviço ou marca. Quanto mais alta for a taxa de resposta, mais comprometida será a sua lista.

O tamanho da amostragem alvo é o número de respostas que deve obter. Para alcançar esses objetivos, você terá que aumentar o tamanho de sua lista.

Lembre as pessoas de finalizar sua pesquisa e também que avaliem a estrutura. Por exemplo, às vezes as pessoas não responderão longas pesquisas. Então, se você reduzir o número de perguntas, poderá aumentar sua taxa de resposta.

 

Como determinar o tamanho de amostra ideal?

Existem duas maneiras de determinar o tamanho de amostra:

1º método

tamanho de amostra

  1. Essa tabela tem um nível de confiança de 95%, apresentado um risco de 1 em 20 em que o erro real seja maior que a margem de erro (maior do que 5%).
  2. O tamanho da amostra deve ser aumentada para compensar uma possível não resposta.
  3. Uma taxa de erro de cinco 5% indica a disponibilidade em aceitar uma estimativa de +/- 5 valor dado.
  4. Quando a população calculada com o menor atributo ou conceito é inferior a 10%, a amostra pode necessitar ser aumentada.
  5. A suposição de população normal é inadequada para níveis de precisão de 5% quando a população for de 100 ou menos. De toda a população deve ser colhidas amostras, ou aceitar uma menor precisão.

 

2º método

Esse é a maneira mais prática de definir o tamanho da amostragem. Você só preenche as lacunas e a calculadora faz a matemática para você!

 

Usar a calculadora do tamanho da amostra grátis da QuestionPro

 

 


Agora que você já sabe como determinar o tamanho de amostra, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração