Margem de erro: o que é e como se calcula? Determine agora mesmo!

Em termos estatísticos, a margem de erro refere-se à quantidade de erro de uma amostragem aleatória. Está relacionado diretamente como o resultado da elaboração de uma pesquisa. É uma parte importante dentro da pesquisa de mercado, já que define o nível de confiança dos resultados obtidos na investigação. Uma maior margem de erro terá como consequência um menor grau de confiança na pesquisa e vice-versa.

Antes de iniciar uma investigação, devemos definir a nossa população. A margem de erro pode ser significativa se uma população não for definida de forma correta. Ou se os procedimentos de seleção não forem seguidos corretamente. O tamanho da amostra depende de muitos fatores da nossa pesquisa. Veja também: Amostragem aleatória simples, um tipo de amostragem de probabilidade.

A margem de erro nos dá uma estatística

Embora essas margens sejam menores, os resultados de nossas pesquisas serão mais precisos. Os pesquisadores podem assegurar que sua informação vem de uma parte representativa da população de interesse para o seu estudo. Sendo assim, também pode-se calcular o erro.

Em uma amostra não probabilística se destaca a aleatoriedade no momento de selecionar os elementos específicos da população. Isso ocorre porque a seleção é feita de acordo com o que mais nos convenha. Também se essa amostra resulta mais econômica e rápida de fazer. Podemos dizer, de certa maneira, que nesse tipo de amostra excluímos determinado subconjunto da população.

Saiba mais sobre Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa

Os resultados de uma amostragem não probabilística não projetam a população total

Podemos ter um filtro em uma amostra de acordo com os nossos interesses. De modo que, se queremos que a pesquisa seja respondida, por exemplo, por 100 pessoas maiores de 30 anos, fazemos uso de uma amostragem por cotas e filtramos aqueles que não cumprem com esta característica. Saiba como em: O que é amostragem de cotas?

Se por exemplo, o nosso objetivo de público é para maiores de 30 anos. e um jovem com menos de 18anos clica para responder a primeira pergunta da pesquisa, podemos perceber se ele não cumpre com os requisitos para continuar a responder a pesquisa. Desse modo, é possível agendar um salto lógico para dar como finalizada a sessão. Continuaremos recebendo respostas de outros participantes até completar o total das pesquisas online respondidas por pessoas com mais de 30 anos que havíamos planejado.

Em amostras não probabilísticas, não podemos conhecer o grau de representatividade da população, nem calcular a margem de erro.

Leia também: Melhore sua amostragem seguindo estas dicas

Onde usar as amostras probabilísticas?

Estabeleça uma área de amostragem, trace uma rota e selecione diferentes casas para pesquisar. Você pode ir de casa em casa pesquisando e abrangendo uma área geográfica determinada. Nesse caso, poderíamos ter um erro na amostra, por exemplo, se tocamos em uma casa e ninguém abre a porta, não poderíamos obter as respostas dos que vivem nessa residência.

Definitivamente ao pesquisar na rua, dentro de um comércio ou pelo telefone não se aplica a realização de uma amostragem probabilística pelo simples fato de que não se pode pesquisar 100% devido a distância de algumas áreas. Se falamos da realização de pesquisa por telefone, é necessário levar em consideração que nem todos possuem esse serviço. Assim como também, não existe uma base de dados completa de números de telefones celulares, como os das listas telefônicas. 

Leia também: Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa

A busca de melhores amostras e menos margem de erro

Como dito anteriormente, enquanto menores sejam as margens de erro, os resultados da pesquisa serão mais precisos. Por isso, temos que trabalhar para realizar a amostra mais eficiente. Com a finalidade de que nossos clientes não sejam surpreendidos ao ver os resultados da margem de erro de nossas pesquisas.

Leia também: Conselhos para análises de dados de uma pesquisa quantitativa

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.