5 medos de empreendedorismo e como superá-los

O empreendedorismo é imprevisível; vamos ser realistas. Existem muitas variáveis e fatores que não podemos controlar ao criar uma empresa.

Não há garantia de que todas as ações que realizamos no início nos ajudarão a reduzir o risco de empreender.

Empreendedorismo sem medos!

Um empreendedor enfrenta vários medos ao iniciar um projeto. Estes são alguns dos mais comuns e dicas sobre como superá-los.

1. Nunca se sinta pronto para empreender.

Você nunca estará realmente pronto, já que sempre se perguntará: Eu sou jovem demais para começar porque não tenho dinheiro nem experiência? Sou velho demais para começar, tenho família e não tenho tempo?

Esse paradoxo do empreendedor que ouço com muita frequência em minhas conferências ou workshops de negócios.

Deixe-me dizer-lhe que você nunca se sentirá pronto e que nem o universo, a lua e as estrelas se alinharão para enviar-lhe impulsos cósmicos que indicam que é hora de realizar seus sonhos.

É muito válido saber que não há momento perfeito e que você deve AGIR para começar.

Sucesso na vida é o produto da ação e não do pensamento. Você deve incorporar hábitos positivos em sua rotina diária e estar em constante movimento para alcançar seus objetivos.

Pergunte a si mesmo Estou pronto para começar?

2. As pessoas vão me julgar por fazer algo diferente

Quero lhe dizer que nem todo mundo vai gostar do que você faz, incluindo as pessoas mais próximas a você, como sua família e amigos.

Essas pessoas vão tentar convencê-lo de que o empreendedorismo não é uma boa opção e seus fundamentos se baseiam no fato de que eles querem protegê-lo para que você não fracasse. Mas deixe-me dizer-lhe que o fracasso é o produto do sucesso, quanto mais rápido você falhar, mais rápido você vai aprender.

Grandes líderes da história, como Steve Jobs, Martin Luther King, entre outros, enfrentaram extrema oposição, mas a devoção de realizar sua visão os manteve no caminho para o sucesso.

É normal que sua família ou amigos chamem você de louco. Considere isso com um elogio e lembre-se: “As pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo são aquelas que mudam.” – Steve Jobs

Pergunte a si mesmo. Posso assumir o risco de fazer algo diferente?

3. Tudo está feito

Isso é muito verdadeiro, ou provavelmente não. Posso garantir que existem coisas que já poderiam estar feitas, mas a diferença é que elas não foram feitas por você.

O que separa os grandes líderes do resto da multidão não é sua originalidade, mas sim sua autenticidade.

Você terá que colocar sua própria visão, paixão e personalidade por trás de cada projeto que iniciar. Esse será o selo pessoal que definirá seu produto ou serviço e fará com que seus clientes o escolham. Lembre-se de que ninguém pode duplicar a essência de quem você é.

Pergunte a si mesmo: como posso agregar valor ao meu projeto sendo eu mesmo?

4. Eu ainda não sei o suficiente para começar

Este é um medo muito parecido com o que vimos no começo deste texto. Muitas pessoas gastam seu tempo lendo livros de empreendedorismo ou auto-ajuda, participando de seminários ou se certificando em um assunto especial.

Deixe-me dizer-lhe que a educação é excelente, mas não se trata apenas de adquirir conhecimento, mas sim de pôr em prática o mais rapidamente possível o que foi aprendido.

“Comece agora, use o que você tem e faça o que puder”. -Arthur Ashe

5. Tenho medo de fracassar

É normal que no processo de perseguir seus sonhos também se cometam certos erros. O fracasso é simplesmente uma abordagem para o sucesso e uma oportunidade para começar de outra maneira.

Michael Jordan e Walt Disney nunca desistiram de perseguir seus objetivos, eles perseveraram porque cada contratempo era na verdade uma lição muito bem aprendida. As grandes lições vêm do fracasso, então você deve perceber isso como um presente.

“As pessoas que evitam o fracasso também evitam o sucesso?” -Robert Kiyosaki.

Pergunte a si mesmo: Estou disposto a falhar e aprender a ter sucesso?

Este artigo foi escrito por Alex Cormani, Administrador de Empresas com experiência na criação, desenvolvimento e gestão de negócios tradicionais e de base tecnológica (Start-up e PMEs) e escreve no seu blog www.alexcormani.com sobre questões de empreendedorismo e modelos de negócio.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos as seguintes leituras:

Como encontrar o seu mercado-alvo?

Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos

5 maneiras de usar a ferramenta NPS para impulsionar seu negócio

Como atrair novos clientes ao seu negócio

Os riscos nos negócios podem e devem ser evitados

Como avaliar o mercado internacional e expandir seus negócios

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.