Introdução à pesquisa de mercado: conheça as melhores práticas

A introdução à pesquisa de mercado é indicado para as pessoas que querem saber mais sobre os conceitos e métodos utilizados para realizar uma pesquisa com a finalidade de coletar dados do seu público alvo.

Ao realizar uma pesquisa de mercado, há uma grande variedade de coisas que se deve e não se deve fazer. Tenha em mente que estará pedindo aos seus clientes, usuários ou parceiros para que invistam o tempo deles e lhe deem um feedback. Pense nisso por um minuto: você estará pedindo a alguém para investir seu tempo e para lhe dar um feedback. Na maioria dos casos, sem qualquer benefício real, tangível, e imediato para eles.

Uma das maneiras mais fáceis de conquistar a confiança dos entrevistados para que invistam de 10 a 20 minutos do seu tempo é exibindo uma página introdutória que descreva bem a pesquisa; explicando por que você está pedindo esse feedbac. Não esqueça de explicar sobre sua política de privacidade e segurança. Isso é um ponto muito importante, uma vez que eles não sabem qual ferramenta de pesquisa está sendo utilizada.Duvidas na Pesquisa de Mercado

Introdução a pesquisa de mercado: quais são as mensagens principais?

  1. POR QUE você está realizando a pesquisa? Por que as respostas deles são tão importantes para você? Existe uma data limite para reponder a pesquia?
  2. Quanto TEMPO levará esta pesquisa? Você está pedindo aos usuários que invistam o tempo deles. Alguma vez já pediu para alguém investir tempo com você, sem dizer quanto tempo levaria?
  3. Esclareça a sua DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE. Quem terá acesso aos dados desse estudo de mercado? São dados anônimos? Será preservada a privacidade?
  4. Explique de maneira clara todos os INCENTIVOS que esteja pretendendo dar. Se você possui imagens, insira uma imagem do incentivo – Isso aumenta a taxa de resposta e de participação.

Pense nas pesquisas como se convidasse alguém para passar o tempo com você, tem que ser convincente o suficiente e autêntico para alguém invista tempo; além de lhe presentear com o seu feedback. Lembre-se de que pesquisas mal feitas além de não trazer benefícios a sua empresa, pode prejudicar a integridade de sua marca.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa e pesquisa online, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram