Qual a diferença entre enquete e pesquisa eleitoral?

O que muita gente não sabe é que existem diferenças entre os resultados obtidos por enquete e pesquisa eleitoral.

A divulgação oficial dos candidatos às Eleições 2022 nem começaram, mas as pesquisas sobre a corrida eleitoral já começaram a esquentar o cenário político.

Aliás, você sabe a diferença entre esses dois métodos de levantamento de dados?

Neste artigo, vamos te explicar quais são essas diferenças e quais as melhores formas de criar sua própria pesquisa em 2022.

 

 

Entenda a diferença entre enquete e pesquisa eleitoral!

A enquete é um método de levantamento de dados realizado a partir da entrevista de um grupo de pessoas pré-definidas.

A partir dessas entrevistas, você obtém resultados que podem ser convertidos em relatórios e insights sobre o tema pesquisado.

A grande vantagem desse método é a agilidade. Apesar de trabalhar com uma amostra menor, essa pesquisa é mais direta e objetiva.

Por isso, você obtém os resultados mais rápido em comparação à pesquisa eleitoral.

As enquetes podem ser utilizadas para sondar a opinião pública sobre determinado candidato, por exemplo.

Esse tipo de informação é muito útil para políticos, partidos e profissionais da área que querem entender a opinião pública e criar as estratégias de campanha.

O problema é que as enquetes não são elaboradas com um cuidado tão grande quanto as pesquisas eleitorais.

Afinal, a pesquisa eleitoral precisa ser realizada com uma amostra de entrevistadas estatisticamente significativa para ser válida.

Além disso, o desenho da pesquisa, a coleta de dados e a entrevista dos respondentes deve ser mais precisa, evitando falhas e fraudes no processo.

Por esse motivo, você tem acesso a um número maior de dados através da pesquisa eleitoral. 

É possível saber, por exemplo, a margem de erro da pesquisa, o número de entrevistados, o período de coleta de dados, entre outras informações.

Com isso, candidatos, empresas, jornalistas e a sociedade em geral obtém resultados mais confiáveis e próximos à realidade.

Então, em resumo, podemos dizer que a enquete eleitoral é uma ótima aliada para descobrir informações pontuais e momentâneas.

Porém, se você procura um retrato mais fiel da realidade, isto é, se deseja entender o que a maioria das pessoas pensa sobre determinado assunto, então você deve investir na pesquisa eleitoral.

 

 

Como é realizada a pesquisa eleitoral?

Agora que você já entendeu a diferença entre enquete e pesquisa eleitoral (primária), está na hora de aprender como fazer a pesquisa de votos para as eleições.

Em resumo, podemos dizer que esse tipo de pesquisa exige a realização de 6 passos básicos:  

  1. Definição de um objetivo;
  2. Identificação de uma amostra que represente a maioria da população/público-alvo. Essa amostra também deve considerar a distribuição dos entrevistados, incluindo pessoas de diferentes faixas etárias e grupos sociais;
  3. Elaboração de um questionário com perguntas precisas e que não sejam tendenciosas;
  4. Realização das entrevistas e coleta de dados;
  5. Cálculo dos resultados, incluindo a estimativa de margem de erro;
  6. Geração de relatórios para análise.

O que muita gente não sabe é que todo esse processo de pesquisa de votos para as eleições pode ser feito de diferentes formas.

Entenda abaixo:

 

 

Tipos de pesquisa eleitoral

Com o surgimento de novas tecnologias, hoje em dia você pode escolher entre 3 formas diferentes de realizar pesquisas eleitorais: papel, online e offline.

Vamos conhecer cada uma delas? Acompanhe abaixo.

 

Pesquisa no papel (tradicional)

O método tradicional de fazer pesquisas eleitorais ainda é muito utilizado. Nesse método, os pesquisadores fazem uma pesquisa de campo, onde abordam pessoas interessadas em responder à entrevista.

Geralmente, as respostas são registradas diretamente em folhas impressas. Em seguida, esses dados devem ser compilados, organizados e convertidos em resultados e relatórios.

O problema é que esse método é muito demorado e ainda está sujeito a várias falhas de execução, bem como fraudes.

Tudo isso pode comprometer a assertividade dos resultados, te conduzindo a erros de análise do cenário eleitoral.

 

Pesquisa online

Diante dos problemas que ocorrem na pesquisa de campo, surgiu a necessidade de criar uma forma mais assertiva e segura de fazer uma pesquisa eleitoral.

Foi nesse cenário que surgiu a pesquisa online. Ela deve ser feita com o auxílio de um software especializado, que utiliza ciência de dados e inteligência artificial para processar as informações coletadas durante a pesquisa.

Esse tipo de software permite que você personalize seu questionário e sua ferramenta de pesquisa, tornando o processo mais fácil e adequado às suas necessidades.

Para entender como esse tipo de software funciona, você pode experimentar o LivePools, solução desenvolvida pela QuestionPro que permite a criação de um quiz e teste gratuito.

Assim, você conseguirá interagir melhor com o público e acompanhar os resultados da sua pesquisa eleitoral em tempo real!

 

App de pesquisa offline

A pesquisa online é um excelente recurso, porém não é viável para todos. Afinal, muitos locais ainda sofrem com a falta ou falhas de conexão à internet. E sem acesso à rede, fica mais difícil coletar as informações da pesquisa.

Por isso, o app de pesquisa offline é uma das grandes apostas para prever como será a votação nas Eleições 2022.

Esse tipo de app se diferencia por permitir a aplicação de um questionário mesmo quando não há internet disponível.

Isso é possível porque os dados coletados são enviados para a nuvem. Assim, quando você tiver acesso à internet, eles serão transferidos automaticamente para o sistema do aplicativo.

Para completar, esse tipo de app ainda pode apresentar outras funcionalidades, que deixam sua pesquisa mais segura e assertiva.

O app de pesquisa offline da QuestionPro, por exemplo, permite a auditoria dos dispositivos, evitando fraudes e garantindo a veracidade dos dados coletados.

Outro ponto positivo desse app é sua interface intuitiva e a apresentação dos resultados em diferentes gráficos e tabelas. Assim, fica muito mais fácil interpretar os resultados.

 


Agora que você já sabe a diferença entre enquete e pesquisa eleitoral, é hora de começar a pesquisar!

Na QuestionPro você encontra  ferramentas de pesquisa online e offline ideais para empresas, candidatos e partidos políticos. 

Conheça todos os recursos disponíveis em nossas diferentes licenças! 

Ver recursos QuestionPro