Como realizar uma pesquisa de opinião?

O que você precisa para sua próxima investigação? Informações gerais ou opiniões detalhadas? Um elemento importante ao criar pesquisas de opinião é definir que tipo de respostas precisamos. Neste artigo, iremos analisar como realizar uma pesquisa de opinião.como realizar uma pesquisa de opinião

As pesquisas de opinião são mais detalhadas e, geralmente, pedem comentários e pontos de vistas pessoais. Estes são comumente direcionados para um grupo específico de pessoas, por exemplo, ex-clientes ou funcionários atuais; que podem ser questionados sobre distintos temas da empresa.

Uma pesquisa de opinião é uma maneira mais geral de saber a direção que seu mercado está tomando. Com uma única pergunta e várias respostas, você pode obtem centenas ou milhares de dados que podem ajudá-lo na orientação da direção certa. 

Diferenças entre pesquisas de opinião e sondagem

Um sondagem geralmente consiste em uma única pergunta e pode ser concluída em segundos.

Uma pesquisa de opinião exige um pouco mais de tempo dos participantes. Pode haver poucas ou muitas questões envolvidas, mas elas definitivamente exigirão mais reflexão ou algumas perguntas abertas.

Veja também: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

O mesmo se aplica àqueles que verão e analisaram os resultados da sua pesquisa. As pesquisas de opinião geralmente precisam de uma análise mais aprofundada. São um excelente recurso para saber o que as pessoas pensam sobre importantes questões públicas. Os resultados dão uma visão de mudanças importantes na opinião pública; (por exemplo: questões políticas, econômicas e sociais) de um país.

As pesquisas são cada vez mais usadas para coletar dados e opiniões sobre uma ampla variedade de tópicos. A informação que as organizações buscam tem a ver com:

  1. Quais são os desejos e necessidades do público?
  2. O que as pessoas estão pensando?
  3. Quais são as opiniões das pessoas sobre os problemas atuais?
  4. Quais são as diferenças de opinião entre pessoas em diferentes áreas geográficas do país, entre grupos políticos, grupos que representam diferentes níveis sociais e econômicos, etc.

Pesquisas de opinião durante o período eleitoral

As pesquisas de opinião são muito populares antes das eleições. Para que funcionem corretamente, os pesquisadores devem usar um método de pesquisa de opinião correto para prever quais pessoas votaram e como pretendem votar.

Um pesquisador deve tentar descobrir, por exemplo, através de uma pesquisa eleitoral, quais são as opiniões daqueles que votarão nas eleições. Para garantir que as coisas estejam indo bem, os pesquisadores realizam testes de campo para descobrir por que as pessoas votam de determinada maneira; como por exemplo os votos brancos e nulos.

Desse modo, devem verificar a relação que existe entre os votos para certos candidatos e que diferenças existem entre a opinião política dos distintos grupos e tipos de pessoas.

As eleições também dão aos pesquisadores a oportunidade de estudar até que ponto os eleitores parecem ser afetados por plataformas políticas, discursos e outras formas de publicidade.

Leia também: Pesquisa de opinião: entenda tudo e saiba como aplicar para seu negócio

Como realizar pesquisa de opiniāo?

Pesquisas são uma ferramenta única que pode dar acesso a vários aspectos de uma empresa. Assim como também, permite planejar soluções para o futuro. Essa ferramenta obtém respostas anônimas de várias pessoas. Conheça aqui alguns detalhes e vantagens:

As pesquisas de opinião

São uma ferramenta de pesquisa de mercado que permite às empresas obter opiniões sobre qualquer tipo de tópico, incluindo questões pessoais, políticas e sociais. Podem ser realizadas através de um telefonema, e-mails ou até mesmo podem ser incorporados em uma página da web.

Uma pesquisa de opinião pode ser comparativa, ou seja é usada para comparar o desempenho de qualquer produto. Sem comparação, uma empresa não terá certeza se será realmente bem-sucedida ou não. A pesquisa de opinião pode servir como um guia para saber a relação com a concorrência.

Também poder ser uma pesquisa de entrada, feita antes dos participantes conhecerem um produto. Basicamente, essa pesquisa ajuda os empresários a conhecerem melhor os seus clientes. Embora, é claro, que deve ser mencionado que existe sempre a possibilidade de um cliente mudar de ideia.

Já com uma pesquisa de acompanhamento, permite que as empresas acompanhem a opinião dos consumidores regularmente; e ajudam as empresas a perceberem qualquer progresso ou mudança que exista na opinião pública em relação ao negócio.

Sabendo como realizar uma pesquisa de opinião, é possível conhecer o caminho que o público-alvo seguirá, pois, aplicando uma ou várias perguntas, o pesquisador pode obter uma ampla variedade de respostas que o orientarão para uma melhor tomada de decisão.

Lembre-se que com a QuestionPro você pode criar sua própria pesquisa de opinião on-line e coletar os dados necessários para o seu projeto.

Características de uma pesquisa de opinião

Uma pesquisa de opinião tem as seguintes características:

  • Por ser um método de coleta aleatória e com uma análise de dados superficial, não segue um método específico.
  • Geralmente, é usado por partidos políticos ou mídia para conduzir pesquisas de acordo com o contexto do campo de estudo.
  • Se pode coletar informações de pesquisas on-line, pesquisas por telefone, grupo de foco, etc, ou coletar comentários nas redes sociais.

Dicas para realizar uma pesquisa de opinião do cliente

1. Pense no objetivo e dê um título apropriado

Reflita sobre o motivo da criação de uma pesquisa de feedback. Atribua a ele um título que convide os leitores a dar feedback. As pesquisas geralmente são enviadas por e-mail ou incorporadas a um site.

Se o título da pesquisa não corresponder ao objetivo para o qual foi criado, talvez você não obtenha uma taxa de resposta suficiente. Faça uma breve introdução ao motivo da pesquisa, para que as pessoas possam decidir se devem ou não responder.

A pesquisa mostrada abaixo tem um título apropriado e descreve a intenção por trás da pesquisa. Também permite que os respondentes saibam quanto tempo levará para concluí-lo.

2. Selecione o público correto

Uma das dicas para obter mais respostas em uma pesquisa de feedback on-line é atingir as pessoas certas. Se seus clientes acharem que você está enviando o convite para responder à pesquisa de feedback aleatoriamente, eles provavelmente assumirão que responder à pesquisa pode não valer a pena. Quando as pessoas sentem que receberão algo em troca (pelo menos satisfação), se tornam mais motivados a agir e responder.

Por exemplo, se você deseja pesquisar qual é o sabor favorito de sorvete da população feminina entre 18 e 25 anos, filtre seus contatos de e-mail com base nesses critérios e envie o link da pesquisa apenas para eles.

Opinião do cliente: saiba como obter feedback através de uma pesquisa

3. Selecione o software de pesquisa certo e saiba como realizar uma pesquisa de opinião

Na era digital, quase ninguém usa uma pesquisa em papel para coletar informações. Você pode usar o software de pesquisa para projetar, distribuir e analisar os resultados.

Escreva as perguntas para que as respostas sejam quantificáveis e mensuráveis.

Ao escrever uma pesquisa de opinião de cliente, em vez de perguntar: “Você gosta do nosso produto?”, Pergunte: “Avalie as seguintes características de 1 a 5” ou “Em uma escala de 1 a 10,  qual a probabilidade de você recomendar nosso produto para seus amigos e familiares?

No primeiro caso, o respondente pode responder sim ou não, mas você não poderá distinguir o que ele gosta do produto e em que extensão ele gosta.

O software de pesquisa oferece uma grande variedade de tipos de perguntas para você escolher. Você também pode usar um modelo de pesquisa pronto ou uma biblioteca de perguntas para economizar tempo e esforço.

Software de pesquisa: 20 principais recursos que você deve considerar.

Além disso, com uma ferramenta de feedback de 360 graus, você pode gerar vários relatórios, como comparação de pesquisas, análises conjuntas, análises GAP, análises TURF, etc. Você também pode enviar lembretes para aqueles que ainda não iniciaram ou concluíram uma pesquisa de opinião do cliente.

Poucos programas de pesquisa também têm a capacidade de integrar-se a aplicativos de marketing e negócios comumente usados, facilitando o processo.

4. Personalize sua pesquisa de acordo com sua marca

Uma pesquisa de opinião ajuda você a interagir com seu cliente e garante que você se preocupa com ele. Certifique-se de criar uma imagem profissional que corresponda à voz da sua marca. Use fontes, cores, imagens e logotipos apropriados para lembrá-lo e reforçá-lo.

Conheça O que é investigação empresarial

5. Crie uma página de agradecimento 

Encerre sua pesquisa com uma nota de “Obrigado por concluir a pesquisa. Agradecemos por dedicar seu tempo valioso e nos ajudar a atendê-lo melhor”. Você também pode recompensar seus clientes, oferecendo-lhes algum tipo de incentivo para responder à sua pesquisa. 

Escrever uma pesquisa de opinião do cliente corretamente, levando todos esses pontos em consideração, ajudará você a coletar informações acionáveis e a aumentar o sucesso de seus negócios. Envie essas pesquisas uma ou duas vezes por trimestre e saiba o que você pode fazer para melhorar.

Vantagens e desvantagens de como realizar uma pesquisa de opinião

Entre as principais vantagens da realização de uma pesquisa de opinião estão:

  • São um método de coleta de dados de baixo custo que requer pouco tempo.
  • É possível coletar informações de um grande número de pessoas.
  • Permite obter um panorama do assunto que a ser estudado.
  • É possível fazer uma única pergunta de múltipla escolha.

Entre as desvantagens de uma pesquisa de opinião estão:

  • Existe a possibilidade de que a margem de erro seja ampla.
  • É possível que, devido à falta de confiança, os participantes não ofereçam sua resposta.
  • Se os participantes responderem, existe a possibilidade de que suas respostas não sejam completamente verdadeiras.
  • É possível que a maneira pela qual as perguntas são escritas ou a ordem que elas estão influencie a resposta dos participantes.

Também recomendamos: Pesquisa ou sondagem? Quais são as diferenças e quando devemos usar cada uma?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.