Pesquisa ou sondagem? Quais são as diferenças e quando devemos usar cada uma?

Pesquisa ou sondagem: como saber quando usar cada uma?

Agora que a QuestionPro adicionou PollBob à sua família de produtos, pode acontecer que ao fazer login na QuestionPro, você se depare com uma pergunta indagando se não seria melhor fazer uma sondagem. Então, qual escolher? Sondagem ou Pesquisa, qual usar?

Resposta rápida e prática na aplicação de sondagem ou pesquisa

  • Sondagens são rápidas e as pesquisas são longas.
  • Pesquisas são para tomada de decisões e obtenção de opiniões, as sondagens para se conhecer o panorama.
  • As sondagens oferecem resultados imediatos, já as pesquisas necessitam de um tempo para analisá-los;

Leia também: Pesquisas utilizando dados móveis

Quando você precisa dos resultados?

  • PARA AGORA! Utilize uma sondagem. A sondagem pela internet é a escolha ideal quando se tem perguntas simples com opções diretas de respostas. Por exemplo: você vai viajar mais de 450 quilômetros para a celebração do Ano Novo? (sim, não, não sei).
  • PARA DEPOIS. Se você pode esperar os resultados, utilize,então, uma pesquisa.

Quantas perguntas você precisa que respondam?

  • Uma? Use uma sondagem. A sondagem é uma maneira fácil de verificar como seus clientes se sentem. A menos que faça parte de uma organização Gallup, não precisará usar muita teoria acadêmica ou design nas perguntas. Faça uma pergunta; obtenha uma resposta e veja o que todos disseram.
  • Muitas? Use uma pesquisa.  A pesquisa usa uma forma mais estruturada e avançada de perguntas. Utilize uma pesquisa quando se tratar da tomada de uma decisão (ou uma série de decisões) sobre o que fazer.

Você tem que tomar uma decisão muito importante?

  • Não. Use uma sondagem para conhecer o panorama ou a visão das pessoas sobre determinado assunto.
  • Sim. Use uma pesquisa para obter dados quantitativos e estatísticos que prognostiquem como as pessoas agirão.

Há opções limitadas e específicas?

  • Sim. Use uma sondagem: se a lista de todas as opções possíveis é menor que 7.
  • Não. Use uma pesquisa: as pesquisas são ideais se houver falta de clareza em torno das respostas e se precisa obter algumas respostas abertas.

É um assunto sério ou divertido?

  • Se o assunto é sério, use uma pesquisa: as sondagens também podem abordar temas sérios, mas sua estrutura propicia o desenvolvimento de um contexto mais variado; e isso é difícil de alcançar com uma única pergunta.
  • Se é algo divertido, use uma sondagem: ela permite a oportunidade de adicionar um pouco de diversão ao trabalho.

Você precisa controlar os entrevistados?

Caso a resposta seja sim, use uma pesquisa. Uma com múltiplas perguntas e dados demográficos, pois permite manter o controle sobre os seus entrevistados. Se você precisa de um número específico de entrevistados com alguma informação demográfica específica, então a pesquisa é o mecanismo adequado para alcançar este objetivo. Você pode fazer perguntas de qualificação e só permitir a pesquisa para os entrevistados que preencham os critérios.

Caso a resposta seja não:  As sondagens não são tão boas como as pesquisas para a análise dos atributos dos entrevistados. Não é posível qualificar os seus entrevistados e suas respostas geralmente são uma medida geral.

Veja também:  Eficácia nas ações de Marketing

As exceções para sondagem ou pesquisa

O novo recurso de sondagem da QuestionPro Survey permite que você faça algumas coisas que as sondagens tradicionais não conseguem. Isto é, a capacidade de vincular sondagens e poder fornecer algumas respostas abertas.

Embora pareça ser bom, nunca se deve usar uma sondagem para fazer o trabalho de uma pesquisa.Sondagem ou Pesquisa Online? Minha recomendação é que se use uma sondagem quando se tem uma pergunta simples e se deseja gerar participação ou discussão sobre um tema.

Use uma pesquisa para reunir dados para serem usados na tomada de decisões.

Então? Pesquisa ou Sondagem

Sondagem on line

Poucas perguntas e respostas imediatas sem a necessidade de um controle de respondentes, e um assunto não tão sério, é melhor utilizar uma sondagem.

Pesquisa online

Para uma quantidade de perguntas maior e um tempo mais longo e preciso na obtenção dos resultados, com temas mais formais; o aconselhável é utilizar uma pesquisa online.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.