Pesquisa de opinião: tipos, características e como aplicar

É bem provável que em algum momento você tenha se deparado com algum questionário de pesquisa de opinião sobre algum produto, serviço, marca, etc, verdade?

Mas afinal, o que é pesquisa de opinião?

É uma pesquisa que busca conhecer a opinião do público, em sua maioria, com perguntas abertas, sobre determinado assunto para lançar um novo produto, saber se seu serviço atende as necessidades de seus clientes, identificar o posicionamento da sua marca, saber as intenções de voto da população e muitas outras indagações que podem ser respondidas através destas pesquisas.

Por meio de uma pesquisa de opinião, é possível conhecer o caminho que o público-alvo seguirá, pois, aplicando uma ou várias perguntas, o pesquisador pode obter uma ampla variedade de respostas que o orientarão para uma melhor tomada de decisão.

Uma pesquisa de opinião tem as seguintes características:

  • Por ser um método de coleta aleatória e com uma análise de dados superficial, não segue um método específico.
  • Geralmente, é usado por partidos políticos ou mídia para conduzir pesquisas de acordo com o contexto do campo de estudo.
  • Se pode coletar informações de pesquisas online, pesquisas por telefone, grupo de foco, etc, ou coletar comentários nas redes sociais.
  • São um método de coleta de dados de baixo custo que requer pouco tempo.
  • É possível coletar informações de um grande número de pessoas.
  • Permite obter um panorama do assunto que a ser estudado.
  • É possível fazer uma única pergunta de múltipla escolha.

 

 

Tipo de pesquisa de opinião e suas metodologias

Pesquisa Top Of Mind

A pesquisa top of mind é utilizada para medir a lembrança de marca na mente do consumidor e pode ser induzida ou espontânea com perguntas abertas ou fechadas dependendo do objetivo da pesquisa. 

A principal pergunta da pesquisa top of mind é “Qual marca é lembrada primeiro pelos indivíduos em determinado segmento? Porém não é a única informação relevante, informações como idade, sexo e classe social são importantes e te ajudarão a analisar melhor os resultados e planejar melhor suas estratégias finais.

Nas perguntas espontâneas e abertas o entrevistado responde o que vem à mente, pode ser uma marca conhecida ou local. Já nas sugeridas são feitas perguntas fechadas com opções determinadas em que o entrevistado precisa escolher uma dentre elas.

 

Pesquisas eleitorais

Quando falamos em pesquisas eleitorais nos vem à mente as pesquisas de intenções de voto que são muito populares e são realizadas durante a campanha eleitoral, porém vai muito além disso. Por exemplo, um governo possui vigência predeterminada de quatro anos, porém é muito comum que as pesquisas continuem sendo feitas após a posse do candidato eleito para saber a avaliação de seu governo. 

As pesquisas eleitorais podem ter perguntas abertas e fechadas e podem ser realizadas por amostragem, onde é aplicada à uma parte proporcional da população com características que representem toda a população ou por senso onde é aplicada á população total de pessoas, sendo a menos usada já que é necessário um investimento consideravelmente maior do que no método de amostragem.

 

Pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é uma metodologia essencial para quem deseja investir em um negócio ou já possui um negócio e precisa se renovar. É muito importante também para empresas que já estão consolidadas e precisam tomar decisões estratégicas, mas sem correr o risco de encarar sérios prejuízos.

A pesquisa de mercado pode ser feita com perguntas abertas ou fechadas e pode ter diversos objetivos dentre eles entender as necessidades de seus clientes, saber sobre o desempenho e a imagem do seu produto ou serviço diante do consumidor, analisar a concorrência, saber sobre o crescimento de seu negócio, dentre outros.

 

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é um tipo de pesquisa que por algum tempo não foi muito explorada, mas que passou a ser essencial na jornada de qualquer empresa. Este tipo de pesquisa também pode ser feita com perguntas abertas ou fechadas em inúmeras áreas de uma empresa ou instituição. 

É uma metodologia importante também pelo fato de que verdadeiramente dá voz ao público, ou seja, a pesquisa é feita para que se implante melhorias para o próprio entrevistado podendo ser clientes, colaboradores, eleitores e etc.

 

 

Como criar uma pesquisa de opinião

Há um campo gigantesco de objetivos e constatações que se podem atingir por meio da pesquisa de opinião. Através dela você abre, mantém, renova ou encerra um negócio. 

Para saber se um produto ou serviço possui público em potencial e se suas características atende as necessidades do público, para analisar a concorrência, para inovar a identidade visual da sua empresa, para saber se sua equipe de trabalho está feliz e confortável e que melhorias poderiam ser implantadas, para saber qual candidato possui mais chances de ganhar a eleição e para saber se após eleito está fazendo um bom trabalho e etc.

O fato é que a pesquisa de opinião é o que liga diretamente você à seu público e baseado nela você é capaz de traçar qualquer estratégia sem correr grandes riscos, porém sem a pesquisa de mercado seria simplesmente dar um tiro em um escuro total. 

A QuestionPro possui um software de pesquisas online e offline para que você possa criar pesquisas de maneira rápida e fácil, com diferentes tipos de perguntas e lógicas para otimização da pesquisa – fator que impacta diretamente na experiência do respondente. Além disso, a QuestionPro oferece um painel de controle com relatórios avançados que você poderá compartilhar com toda a sua equipe!

 

DICA: antes de planejar uma pesquisa é necessário ter definido qual seu objetivo final para que seja aplicado o método de pesquisa de opinião mais adequado e coerente

 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa do mercado! Conheça todos os produtos e licenças da QuestionPro em uma demonstração da plataforma.

Agendar demonstração grátis