Software de pesquisa: 20 principais recursos que você deve considerar.

Quanto mais recursos um software de pesquisa oferece, mais ele te possibilita personalizar sua pesquisa de acordo com seu público. Porém, as vezes esta variedade de opções pode confundir os usuários que não sabem ao certo quais recursos são mais importantes para sua pesquisa ou, como escolher um software de pesquisa ideal. 

A QuestionPro vai te ajudar a resolver este dilema.

Investir no software de pesquisa QuestionPro te permite utilizar as mais avançadas ferramentas de criação, distribuição e análise de pesquisas do mundo. 

Temos centenas de modelos de pesquisas e milhares de modelos de perguntas, associados com nossas poderosas ferramentas de análise, para ajudá-lo a estudar os resultados e criar um plano de ação para melhorar sua organização.

20 principais recursos que somente o software de pesquisa da QuestionPro oferece

  1. Pontuação líquida do promotor

A pesquisa NPS (Net Promoter Score) serve para determinar o quanto sua marca é recomendada, por seus clientes para seus familiares e amigos. 

É solicitado aos respondentes que classifiquem sua experiência com a marca e indiquem qual a probabilidade de eles recomendarem sua marca. 

A pontuação varia de 0 a 10 sendo que, de 9 a 10 indica que ele recomendaria a marca aos familiares e amigos, de 7 a 8 são considerados clientes passivos, e abaixo de 6 são os que não estão felizes e provavelmente deixarão de comprar seus produtos e serviços. 

Ter uma boa pontuação no NPS ajuda a aumentar o reconhecimento da marca e o marketing boca a boca.

  1. Análise conjunta

O objetivo da análise conjunta em um software de pesquisa é decifrar como as pessoas fazem escolhas complexas. Você pode usar a análise conjunta para ajudar a determinar quais escolhas um cliente fará durante o processo de compra, e adaptar para seu negócio.

A análise conjunta é uma parte essencial da pesquisa de mercado, porque analisa o processo de pensamento de seu público-alvo, e te permite estar um passo à frente do seu potencial consumidor e de seus concorrentes.

  1. Análise Maxdiff

Às vezes chamado de melhor pior escala. Você pode usar a análise MaxDiff para determinar as preferências dos entrevistados. A análise MaxDiff é semelhante à análise conjunta, pois analisa as escolhas dos consumidores ao comprar um produto ou serviço. 

As perguntas mostram aos respondentes uma lista de itens ou recursos e, em seguida, pedem que classifiquem cada item como “mais importante” ou “menos importante”. Essa análise mostra quais recursos são mais importantes para um cliente. 

Você pode usar essas informações para criar produtos e recursos, que atendam perfeitamente as necessidades e desejos dos clientes.

  1. Pesquisa com áudio

Um dos maiores desafios na realização de pesquisas online é gerar interesse de participação no público, e tornar a pesquisa mais atrativa e envolvente, é uma forma de obter uma taxa de resposta mais alta. Com o software de pesquisa da QuestionPro você pode incorporar arquivos de áudio ao seu questionário e criar uma pesquisa muito mais interessante.

As pesquisas com áudio também permitem transmitir mais informações sobre seu produto ou serviço, e ajuda os entrevistados a se lembrarem das informações que receberam. Muitos participantes digitalizam o texto rapidamente a fim de concluir a pesquisa, os arquivos de áudio os incentivam a desacelerar e pensar em suas respostas.

  1. Pesquisa com vídeo

O uso de vídeos em suas pesquisas pode ser ainda mais útil que o uso de arquivos de áudio. O vídeo é um meio de comunicação atrativo, que requer mais atenção do que apenas texto ou imagens, e incentiva o público não só a responder, mas a dar respostas mais precisas.

Uma pesquisa em vídeo também pode ajudar a criar uma experiência mais pessoal para os entrevistados, mesmo eles estando diante de uma máquina.

Por exemplo, um vídeo tutorial pode ajudar a explicar rapidamente os recursos de um produto, para que os entrevistados avaliem com mais propriedade a importância de cada um deles.

  1. Saltar lógica e ramificação

Os recursos de lógica de salto e ramificação permitem criar pesquisas “inteligentes”. A lógica de salto direciona o respondente para lugares distintos, com base nas respostas à perguntas condicionais ou de triagem. Esta funcionalidade ajuda a manter a pesquisa relevante para os entrevistados, e diminui a chance de um respondente desistir.

Por exemplo, você deseja pesquisar o uso do telefone celular e há uma pergunta condicional que questiona se o entrevistado usa as mídias sociais em seu telefone, os que respondem sim, recebem um conjunto de perguntas relacionadas ao uso das mídias sociais, já os que respondem não, são direcionados para o próximo conjunto de perguntas relevantes para eles.

  1. Tubulação de texto

A tubulação de texto é outro recurso importante em um software de pesquisa, já que ajuda a criar uma pesquisa inteligente e personalizada. Ele funciona usando a resposta de uma pergunta anterior, no texto de uma pergunta posterior. Esta ferramenta faz com que os entrevistados se sintam importantes, já que sua resposta é levada em consideração e direciona o restante da pesquisa.

Digamos que você faça uma pergunta aos participantes sobre sua marca preferida de café, e seu entrevistado responda “Starbucks”, sua próxima pergunta é uma pergunta aberta que pede ao entrevistado para descrever por que o café “Starbucks” é seu preferido.

  1. Pesquisas protegidas por senha

Você pode adicionar mais controle à sua pesquisa protegendo-a por senha. Uma pesquisa protegida por senha exige que os respondentes insiram uma senha para concluir a pesquisa. Você tem duas opções de proteção de pesquisa por senha com a QuestionPro, criar uma senha global ou uma pessoal que é uma combinação de endereço de email e senha.

As senhas globais usam uma senha única para proteger a pesquisa, esse recurso permite que qualquer pessoa com esta senha possa acessar a pesquisa. As senhas de combinação de email, por outro lado, usam uma senha exclusiva para cada endereço de email. Os entrevistados devem inserir seu endereço de e-mail e senha individual para responder à pesquisa. 

Esta ferramenta também melhora o direcionamento e a precisão dos resultados, já que somente será respondida por quem você realmente deseja escutar.

  1. Temporizador de pesquisa

A QuestionPro permite adicionar um recurso de temporizador ou tempo limite às pesquisas. Os temporizadores de pesquisa limitam a quantidade de tempo que um respondente possui para concluir a pesquisa e caso não responda a tempo todas as perguntas a pesquisa é fechada automaticamente. As respostas inacabadas são marcadas como incompletas.

Os cronômetros de pesquisa são ideais para diminuir a taxa de desistência e a dispersão durante a pesquisa. Quando um entrevistado vê que está sendo cronometrado, geralmente concentra mais energia na conclusão da pesquisa, sem um cronômetro, o entrevistado pode se distrair e até abandonar o estudo.

Pesquisas programadas também podem ser úteis no processo de contratação de funcionários. Por exemplo, você pode dar a um potencial contratado, um questionário sobre o setor. Cronometrando a pesquisa você limita a chance de o possível funcionário usar recursos externos para responder às perguntas.

  1. Questões de múltipla escolha

As perguntas de múltipla escolha são um dos tipos mais comuns de perguntas, além de serem fáceis de usar permitem que os respondentes concluam a pesquisa rapidamente. As perguntas de múltipla escolha também possuem subtipos diferentes e você pode optar por um layout simples, bastando um click para selecionar a opção, ou mais complexo, como uma pergunta de múltipla escolha de arrastar e soltar.

Além de ser mais confortável para os entrevistados, as perguntas de múltipla escolha são ideais para análise de dados. A natureza estruturada facilita a classificação de dados e a comparação e análise de respostas.

Quando você usa perguntas de múltipla escolha deve sempre disponibilizar a opção “outro” ou “nenhuma das opções anteriores”. Essas opções ajudam seus entrevistados a se sentirem representados caso sua opinião não se encaixe nas outras alternativas.

  1. Perguntas sobre classificação

As perguntas de ordem de classificação é um subtipo das perguntas de múltipla escolha e permite que os respondentes qualifiquem suas respostas em ordem de importância. Existem vários tipos de perguntas de classificação, pode ser uma classificação interativa de arrastar e soltar ou perguntas suspensas de classificação de múltipla escolha.

Você pode usar perguntas de classificação em diferentes tipos de pesquisas, incluindo pesquisa de mercado ou experiência do cliente. Por exemplo, você administra um restaurante e deseja saber quais são os aspectos mais importantes das refeições para seus clientes. Você pode pedir que classifiquem suas preferências de experiência gastronômica do mais para o menos importante, usando qualidade de comida, atendimento ao cliente, tempo de espera e preço.

  1. Perguntas da matriz lado a lado

As perguntas da matriz são um tipo mais complexo de pergunta de múltipla escolha representada em uma grade. As perguntas da matriz lado a lado apresentam um recurso avançado de matriz. Você pode usar perguntas da matriz lado a lado para comprimir o tamanho de sua pesquisa combinando várias perguntas em uma grade.

Você deve estar atento ao usar perguntas da matriz lado a lado, já que nem sempre o mesmo layout responde bem em dispositivos móveis e pode ficar confuso para responder. Sempre faça o teste antes de distribuir a pesquisa.

  1. Perguntas sobre classificação por estrelas

As classificações por estrelas são um método universalmente aceito para classificar um produto, serviço ou organização. A maioria das pessoas sempre verificam quantas estrelas um produto ou serviço recebeu antes de comprá-lo. As classificações por estrelas fornecem uma visão geral de forma detalhada e facilitam a digestão: mais estrelas são positivas e menos estrelas são negativas.

Este tipo de pergunta também ajuda a dar credibilidade para seu produto, já que devido a praticidade os consumidores tendem a responder a pesquisa fazendo com que os consumidores em potencial vejam que seu produto está sendo comprado e usado. Esta pergunta também adiciona um nível de exclusividade à sua pesquisa e ajuda a criar uma experiência interativa com os entrevistados, que classificam ativamente cada atributo do seu produto ou serviço através das estrelas.

  1. Perguntas Smiley Face

Nada é mais direto do que imagens básicas que representam seus sentimentos. As perguntas com carinhas sorridentes são uma escala de 5 pontos que varia de expressões positivas a negativas.

Esse tipo de pergunta ajuda a adicionar elementos visuais à sua pesquisa e a diminuir o esforço necessário aos respondentes. Quanto mais rápido o entrevistado entender e responder a uma pergunta, maior a probabilidade de concluir sua pesquisa.

  1. Perguntas sobre o Flex Matrix

Uma questão de matriz flexível faz parte da família de perguntas da matriz de grade. Geralmente chamada de matriz de grade complexa, uma matriz flexível permite o uso de vários tipos de resposta em uma pergunta da matriz. Suas linhas permanecem as mesmas, mas você pode agregar perguntas em cada coluna.

Digamos que você deseja saber quando um candidato estará disponível para uma entrevista em sua empresa. Sua matriz pode listar todos os dias da semana como uma linha. A primeira coluna oferece caixas de seleção para disponibilidade diurna ou noturna. A segunda coluna solicita que os respondentes digitem um intervalo de tempo específico.

  1. Perguntas sobre análise de mapa de calor

A análise do mapa de calor permite que você mostre uma imagem aos seus entrevistados e peça que eles escolham um local na imagem com base na sua pergunta. O Heatmapping é uma ferramenta que coleta todas as respostas e adiciona cor à imagem com base no local escolhido pelas pessoas. Cores mais escuras representam mais respostas nessa área.

Por exemplo, você deseja uma visualização fácil de onde seus entrevistados vivem no Brasil. Você mostra um mapa do Brasil e pede que eles cliquem no local onde residem. O mapa analisa cada área através de cores ou tonalidades diferentes, nas regiões com mais respostas as cores estarão mais concentradas e escuras.

  1. Perguntas sobre a escala deslizante

As perguntas de escala deslizante é um subtipo de pergunta de classificação. É usado um controle interativo deslizante onde os respondentes qualificam o produto ou serviço apenas deslizando o indicador ao longo da escala até o ponto exato da resposta.

Por exemplo, você pode pedir que alguém avalie um produto com base no preço, qualidade e tempo de entrega. Cada atributo obtém um controle deslizante com uma escala relativa à pergunta, como 0 a 100. O respondente move o controle deslizante para o número apropriado com base nas suas opiniões de acordo com cada atributo.

  1. Perguntas de soma constante

Uma pergunta de soma constante é um tipo de pergunta de ordem de classificação. No entanto, em vez de simplesmente classificar as respostas, o entrevistado deve dividir sua classificação por um valor numérico. As respostas devem somar um número fixo que pode ser configurado pelo criador da pesquisa. Esta pergunta permite que o participante dê mais peso à opções específicas.

Por exemplo, você pode pedir a um participante para classificar suas marcas favoritas de celular, como Apple, LG, Samsung e Motorola. Um entrevistado pode classificar a Apple como 100 e o restante como 0. Outro pode classificar todos igualmente como 25. Ainda outro entrevistado pode ter a Samsung como sua melhor escolha, com uma classificação de 60, a Apple como a segunda em 20, a LG na terceira com 15 e Motorola em último com 5.

  1. Perguntas sobre arrastar e soltar

As perguntas de arrastar e soltar permite que os entrevistados classifiquem uma série de marcas, produtos ou recursos em ordem de importância. O entrevistado pode clicar ou tocar em um recurso de forma interativa e fisicamente movê-lo para o lugar correspondente no ranking.

Adicionar uma pergunta de arrastar e soltar pode ajudar a manter os participantes envolvidos durante sua pesquisa. A natureza interativa de uma pergunta de arrastar e soltar é visualmente atraente e estimulante para a mente.

  1. Perguntas do Randomizer

A resposta da sua pergunta de múltipla escolha em uma ordem aleatória, ajuda a reduzir o viés do pedido. Viés de ordem é quando um entrevistado tende a escolher a primeira resposta em uma pergunta. Se você está perguntando sobre as preferências da marca de alimentos para animais de estimação, colocar sua marca no topo de cada pergunta pode levar a resultados distorcidos.

As perguntas aleatórias da QuestionPro randomizam automaticamente a ordem das respostas para que os resultados sejam imparciais. Esta ferramenta também ajuda a manter os entrevistados envolvidos, pois eles precisam ler cada conjunto de respostas para encontrar a que desejam.

Estes são 20 dos recursos mais importantes em um software de pesquisa e alguns destes serão perfeitos para seu projeto e farão da sua pesquisa um sucesso. 

Precisando de ajuda para selecionar os melhores recursos em um software de pesquisa para sua empresa? Entre em contato com a QuestionPro! Ficaremos muito felizes em ajudá-lo.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.