Uma pesquisa de nível socioeconômico é uma ferramenta que permite coletar informações sobre a renda ou situação econômica apresentada pelas famílias de uma determinada área.
Com essa ferramenta de pesquisa de nível socioeconômico, o pesquisador pode avaliar fatores como renda familiar, indicadores de pobreza em bairros e escolas para determinar a relação que esse tipo de fatores tem com aspectos como a saúde dos indivíduos, modo de vida, desenvolvimento, etc.
Saiba mais sobre pesquisa social com este artigo que temos para você: O que é pesquisa social?
Classificação do nível socioeconômico
A escala de nível socioeconômico pode ser classificada da seguinte forma:
A / B: Está formando por principalmente (82%) dos domicílios onde o chefe da família tem estudos profissionais e possui Internet em suas casas. Nesse nível, as pessoas investem mais em educação e gastam pouco em comida.
C +: Consiste em pessoas que em sua maioria (89%) possuem um ou mais veículos. Além disso, 91% têm acesso à internet em sua casa. Pouco menos de um terço de suas despesas são gastas em comida e o que elas gastam em roupas e calçados é semelhante a outros níveis.
C: É formado por famílias onde 81% têm um chefe de família com ensino primário. 73% têm acesso à internet em casa, 35% das despesas são alocadas para alimentação e 9% para educação.
C-: É composto por 73% dos agregados familiares que têm um chefe de família com ensino primário. 47% têm conexão com a Internet, 38% das despesas são para alimentação e 5% para roupas e calçados.
D +: Tem 62% dos agregados familiares onde o chefe da família tem ensino primário. Além disso, 19% têm acesso à internet fixa, 41% alocam seus gastos à alimentação e 7% à educação. Leia também: Como os dados populacionais são classificados?
D: Consiste em 56% dos agregados familiares onde o chefe da família terminou o ensino primário e 4% têm acesso à internet fixa. Além disso, 46% direcionam sua renda para alimentação.
E: é formado por 95% dos domicílios que têm um chefe de família sem estudos primários. Além disso, 0,1% têm acesso fixo à Internet em sua casa, 52% direcionam suas despesas para alimentos e apenas 5% são destinados à educação.
Também recomendamos a leitura de: O que é o modelo de análise conjoint?
Como conduzir uma pesquisa de nível socioeconômico
Para realizar uma pesquisa de nível socioeconômico, é necessário seguir os seguintes passos:
- Etapa 1: determine o tamanho da amostra e a segmentação geográfica.
- 2: Crie o questionário.
- 3: colete dados com ferramentas digitais. Com a QuestionPro você pode encontrar diferentes opções para coletar informações. Confira também: Conheça a tecnologia de medição MaxDiff e aplique em sua pesquisa
Vantagens do uso de dispositivos móveis para realizar uma pesquisa de nível socioeconômico
Você pode aplicar pesquisas off-line: isso permitirá que você colete as respostas, independentemente do local ou da conexão com a Internet. Com a QuestionPro App você pode coletar informações através de um dispositivo. Sem a necessidade de internet e pode baixar suas informações quando tiver conexão Wi-Fi. Saiba mais em: Pesquisas de campo. Como fazê-las online sem internet
Obter dados georreferenciados: determine o local em que a pesquisa foi coletada para acompanhar melhor seu projeto.
Coleta de dados multimídia: Com o aplicativo da QuestionPro você pode coletar fotos, vídeos, áudios, assinaturas e quaisquer outros dados que alimentem sua pesquisa.
Audite seus pesquisadores: valide as respostas coletadas com nossa função Auditoria de dispositivos. Dessa forma, você pode verificar se seus pesquisadores estão aplicando a ferramenta corretamente.
Se você estiver interessado em criar uma pesquisa de nível socioeconômico, obtenha uma conta gratuita da QuestionPro ou agende uma demonstração de nosso software de pesquisa on-line e lance seu projeto de pesquisa hoje mesmo.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram