Tipos de pesquisa quantitativa – conheça quais são

Os métodos quantitativos concentram-se na obtenção de informações por meio de ferramentas como pesquisas, questionários, etc. Uma vez que os dados são coletados com um dos tipos de pesquisa quantitativa, geralmente, é realizada uma análise usando métodos estatísticos.

A pesquisa quantitativa é geralmente implementada para concluir um relacionamento entre duas ou mais variáveis dentro de um público-alvo. São usados nesse processo a lógica, algum tipo de software, etc. As conclusões de uma investigação baseiam-se principalmente no fato de que a maioria dos membros de uma população tem características semelhantes.

A pesquisa quantitativa definiu claramente as perguntas e, a partir delas, você deve obter respostas de uma população ou grupo-alvo.

4 tipos de pesquisa quantitativa

Existem 4 tipos diferentes de pesquisa quantitativa que podem ser muito úteis em seu próximo estudo:

Investigação através de pesquisas

A investigação através de pesquisas é um método em que os pesquisadores podem analisar o comportamento do cliente usando fontes como pesquisas on-line, questionário,s etc.

Esse tipo de pesquisa quantitativa pode ser realizada com um único grupo específico e também com vários grupos. Um pré-requisito para esse tipo de pesquisa é que a amostra de entrevistados tenha membros selecionados aleatoriamente. Dessa maneira, um pesquisador pode facilmente manter a precisão dos resultados obtidos; uma vez que a pesquisa é aplicada a uma grande variedade de entrevistados selecionados aleatoriamente.

Tradicionalmente, a pesquisa era realizada pessoalmente ou por telefone, mas com o progresso dos meios tecnológicos, hoje, a pesquisa de mercado por meio de pesquisas on-line é a maneira mais fácil e comum de se aplicar.

Exemplos de perguntas da pesquisa:

  • Como foi sua experiência com nosso executivo de atendimento ao cliente?
  • O que você acha do nosso site atual?

Exemplos de perguntas quantitativas para uma pesquisa

Pesquisa correlacional

Como o nome sugere, os pesquisadores usam esse tipo de pesquisa quantitativa para relacionar duas ou mais variáveis usando métodos de análise matemática. Algumas das variáveis geralmente analisadas são os padrões, relacionamentos e tendências. O impacto de uma dessas variáveis é observado quando muda a relação entre elas. De fato, é comum que os pesquisadores tendam a manipular uma das variáveis para alcançar os resultados desejados.

Idealmente, recomenda-se não tirar conclusões com base em pesquisa correlacional. Isso ocorre porque não é obrigatório que duas variáveis sejam sincronizadas ou relacionadas.

Exemplos de perguntas de pesquisa correlacional: 

  • A relação entre estresse e depressão
  • A equação entre fama e dinheiro
  • A relação entre as atividades de uma turma da terceira série e seus alunos.

Quais são os métodos quantitativos para uma investigação?

Investigação causal comparativa

Dentre os tipos de pesquisa quantitativa, destaca-se o fato de depender principalmente do fator de comparação. Este método é usado pelos pesquisadores para tirar conclusões sobre a equação de causa-efeito entre duas ou mais variáveis; ​​(onde uma variável depende da outra variável independente).

A variável independente é definida, mas não manipulada, e o que geralmente é feito é observar seu impacto na variável dependente. Como as variáveis ​​dependentes e independentes sempre existirão em um grupo, recomenda-se que as conclusões sejam cuidadosamente estabelecidas levando em consideração todos os fatores.

Dicas para a análise de dados de pesquisas quantitativos

A pesquisa causal comparativa não se limita à análise estatística de duas variáveis, mas se estende à análise de como as várias variáveis ​​ou grupos mudam sob a influência das mesmas alterações.

Esta pesquisa é realizada independentemente do tipo de relacionamento existente entre as duas ou mais variáveis ​​que estão sendo investigadas. A análise estatística é o método usado para apresentar claramente o resultado obtido com esse tipo de pesquisa quantitativa.

Exemplo de perguntas comparativas de pesquisa causal:

  • O impacto das drogas em um adolescente.
  • Efeito de uma boa educação em um estudante de primeira série.
  • O efeito da comida nos povos da África.

Veja: Pesquisa quantitativa e suas análises na prática de pesquisa

Pesquisa experimental como um tipo de pesquisa quantitativa

Outros tipos de pesquisa quantitativa é essa que depende basicamente de uma teoria. Pode haver várias teorias em uma investigação experimental. Vale ressaltar que uma teoria é uma afirmação que pode ser verificada ou refutada.

Após o estabelecimento da declaração, outras tarefas são executadas para entender se a teoria é válida ou não. Esse tipo de método é usado principalmente em ciências naturais ou sociais, pois existem várias declarações que devem ser demonstradas se estiverem corretas ou incorretas.

Amostra deliberada, crítica ou experimental: conheça agora!

Exemplos de uma investigação experimental seriam:

  • Os métodos de pesquisa tradicionais são mais eficazes que as técnicas modernas.
  • Os horários sistemáticos de ensino ajudam as crianças que têm problemas para se adaptar ao curso.

Com a QuestionPro, você pode realizar esses tipos de pesquisa quantitativa e qualitativa, agendar uma demonstração e conhecer todas as funções que temos disponíveis para você.

Leia também: O que é observação quantitativa?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.