Exemplos de perguntas quantitativas para uma pesquisa

As perguntas quantitativas em uma pesquisa são definidas como perguntas objetivas usadas para obter informações detalhadas dos entrevistados sobre um tópico de pesquisa. As respostas recebidas para essas perguntas quantitativas são analisadas para gerar um relatório com base nesses dados quantitativos. Essas perguntas formam o núcleo de uma investigação e são usadas para coletar dados numéricos e determinar resultados estatísticos.

Antes de iniciar uma pesquisa on-line, o objetivo da pesquisa deve ser estabelecido. Toda pesquisa deve ter uma resposta para a pergunta: “Quais são os resultados esperados da investigação?” Depois de ter a resposta, a segunda etapa será decidir o tipo de dados necessários: quantitativo ou qualitativo.

Decidir o tipo de dados é um indicador das informações necessárias ao realizar a pesquisa. Embora dados qualitativos forneçam informações detalhadas sobre o assunto, dados quantitativos fornecerão informações efetivas e precisas. Portanto, as perguntas quantitativas de uma pesquisa servem como um canal para coletar informações quantitativas.

Tipos de perguntas quantitativas e exemplos

As perguntas quantitativas de uma pesquisa devem ser de tal ordem que ofereçam aos entrevistados um meio de responder com precisão. São divididos em três tipos:

1.- Perguntas descritivas:

As perguntas descritivas de uma pesquisa são usadas para obter informações sobre uma variável ou múltiplas variáveis para associar uma quantidade à variável.

É o tipo mais simples de perguntas quantitativas e ajuda os pesquisadores a quantificar as variáveis pesquisando uma grande amostra do mercado-alvo.

As perguntas descritivas mais implementadas começam com “O que é isso …”, “Quanto …”, “Qual é a porcentagem de …” e perguntas semelhantes. Um exemplo de pergunta descritiva é o que encontramos em uma pesquisa de segmentação demográfica: “Quantas pessoas entre 18 e 25 se exercitam diariamente?”

Leia também: Como conduzir um questionário de dados sociodemográficos

Exemplos de questões descritivas

Qual é a comida favorita dos brasileiros?

  • Variável: Cozinha
  • Grupo alvo: brasileiros

Quantos cidadãos chineses decidem deixar o país a cada ano em busca de melhores oportunidades?

  • Variável: número de cidadãos que procuram melhores oportunidades.
  • Grupo alvo: cidadãos chineses.

Nestes exemplos, os pesquisadores devem se concentrar na quantificação da variável. O único fator que muda é o parâmetro de medição. Cada exemplo menciona uma questão de pesquisa quantitativa diferente que precisa ser medida por parâmetros diferentes. 

As respostas para as perguntas descritivas são definitivas para o tópico da pesquisa e quantificam os tópicos da análise.

Geralmente, uma investigação quantitativa exigirá uma longa lista de perguntas descritivas, mas, por exemplo, a pesquisa experimental será eficaz com algumas perguntas descritivas na pesquisa.

Focus groups, como inovar nesta técnica de pesquisa qualitativa

2.- Perguntas comparativas

As questões comparativas são usadas para estabelecer uma comparação entre dois ou mais grupos com base em uma ou mais variáveis ​​confiáveis. Essas questões quantitativas começam com “Qual é a diferença entre” [variável confiável] ou entre [dois ou mais grupos]? Esaa questão será suficiente para perceber que o objetivo principal das questões comparativas é formar uma relação comparativa entre os grupos que estão sendo considerados.

Exemplos de questões comparativas

1.- Qual é a diferença nas preferências culinárias entre adultos e crianças brasileiras?

  • Variável: preferências culinárias
  • Grupos de comparação: adultos e crianças brasileiras

2.- Qual é a diferença entre os fatores que motivam estudantes brasileiros e argentinos a se unirem a universidades americanas?

  • Variável: Fatores que transformam decisões de carreira
  • Grupos de comparação: estudantes brasileiros e argentinos

3.- Qual é a diferença de noções políticas entre cidadãos peruanos e venezuelanos?  

  • Variável: noções políticas
  • Grupos de comparação: cidadãos peruanos e venezuelanos

Os diferentes grupos mencionados nas opções anteriores indicam variáveis independentes. Essas variáveis independentes podem ser baseadas em gênero, etnia ou educação. É a variável que determina a complexidade das questões das pesquisas comparativas.

Saiba também: Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

3.- Questões de relação

Perguntas de relação são usadas para entender a associação, tendências e a relação causal entre duas ou mais variáveis. Quando os tópicos de pesquisa são discutidos, o termo relação/ questões causais deve ser usado com cuidado, pois é um tipo de desenho de pesquisa amplamente utilizado. Essas perguntas começam com “Qual é a relação” [entre ou entre], seguido por uma série de variáveis independentes [sexo ou etnia] e variáveis dependentes [carreira, crenças políticas, etc.]?

1.- Qual é a relação entre idade e preferências alimentares no Brasil?

  • Variável dependente: preferências alimentares
  • Variável Independente: Idade
  • Grupos de relacionamentos: Brasil.

2.- Qual é a relação entre renda familiar e admissão à universidade com alunos chilenos?

  • Variável dependente: admissão na universidade
  • Variável independente: renda familiar
  • Grupos de relacionamentos: estudantes chilenos

3.- Qual é a relação entre classe socioeconômica, origem étnica, educação e estilo de vida na Colômbia?

  • Variável dependente: Lifestyle
  • Variável independente: classe socioeconômica, etnia, educação
  • Grupos de relacionamento: Colômbia

Veja também: Vantagens da pesquisa qualitativa

Como projetar perguntas quantitativas para uma pesquisa

Há quatro etapas a seguir:

1) Seleção

Selecione o tipo de questão quantitativa: o objetivo da pesquisa é refletido no tipo de pergunta quantitativa escolhida para a pesquisa.

2) Compreensão

Reconhecer as variáveis dependentes e independentes filtradas juntamente com o (s) grupo (s) alvo (s): Independentemente do tipo de pergunta quantitativa selecionada (descritiva, comparativa ou de relação), os pesquisadores devem decidir sobre as variáveis dependentes e independentes e também sobre o público-alvo.Existem quatro níveis de variáveis de medição, um dos quais pode ser escolhido para criar perguntas quantitativas: Ordinal, nominal, intervalo e proporcional.

Aprenda mais sobre os níveis de medição e aprenda a dominá-los. Uma variável não só pode ser calculada, mas também pode ser manipulada e controlada. Para as perguntas descritivas da pesquisa, pode haver várias variáveis para formar perguntas.
Nos outros dois tipos de questões quantitativas da pesquisa (comparativa e relação), variáveis dependentes e independentes devem ser decididas. As variáveis independentes são aquelas que são manipuladas para observar a alteração nas variáveis dependentes.

3) Estrutura

Escolha a estrutura correta de acordo com o tipo de pergunta quantitativa que você escolheu. Conforme discutido na seção anterior, você deve escolher as estruturas apropriadas para criar perguntas quantitativas. A intenção de criar essas perguntas deve estar alinhada com a estrutura da pergunta, indicando – 1) Variáveis 2) Grupos e 3) Ordem na qual as variáveis e grupos devem aparecer na pergunta.

4) Legibilidade

Observe os obstáculos que você está tentando solucionar para criar uma pergunta de pesquisa completa: Analise a facilidade de leitura dessas perguntas. Os entrevistados serão capazes de entender facilmente as perguntas? – Verifique esse fator antes de finalizar as perguntas quantitativas da sua pesquisa.

Também recomendamos: Pesquisa Qualitativa, como adotar em meu projeto

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.