Metodologia quantitativa de pesquisa

A metodologia quantitativa de pesquisa visa explicar através de uma investigação sistêmica dos fenômenos observáveis através da coleta de dados digitais, analisados utilizando métodos baseados em técnicas matemáticas, estatísticas ou computacionais.

A pesquisa quantitativa envolve a coleta e análise de dados quantificáveis. Aqui a questão da medição é essencial, pois permite a observação empírica e sua conexão com a dimensão conceitual da pesquisa.

Todos os dados quantitativos são dados numéricos, como estatísticas, porcentagens, etc., obtidos por meio de pesquisas, questionários ou pela manipulação de dados estatísticos preexistentes.

Metodologias quantitativa de pesquisa para coleta de dados

Existem três tipos de pesquisa quantitativa:

  1. Pesquisa Descritiva
  2. Pesquisa Experimental
  3. Causal

Como os dados quantitativos são apresentados na forma de números, a análise matemática e estatística destes pode levar ao estabelecimento de alguns resultados conclusivos.

Existem duas metodologias de pesquisa quantitativa muito populares para a coleta de dados quantitativos:

  • Pesquisas

Tradicionalmente, as pesquisas eram realizadas no papel e evoluíram gradualmente para pesquisas on-line. As perguntas fechadas constituem uma parte importante dessas pesquisas, uma vez que são mais eficazes na coleta de dados quantitativos.

Pesquisas incluem opções de resposta que são consideradas mais apropriadas para uma pergunta específica. As pesquisas são parte integrante da coleta de dados de um público maior que o tamanho convencional.

Tipos de pesquisa quantitativa – conheça quais são

Um fator crítico é que as respostas coletadas devem ser tais que possam ser generalizadas para toda a população sem discrepâncias significativas. Dependendo do tempo gasto na realização das pesquisas, elas são classificadas da seguinte forma:

Pesquisa longitudinal

Um tipo de pesquisa observacional na qual o pesquisador de mercado realiza pesquisas em um período específico de tempo. Essa pesquisa é frequentemente implementada para análise de tendências ou estudos em que o principal objetivo é coletar e analisar um padrão nos dados.

Diferenças entre estudo transversal e longitudinal

Pesquisa transversal

Nesse tipo de metodologia de pesquisa quantitativa, as pesquisas são realizadas em um determinado período de tempo através da amostra-alvo. Esse tipo de pesquisa implementa um questionário para entender um tópico específico da amostra em um período definido.

Entrevistas individuais 

Essa metodologia quantitativa de pesquisa também era tradicionalmente realizada presencialmente, mas mudou para plataformas telefônicas e online. As entrevistas oferecem aos profissionais de marketing a oportunidade de coletar dados abrangentes dos participantes. Além disso, são estruturadas e desempenham um papel fundamental na coleta de informações.

Leia também: A entrevista, uma das técnicas de coleta de dados

Entrevistas cara a cara na metodologia quantitativa de pesquisa

O entrevistador pode preparar uma lista de perguntas importantes, além das perguntas já feitas na pesquisa. Dessa forma, os entrevistados fornecem detalhes exaustivos sobre o tópico em discussão. Um entrevistador pode ser vinculado ao entrevistado em nível pessoal, o que o ajudará a reunir mais detalhes sobre o assunto e a melhorar as respostas.

Entrevistas online / por telefone

As entrevistas on-line não são mais uma novidade: independentemente da distância entre o entrevistador e o entrevistado e seus fusos horários correspondentes, a comunicação está a um clique de distância. No caso de entrevistas por telefone, são feitas com uma ligação simples.

Entrevista assistida por computador pessoal

Essa é uma técnica de entrevista individual na qual o entrevistador insere todos os dados coletados diretamente em um laptop ou qualquer outro dispositivo similar. O tempo de processamento é reduzido porque os entrevistadores não precisam carregar questionários físicos, mas simplesmente inserem as respostas em seus dispositivos móveis.

Análise dos resultados em metodologia quantitativa de pesquisa

Seguindo a metodologia da pesquisa quantitativa, você pode encontrar evidências que ajudam no processo de pesquisa.

Relacionar escalas de medição com variáveis

Associe os níveis de medição como Nominal, Ordinal, Intervalo e Proporcional às variáveis, esta etapa é importante para ordenar os dados corretamente. Os dados podem ser inseridos em uma planilha do Excel para organizá-los em um formato específico.

Saiba mais em: Observação quantitativa: como usá-la em pesquisas

Conectar estatísticas descritivas com dados

Vincule estatísticas descritivas para encapsular os dados disponíveis. Pode ser difícil estabelecer um padrão em dados brutos. Algumas das estatísticas descritivas mais usadas são:

  1. Promédia: uma média de valores para uma variável específica.
  2. Média: um ponto médio da escala de valores para uma variável.
  3. Modalidade: para uma variável, o valor mais comum.
  4. Frequência: número de vezes que um determinado valor é observado na balança.
  5. Valores mínimos e máximos: valores mínimos e máximos para uma escala.
  6. Porcentagens: formato para expressar pontuações e conjunto de valores para a variável.

Decidir em uma escala de medição na metodologia quantitativa de pesquisa

É importante decidir a escala de medida para concluir uma estatística descritiva da variável. Por exemplo, uma pontuação variável variável nunca terá média ou mediana, portanto, a estatística descritiva variará de acordo. Estatísticas descritivas são suficientes em situações em que os resultados não devem ser generalizados para a população.

Selecione as tabelas apropriadas para representar a análise dos dados coletados

Após decidir sobre uma escala de medição apropriada, os pesquisadores podem usar um formato tabular para representar os dados. Estes podem ser analisados usando várias técnicas, como tabulação cruzada.

Características da pesquisa quantitativa

Vantagens da metodologia quantitativa de pesquisa

  • Os métodos quantitativos de pesquisa fornecem uma resposta relativamente conclusiva às perguntas da pesquisa.
  • Quando os dados são coletados e analisados de acordo com uma metodologia padronizada e respeitável, os resultados geralmente são confiáveis.
  • Com tamanhos de amostra estatisticamente significativos, os resultados podem ser generalizados para um grupo-alvo inteiro.

Na QuestionPro, podemos ajudá-lo a aplicar sua metodologia quantitativa de pesquisa através de pesquisas. Programe uma demonstração para que você saiba tudo o que pode conseguir usando nosso software de pesquisa.

Também recomendamos: Pesquisa quantitativa de mercado: como conduzir uma de forma eficaz?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram