Diferenças entre estudo transversal e longitudinal

Estudo transversal e longitudinal são técnicas utilizadas para analise mais aprofundadas de dados em um pesquisa. O estudo transfersal é que levantam e analisam dados em um é definido como observacional e coleta dados para estudar uma população em um ponto no tempo. Além disso, examinar a relação entre variáveis ​​de interesse. Leia também: O que é um estudo transversal?

No estudo observacional, o pesquisador registra informações sobre os participantes sem alterar nada ou manipular o ambiente natural. Uma das características mais importante no estudo transversal é que você pode comparar diferentes amostras de diferentes períodos de tempo.

Para conhecer as diferenças entre estudo transversal e estudo longitudinal, é importante lembrar as características de cada um deles.

Aplicação:

Para investigar a relação entre o nível de colesterol de atletas de corrida de dois grupos etários em um evento sendo um grupo de 20 à 30 anos e outro de 30 à 40 anos o pesquisador pode criar subconjuntos como gênero. Mas não pode considerar os níveis de colesterol anteriores, pois estaria fora dos parâmetros. Estudos transversais permitem o estudo de muitas variáveis ​​em um dado momento.

Pesquisadores podem analisar idade, sexo, renda, etc, em relação a jogging e colesterol.

As desvantagens dos estudo transversal e longitudinal

Estudo Transversal

Apesar de haver algumas desvantagem no estudo transversal, ora como uma relação definitiva de causa e efeito, por exemplo: sem um alarme (causa) você não acorda (efeito). Isso ocorre principalmente porque o estudo transversal oferece a opção de analisar um momento no tempo.

Acima de tudo, o estudo não considera o que acontece antes ou depois. Logo, no exemplo acima é difícil saber se os atletas tinham níveis baixos de colesterol antes de começarem a correr, ou se a atividade física realmente ajudou a reduzir seus níveis de colesterol.

O que é um estudo longitudinal?

É um estudo observacional em que os dados da mesma amostra são coletados repetidamente durante um período prolongado de tempo, assim como o estudo transversal.

O estudo longitudinal pode durar de alguns anos até décadas, dependendo do tipo de dados que se queira coletar. O benefício do estudo longitudinal é que os investigadores podem tomar notas das mudanças, fazer observações e detectar quaisquer alterações que ocorrem nas características de seus participantes e permite estabelecer um sequência coerente dos dados.

Exemplo:

Igualmente, seguindo o exemplo do colesterol, suponhamos que vamos coletar dados de um grupo de mulheres de 30 anos à 40 anos, que praticam corrida regularmente por 10 anos; no estudo longitudinal podemos considerar o nível de colesterol desde quando elas iniciaram suas atividades com corrida.

Porém durante o processo de investigacao o investigador pode definir qual técnica é a mais apropriada para o seu projeto o estudo transfersal ou o longitudinal.

Saiba também: Processo de pesquisa de mercado – como projetar

Quais são as diferenças entre estudo transversal e longitudinal

Nos dois modelos de estudos o entrevistado dedica-se em observar os participantes em seu ambiente natural que geralmente não sofrem alterações; mas mesmo com essas semelhanças há também difereças entre eles; como:

Estudo transversal Estudo longitudinal
Rápidos de serem aplicados Aplicação por um tempo maior, como: meses, anos, ou até décadas
Período de tempo determinado Estudo pode ser aplicado em diferentes intervalos
Não tem causa e efeito Tem as relações de causa e efeito
Comparação de diversas variáveis Focada em uma única variável
Baixo custo para empresa e pesquisadores Custos maiores

Da mesma forma, seguindo o mesmo exemplo sobre a avaliação do colesterol em atletas, um pesquisador precisa estabelecer as variáveis entre correr e colesterol, e definir o melhor modelo de estudo a seguir.

Portanto, é preciso conhecer seu público alvo para aplicar seu estudo; e podem ajudar na sua aplicação. Isso sendo lembre-se que com a QuestionPro é possível ajudá-lo e a avançar com seus estudos.

Leia também:

Por que fazer pesquisa de mercado

Pesquisador de mercado e suas 4 principais qualidades

Desenho de pesquisa e tipos que existem.

Optenha com a Questionpro, diversos recursos como o que gera gráficos em tempo real, diversas perguntas por questionário já pronta, respostas individuais e fáceis de serem verificadas. Com as pesquisas onlines abre-se novas posibilidades de atuação, temos uma versão gratuita que permite e pode ser utilizado para opter mais de 100 respostas.

Hoje em dia saber utilizar ferramentas é um grande diferencial e pesquisa é  uma delas, por este motivo há tantas disponíveis no mercado como Survey Monkey e recurso com o Google Drive para armazenar conteúdo e arquivos.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.