Observação quantitativa: como usá-la em pesquisas

A observação quantitativa é uma coleta objetiva de dados focada principalmente em números e valores. Ela é associada ou representada em termos de quantidade.

Os resultados da observação quantitativa são obtidos usando métodos de análise estatística e numérica. Isso implica na observação de qualquer entidade que possa estar associada a um valor numérico; como por exemplo a idade, forma, peso, volume, escala, etc.

Essa técnica de observação é realizada em uma amostra que melhor representa o mercado-alvo. É importante ter um tamanho de amostra maior para que as observações possam ser feitas considerando a maioria das diversidades existentes em uma população.

Ao considerar uma grande população, os resultados da observação são mais propensos a obterem maior credibilidade. Quando um pesquisador de mercado coleta dados da amostra, o processo de análise inicia e os resultados observados são alcançados.

A observação quantitativa é utilizada principalmente em pesquisas científicas, uma vez que produz informações estatisticamente observadas. A observação quantitativa é, geralmente, feita através do envio de pesquisas ou questionários.

Características da observação quantitativa

Precisão

Na observação quantitativa, os dados podem ser medidos (quantificados) e, nesse caso, se produz resultados precisos em comparação com outros método; como a observação qualitativa, que produz resultados que não podem ser quantificados. Por exemplo, a temperatura de ebulição da água ao nível do mar é de 100 ° C. Isso se trata de uma observação quantitativa.

Veja também: Como fazer pesquisa quantitativa?

Resultados constantes

Os resultados desse método de observação são constantes. O ponto de ebulição da água ao nível do mar é de 100 ° C e não será alterado com outras variáveis ​​que permaneçam constantes.

Criação de amostras na observação quantitativa

Uma amostra deve ser formada pela observação quantitativa e o seu tamanho deve ser consideravelmente grande para que os pesquisadores possam generalizar a observação de toda a população.

Pesquisa científica

Este método mede e “quantifica” múltiplos aspectos principalmente para a pesquisa científica.

Como conduzir uma pesquisa quantitativa de mercado

Resultados sem desvios

Como os resultados são quantificados, as observações derivadas são livres de desvios, mas possuem uma margem de erro e geralmente são baseados em uma hipótese.

Confiabilidade dos resultados da observação quantitativa

Para um vendedor ter uma quantidade vinculada a sua observação qualitativa, ele precisa fazer realizar também uma observação quantitativa. Um resultado quantitativo pode ser obtido para observação qualitativa, a fim de aumentar a confiabilidade dos resultados.

Análise estatística

A observação quantitativa verifica os detalhes realizando a análise estatística de uma exposição.

Resultados numéricos

Todos os resultados da observação quantitativa são numéricos. Os instrumentos utilizados são réguas, termômetros, escalas, etc. 

Veja: Características da pesquisa quantitativa

Métodos para processar e analisar dados

Existem vários métodos para processar e analisar as informações coletadas. Os dados derivados de uma observação quantitativa podem ser processados ​​usando códigos / pontuações. Escalas de avaliação, listas de verificação, tabelas, etc; podem ser criados para analisar os dados coletados.

Crie um plano

Com base no objetivo da observação, crie um plano e, em sua base, faça os ajustes. Decida o método para realizar essa observação.

Convido você a ler: 20 perguntas para uma pesquisa aos clientes

Exemplos da observação quantitativa

Pergunta NPS na observação quantitativa

1. Se um pesquisador de mercado pretende comparar sua marca, pode realizar uma pergunta Net Promoter Score: “Considerando sua experiência com nossa empresa, que chance você teria de recomendar-nos a um amigo ou colega? “Com uma escala de 0 a 10, 0 para altamente improvável e 10 para altamente provável. Os entrevistados serão divididos em três categorias: Promotores (9-10), Neutros (7-8) e Detratores.

O Net Promoter Score pode ser calculado usando a fórmula =% Promotores -% Detratores * 100.

Leia também: Como elaborar uma avaliação NPS?

O resultado será uma observação quantitativa, ou seja, um valor numérico que representará a fidelidade e confiança do cliente em relação à marca. 

Pesquisa de satisfação do cliente

“Quão satisfeito você está com nossos produtos / serviços?” Essa pergunta pode ser feita em uma escala de Likert de quatro, cinco, seis ou sete pontos, onde 1 mostra um forte desacordo, 2 mostra discordância, 3 significa neutro, 4 significa concordar e 5 significa concordo totalmente.

A escala de quatro e seis pontos não terá o ponto neutro e a escala Likert de sete pontos terá um leve acordo / desacordo. Aqui as opiniões são convertidas diretamente em números, conectando-os a números diferentes, tornando a análise uma tarefa simples para profissionais de marketing.

Saiba mais sobre O que é a escala Likert e como utilizá-la ?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.