Como medir a qualidade das respostas de uma pesquisa?

A qualidade das respostas depende em grande parte do design da pesquisa. Se você está comprometido com seu projeto de pesquisa, deve garantir que as respostas obtidas sejam as mais precisas possíveis. Isso requer ter um bom olho para a qualidade dos dados.

Imagina ter feito uma pesquisa de mercado por mais de um mês e, no final, as respostas coletadas não são precisas? Veja também: O que são os parâmetros críticos de qualidade ou CTQ?

Cuide da qualidade das respostas da sua pesquisa

  • Seleção única, seleção múltipla ou escala de classificação. A chave para implementar essa questão é lançar alguns nomes falsos na lista de marcas como exemplo. Muitos pensam que você deve considerar remover apenas os respondentes que selecionam dois ou mais nomes falsos. Para esta técnica, também requer que o pesquisador realize determinados procedimentos através da busca de opções. Isso ocorre de acordo com a confirmação de que os nomes falsos são realmente falsos ou com uma incidência extremamente baixa. Veja também: Tenha mais qualidade em pesquisa online
  • A alta incidência na seleção múltipla é outro tipo de questão a ser considerada: uma seleção múltipla com uma longa lista de comportamentos comuns ou alta incidência. Marque os entrevistados que não selecionam vários dos comportamentos.  Leia mais em: Modelo Racional de Perguntas e Perguntas de entrada

Comportamentos a serem monitorados:

  • Dar cliques extras em perguntas de múltipla escolha é uma preocupação potencial: por exemplo, se você perceber que o número médio de conceitos selecionados é 7, verifique os questionados que selecionaram todas ou quase todas as respostas possíveis. Veja: A grande arte de fazer perguntas.
  • Não seguir as instruções. Lembre-se de que o que você deseja é acompanhar os respondentes reais, e não os comportamentos forçados. Leia também: Exemplos de perguntas quantitativas para uma pesquisa
  • O excesso de respostas “não sei” é uma preocupação. Podemos marcar os respondentes que usam a opção “Não sei”. Os participantes que usam muito essa opção , demonstram claramente que não entendem a natureza do assunto.
  • Muitos entrevistados se cansam de perguntas muito longas. Portanto, você deve limitar o número de tópicos da pesquisa ao mínimo possível, a fim de eliminar a tensão do entrevistado.

Um indicador da qualidade das respostas de uma pesquisa é que as respostas possam fluir naturalmente. Também recomendamos a leitura de: Qualidade de dados 5 dicas para melhorá-los

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.