Como escrever perguntas para pesquisa qualitativa?

A Pesquisa qualitativa é realizada para entender o processo de pensamento de entrevistados e pesquisadores. Geralmente é feito em um ambiente natural, no qual os entrevistados mostram seu verdadeiro “eu” e respondem de forma transparente. Hoje, vamos aprender a escrever perguntas para uma pesquisa qualitativa para obter os resultados esperados.

Algo bem estabelecido é que todas as formas de pesquisa têm suas próprias teorias e métodos de implementação; a pesquisa qualitativa é muito semelhante.

As perguntas para a pesquisa qualitativa e seu vocabulário revelam o motivo da pesquisa que facilita a participação dos entrevistados na pesquisa de mercado.

Uma pergunta de pesquisa qualitativa é criada para entender melhor um tópico específico ou inspecionar um novo tópico e entender o valor dos participantes em termos de experiência com o tópico em questão.

Como fazer perguntas para a pesquisa qualitativa?

  1. Mencione o objetivo de realizar pesquisas qualitativas. Pode estar na forma de qualquer uma das seguintes frases:

  • Este estudo será focado no tópico de…
  • A razão pela qual estamos realizando esta pesquisa é…

O que é observação qualitativa?

2. Criar declarações qualitativas com um objetivo definido que possa comunicar-se facilmente a um público-alvo.

Lembre-se dessas dicas ao projetar suas perguntas para a pesquisa qualitativa:

  • Trate de manter a escrita simples. Declarações claras podem ser muito mais eficazes que as elaboradas, pois ajudam a comunicar mensagens importantes de maneira impactante em uma única frase curta e direta.
  • Esclarece o objetivo de realizar pesquisas qualitativas para que os respondentes entendam qual é a sua contribuição para a pesquisa.
  • Mencione o tópico principal da pesquisa, pois isso ajudará os participantes a ter uma ideia mais clara da pesquisa.
  • As palavras são as que fazem a diferença. Use palavras qualitativas que demonstrem qualidade ou sentimentos por trás de seu propósito.
  • Especifique os detalhes que você gostaria de comunicar aos seus respondentes.

Conheça as Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado 

3.- Além das perguntas qualitativas primárias, crie sub-perguntas, para que o objetivo da pesquisa seja executado da melhor maneira.

  • As perguntas para uma investigação qualitativa podem ser, por exemplo: “Qual é o grau de analfabetismo em sua cidade?”
  • A partir disso, você pode criar sub-perguntas relacionadas: “Como o analfabetismo atrapalha o progresso do seu estado?” ou “Como você descreveria melhor o que pensa sobre analfabetismo?

4.- Destaque essas perguntas usando palavras “qualitativas”.

  • Comece as perguntas da pesquisa qualitativa com um “o quê” ou “como” para garantir que os respondentes forneçam detalhes sobre seus pensamentos.
  • Comunique o que você está tentando “entender”, “explorar” ou “identificar”
  • Perguntas como “o que aconteceu” podem ser incluídas em sua pesquisa para obter uma descrição mais detalhada do assunto e examinar os resultados.
  •  Esforce-se para entender todo o processo da pesquisa qualitativa.

Saiba Como criar uma pesquisa qualitativa

5. Desenvolva um “rascunho” no qual você projeta as principais perguntas e também as sub-perguntas.

  • Pergunta de uma pesquisa qualitativa: “O que você acha que _____ (tópico principal da pesquisa) significa?” ou “Descreva como você conheceu _________ (tópico principal da investigação)”
  • Subquestão de uma pesquisa qualitativa: “Qual ________ (característica) lhe interessa sobre o ______ (tópico principal da pesquisa)?”

As perguntas para uma pesquisa qualitativa são fatores vitais para obter as respostas necessárias para o sucesso de nossa investigação. Preste atenção especial a elas!

Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado – conheça agora!

Vantagens das pesquisas qualitativas

A pesquisa de mercado é uma etapa importante antes de executar muitas tarefas importantes de marketing, como preparar um plano de marketing, fazer uma análise SWOT, desenvolver produtos, marcas e preços.

E a pesquisa de mercado qualitativa também deve orientar sua estratégia de marketing on-line, desde o design do seu site, boletins, SEO e redes sociais.

Antes de começar a produzir uma nova linha de produtos, é vital que você coloque seu produto nas mãos de alguns membros do seu mercado-alvo. É fácil de usar, faz o que deveria fazer, o design é atraente? Parece que vai se destacar de outros produtos similares na loja? A embalagem está funcionando? O preço é adequado? Esse tipo de pesquisa qualitativa com clientes quase sempre traz um ou dois problemas que podem ser resolvidos antes do lançamento do seu produto.

Quais são os métodos mais eficazes de coleta de dados?

Que dados obtemos da pesquisa qualitativa?

  • O que os clientes ou possíveis clientes sentem e pensam sobre seu produto ou serviço.
  • Como os clientes escolhem entre diferentes produtos ou fornecedores, o que os motiva.
  • Como o marketing, o design e a embalagem influenciam os clientes.
  • Que tipos de mensagens de marketing causam maior impacto e que desencorajam os clientes.
  • Como o preço afeta a tomada de decisão.
  • Se houver demanda por um novo produto ou serviço.

A pesquisa qualitativa trata de levar as pessoas a elaborar suas respostas, para que você possa aprender mais sobre suas atitudes e comportamentos. Trata-se de se aprofundar nas respostas das pessoas para descobrir o que está determinando suas decisões.

Também recomendamos: Coleta de dados qualitativos – conheça os principais métodos

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.