Questionários auto-administrados: aumente a taxa de resposta

Você aplicou uma pesquisa e obteve uma baixa taxa de resposta? As taxas de resposta diminuem à medida que a complexidade da pesquisa aumenta. E, há uma razão pela qual pesquisas muito detalhadas são úteis para os pesquisadores: para realmente observar as atitudes e opiniões dos entrevistados. A solução? Os questionários auto-administrados.

Na QuestionPro, temos uma solução inovadora que reduz o tempo de resposta das pesquisas, aumenta o prazer entre os entrevistados e, ao mesmo tempo, não sacrifica a duração da pesquisa.

Nós chamamos isso de “avanço automático”.

Como os questionários auto-administrados funcionam?

O avanço automático é uma função da QuestionPro que permite aos entrevistados conduzir uma pesquisa com interação técnica secundária mínima. A interação técnica secundária inclui ações como clicar em links, botões e rolagem que podem ser removidos ou simplificados interativamente.

Veja: Cinco ferramentas móveis para uma pesquisa de mercado

Quando a opção “Avanço automático” é ativada, conforme os usuários clicam nas opções, a seguinte pergunta aparece automaticamente na janela de exibição: a área de superfície principal para os questionados na qual eles estão prestando atenção.

Você pode criar questionários auto-administrados em que os usuários não precisam rolar manualmente para passar de uma pergunta para outra. Clicar em uma opção de pesquisa aciona automaticamente a mudança para a próxima pergunta na posição correta.

Quando o avanço automático é ativado, as perguntas complexas da matriz são automaticamente divididas em perguntas individuais com um único clique + o modelo de rolagem (scroll).

Veja também: Taxa de resposta – Dicas para melhorá-la em uma pesquisa

Questionários auto-administrados em dispositivos móveis

Na QuestionPro, realizamos aproximadamente cinco milhões de pesquisas por semana de todos os nossos clientes e coletamos cerca de 30 milhões de pontos de dados por semana para eles.

Analisamos isso e, para a maioria das pesquisas por e-mail, 73% de todos os dados são coletados por meio de uma interface para dispositivos móveis – iOS / Android, incluindo iPads e tablets. Saiba mais: Vantagens e desvantagens das pesquisas móveis para sua pesquisa

Com isso em mente, nos concentramos bastante em tornar a experiência de responder às pesquisas por celular seja cada vez melhor. Os usuários devem ficar “encantados” quando responderem questionários auto-administrados com a tecnologia QuestionPro.

Realizamos um estudo geral, com cerca de 30 pontos de dados, 10 questões de múltipla escolha + 2 Matrizes com 5 itens cada em uma escala Likert e uma questão aberta no final.

O tempo médio para realizar uma pesquisa, entre uma amostra de 600 participantes foi aproximadamente de 8 minutos. Este foi o nosso grupo de teste.

Fizemos a mesma pesquisa, com outro grupo de teste, mas desta vez, usando a função Auto-Advance, para que eles pudessem aprender sobre a experiência dos questionários auto-administrados. O tempo médio para conduzir a pesquisa caiu para 300 segundos, cerca de 5 minutos. Isso significou um aumento de eficiência de quase 80%.

Leia também: Uso de novas tecnologias em pesquisa de mercado

Além de reduzir o tempo necessário para completar a pesquisa, encontramos 3 grandes vitórias nessa metodologia:

Mais dados capturados

Os entrevistados omitiram um número significativamente menor de perguntas do que o grupo de teste.

Motivação do entrevistado

No final de ambas as pesquisas, pedimos aos entrevistados que classificassem sua experiência ao responder a pesquisa. O segundo grupo que testou a pesquisa com a opção de adiantamento automático teve uma classificação significativamente maior no gosto a responder.

Maior enfoque

Isso faz parte do ponto anterior, quem respondeu questionários auto-administrados ignorou menos perguntas. Lembre-se de que as perguntas de escolha forçada produzem dados mais precisos do que a aplicação de uma lista grande

Saiba mais sobre: Questionário por e-mail. Como aumentar a taxa de resposta?

Como habilitar o recurso Avanço Automático para criar questionários auto-administrados?

  • Entre na sua conta- Pesquisas – (Selecione a pesquisa) – “Editar”
  • Em editar, clique na guia “Design”
  • Clique no menu de configurações de exibição. Aqui, ative o recurso Auto Advance e clique em salvar.

Confira também: Promover pesquisa de mercado e inovação por meio de um painel on-line

Esta função está disponível para todas as licenças da QuestionPro.

Para mais informações sobre as funções de autopromoção e como criar questionários auto-administrados, entre em contato conosco agora mesmo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.