Questionário por e-mail. Como aumentar a taxa de resposta?

Embora o e-mail seja uma das ferramentas mais usadas para alcançar seus clientes, existem muitas empresas que ainda não confiam no envio de um questionário por e-mail porque acham que as pessoas não verificam seus e-mails ou não leem as informações.

É por isso que temos algumas recomendações para que você possa criar uma pesquisa por e-mail. Uma investigação que seja realmente eficaz e que atenda ao objetivo de reunir as informações necessárias.

Vantagens de enviar um questionário por e-mail

  • Rapidez, tanto na criação do questionário como no envio aos destinatários.
  • Graças ao e-mail, você economizará tempo em todo o processo de condução da pesquisa: preparação, envio, recebimento de respostas e análise de informações.
  • Redução dos custos de distribuição para um público-alvo mais amplo.
  • Com um questionário por e-mail, é possível alcançar grandes grupos de respondentes sem se preocupar com limites geográficos.
  • Você também tem a possibilidade de definir os tipos de segmentação de mercado de acordo com os critérios definidos e selecionar as pessoas que deseja contatar.
  • Os entrevistados podem dedicar seu tempo para responder a cada pergunta. Até mesmo responder em algum dispositivo móvel. Veja também: Questionários Online para Marketing: Muito Além da Pesquisa de Mercado!

Dicas para aumentar a taxa de resposta do seu questionário por e-mail

A chave para criar questionários por email é que eles devem ser otimizados para o seu público-alvo e coletar informações.

Escolha o nome do remetente do seu e-mail

Este é um dos primeiros elementos que motivam um cliente a abrir um email. Escolha um que garanta legitimidade e tranquilize o cliente sobre a origem do email.

Você pode incluir o nome de uma pessoa real. Por exemplo, alguém como o gerente do Atendimento ao Cliente ou uma pessoa que personifique o relacionamento entre o cliente e sua organização.

Escreva corretamente o assunto do e-mail

O segundo elemento que permitirá aumentar a taxa de resposta em seu questionário por e-mail é o assunto, o pequeno slogan que aparecerá antes que o cliente abra a mensagem.

A melhor coisa para ser bem sucedido é ser breve e estimular a curiosidade. Use no máximo 40 a 50 caracteres e faça o seu usuário querer ler o email. Evite frases como “Sua opinião é importante” ou “Responda nosso questionário” e encontre maneiras de chamar a atenção do leitor. Também recomendamos: Resumo executivo? Saiba como escrevê-lo.

Trabalhe no conteúdo do e-mail

Se você aplicar nossas duas primeiras dicas, a taxa de abertura de seu questionário por e-mail deverá aumentar significativamente. Agora, trata-se de otimizar a taxa de cliques na mensagem, cuidando do conteúdo.

Mais uma vez, um pequeno texto será uma garantia de sucesso: explique em poucas linhas qual será o feedback que você precisa e o valor que ele tem para sua organização.

Seja para melhorar o relacionamento com o cliente, otimizar o produto ou serviço entregue ou para levar em conta as idéias em seu negócio, o consumidor deve encontrar um motivo pessoal para responder ao seu questionário online. Leia também: Pesquisas web, o que são?

Personalize seu e-mail

Este conselho é crucial para aumentar suas taxas de abertura e cliques. Use a maior quantidade de dados personalizados para atrair seus destinatários à sua pesquisa. No entanto, tenha cuidado. Certifique-se da veracidade dos elementos contidos em seu banco de dados antes de usá-los. Comunicação com o cliente: conheca os diferentes tipos.

Reforce a ação

A chamada à ação é um elemento particularmente importante para aumentar a taxa de resposta de um questionário por e-mail. Na verdade, essa é a etapa principal entre verificar o email e acessar a ferramenta.

Seja na forma de um botão ou de um hiperlink, a chamada deve destacar graficamente e mencionar o que é esperado do destinatário. O uso de uma frase com um verbo de ação, como “clique aqui” ou “complete este questionário”, melhorará significativamente sua taxa de resposta.

Para destacar esse call to action, você deve usá-lo apenas uma vez no corpo do email. Não se trata de promover várias atividades, o único objetivo é completar o questionário. Comunicação com o cliente: conheca os diferentes tipos.

Estruture o questionário

Se sua frase de ação foi bem elaborada, seu cliente clicou e está na pesquisa. Neste ponto, o objetivo é aumentar sua taxa de resposta final.

Para isso, recomendamos que você crie um formato muito curto que evite o abandono do questionário. Além disso, especial para os diferentes tipos de perguntas para a pesquisa e escolher as pessoas certas para o seu estudo.

Escolha o momento certo para enviar o questionário por email

Finalmente, é muito importante escolher o momento certo em que seu e-mail será enviado. Isso dependerá do seu público-alvo e do objetivo da pesquisa. Neste ponto, a automação do envio de e-mail será muito útil. Saiba mais em: Qual é o melhor momento para lançar pesquisas?

Se você deseja criar pesquisas online, não hesite em nos contatar em nosso chat online e resolver todas as suas dúvidas sobre as funções oferecidas pela QuestionPro.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.