15 passos testados e aplicados de como aumentar as taxas de resposta de sua pesquisa

Já te ensinamos como aumentar as taxas de resposta da sua pesquisa anteriormente e agora temos 15 passos que foram testados na prática para você seguir! As pesquisas on-line têm muitas finalidades diferentes e podem ser uma ótima maneira de receber feedback ou dados úteis, mas somente se você obtiver boas taxas de resposta de sua pesquisa. Se você estiver procurando informações demográficas ou buscando revisões para seus produtos ou serviços, as pesquisas on-line com altas taxas de resposta às pesquisas podem ser uma ótima maneira de conseguir exatamente isso e muito mais. No entanto, para que valham a pena, você precisa ter certeza de que seu público-alvo está respondendo à sua pesquisa. A seguir estão várias dicas úteis que tornarão as pessoas mais propensas tanto a responder sua pesquisa quanto a aproveitá-la no processo:


Passo a passo para aumentar as taxas de resposta

 

1. Reveja os objetivos básicos do estudo

O que você está tentando descobrir? Que ações você quer tomar como resultado da pesquisa? Isto o ajuda a verificar a validade do mecanismo de coleta de dados. As pesquisas on-line são apenas uma forma de coletar e quantificar as perspectivas.

2. Dirija-se ao seu público-alvo

Considere uma variedade de fontes para possíveis entrevistados da pesquisa. Além das listas de correio eletrônico, por exemplo, considere a postagem de sua pesquisa em grupos de notícias e comunidades da web.

Compre respondentes qualificados para suas pesquisas online.

 

3. Personalize seus convites por e-mail

Os e-mails com uma saudação pessoal resultam em taxas de resposta aumentadas de pelo menos 5%, e às vezes muito mais altas. Envie seu e-mail para “Prezado Sr. Pedro” em vez de “Prezados Alunos Valorizados”.

Até que os e-mails percam a fama, as pessoas ainda irão verificar seus e-mails no futuro próximo. A melhoria da taxa de resposta a uma pesquisa deve ter dois focos principais: aumentar os cliques de e-mail e reduzir as desistências da pesquisa. Para aumentar os cliques dos e-mails, a barreira percebida para preencher uma pesquisa deve ser mínima. Uma maneira de fazer isso é incluir a única pergunta mais importante no próprio e-mail.

Abrir um e-mail e tomar uma ação sobre o conteúdo do e-mail são duas coisas diferentes e são duas interações distintas do usuário. Como comerciante, você inclui a chamada para ações em um e-mail. Agora, os pesquisadores de mercado podem ter uma melhor chamada para ação ao incorporar a pergunta da pesquisa visualmente em um e-mail.

Conheça todos os tipos de pergunta que a QuestionPro oferece.

 

As 4 melhores práticas para incorporar a pergunta da pesquisa:

  • Escolha um tipo de pergunta que se destaque graficamente. Um exemplo seria usar uma pergunta de NPS – Net Promotor Score, em vez de um texto de Apresentação, se for aplicável.
  • Garantir que o texto da pergunta dê contexto suficiente e que o usuário não tenha que lê-la duas vezes.
  • Não isque e troque. Normalmente, você incorpora uma única pergunta e se houver muitas outras perguntas de acompanhamento, os entrevistados sentirão que você os enganou com uma pergunta de pesquisa de isca. Idealmente, limite as perguntas de acompanhamento a 5 ou menos.
  • Não se esqueça de personalizar o e-mail. Isto pode ser usando o nome do respondente ou com sua nota de agradecimento na parte inferior.

 

4. Mantenha seu convite por e-mail curto

Por favor, mantenha seu convite por e-mail curto e simples, com apenas um link: o que levará o respondente para a pesquisa. Por favor, não deixe de explicar o seguinte:

  • Quem você é e o objetivo de seu estudo.
  • O benefício da pesquisa para o indivíduo, bem como para sua empresa.
  • A duração da pesquisa. Se ela for curta, enfatize isso. Mas seja verdadeiro sobre os tempos – é mais provável que as pessoas fiquem com pesquisas mais longas se souberem quanto tempo elas levarão.
  • Declaração de privacidade, se exigido por sua organização.

Veja como criar uma pesquisa por email em 12 passos.

 

5. Faça sua primeira página de pesquisa simples – deixe que as pessoas façam a pesquisa!

Uma vez que as pessoas tenham decidido fazer sua pesquisa, elas vão querer começar. Estudos mostram que a maioria das pessoas não lê instruções extensivas.

 

6. Sem surpresas na pesquisa, por favor – avise-os que está chegando

Assim como as pesquisas não são a melhor de todas as viagens para os clientes, elas também não trazem as melhores surpresas. Será melhor informá-los com antecedência de que é realizada uma pesquisa mensal, trimestral ou anual. Se você é uma empresa de bens de consumo, talvez incorpore esta mensagem como “FYI” em uma fatura, boletim informativo ou SMS para dar-lhes um aviso sobre o que esperar e como isso beneficiará a todos.

 

7. Usar barras de progresso – informar aos clientes quanto falta para terminar

Todos gostam de saber quão próximos estão da linha de chegada. Quando se trata de pesquisas, realmente não se pode usar a frase – “Foco na viagem e não no destino”. Porque, sejamos honestos, não é realmente a viagem mais emocionante no final do cliente. Em sua mente, eles estão lhe fazendo um favor ao ajudá-lo a melhorar seu produto ou serviço quando podem facilmente mudar para outro fornecedor neste mercado altamente competitivo.

O mínimo que as empresas podem fazer é deixá-las saber que o progresso está sendo feito e que elas estão se aproximando da conclusão a cada passo. Quanto mais cedo, melhor. A suspensão, neste caso, pode causar muitos danos quando o cliente sente que não há fim para as perguntas que lhe são feitas. Você tem muito mais chances de obter uma resposta completa quando seus clientes têm uma idéia clara de quanto tempo levará para completá-la e preservar o tempo para fazê-la.

 

8. Seja claro sobre as proteções de privacidade

A primeira página da pesquisa é o lugar para incluir informações sobre como você estará usando as respostas das pessoas. As pessoas estão mais à vontade para compartilhar informações na Internet se souberem como elas serão utilizadas. Elas são anônimas? Confidenciais? Compartilhadas com outras pessoas? Uma declaração de assuntos humanos universitários, se necessário, seria feita aqui.

 

9. Enviar e-mails de lembrete

Algumas pessoas responderão imediatamente à sua pesquisa. No entanto, você receberá mais respostas, se enviar lembretes de acompanhamento por e-mail com o link da pesquisa incluído. É melhor não enviar mais de dois lembretes por e-mail. Certifique-se de filtrar os endereços de e-mail das pessoas que não desejam ser contatadas novamente.

 

10. Considere a possibilidade de oferecer incentivos-presentes, prêmios, etc.

Estudos mostram que os incentivos não precisam ser grandes para aumentar as taxas de resposta. Um pequeno símbolo, certificado de presente, etc., pode aumentar consideravelmente as respostas.

 

Nossa sociedade se tornou uma sociedade voltada para as recompensas nos negócios, no comércio e em nosso dia-a-dia; os incentivos estão embutidos em nossa sociedade de tal forma que ela se tornou parte da cultura e das expectativas. Estas recompensas são passadas para o pessoal e embaladas em programas de bem-estar; são placas apresentadas aos representantes de vendas para alcançar cotas. São os pontos que ganhamos, os cartões de fidelidade que embaralhamos em nossas carteiras e as freqüentes milhas voadoras que estocamos; até mesmo bônus e aumentos são formas de recompensa e incentivo.

 

Em marketing, as recompensas são ferramentas indispensáveis. Doamos parte dos lucros a causas. Empregamos jogos, concursos, pontos e cartões de fidelidade – tudo para motivar comportamentos específicos. Os incentivos ajudam as empresas a ampliar o marketing boca-a-boca, aumentar a receita, diminuir os custos de publicidade, expandir para novos mercados e manter os clientes voltando para mais. Os marqueteiros usam incentivos porque, historicamente, eles funcionam. Então, por que isto deveria ser diferente para a pesquisa de mercado?

 

Sem os entrevistados, não há dados; sem dados, não há pesquisa. É por isso que os fornecedores de painel devem incentivar seus entrevistados de forma justa e agir como embaixadores de seus painelistas. Por outro lado, os pesquisadores também devem ser realistas e entender que o mundo mudou e que os consumidores evoluíram com a sociedade. Os participantes voluntários da pesquisa estão quase extintos. CEOs com altos rendimentos ou indivíduos influentes recebem incentivos monetários para dar palestras, discursos ou para fornecer suas opiniões de especialistas a várias organizações. Sua opinião nunca é questionada devido ao valor de suas taxas de oratória. A correlação é direta – quando pesquisadores e empresas de pesquisa começam a oferecer incentivos de pesquisa, haverá uma tendência ascendente na taxa de resposta à pesquisa ou na qualidade dos dados.

 

11. Algumas pessoas só querem compartilhar sua opinião!

Um grande número de pessoas completará uma pesquisa para compartilhar suas informações em vez de receber um incentivo. Considere tornar seu incentivo opcional – você deve optar por ser incluído em uma rifa ou doar para uma causa relevante, por exemplo.

 

12. Utilizar estrategicamente os recursos gráficos e de Internet

As pesquisas geralmente não precisam de gráficos extravagantes, e às vezes os gráficos podem distrair-se do conteúdo da pesquisa, ou influenciar as respostas. Mas há algumas maneiras de usar os gráficos para melhorar suas respostas à pesquisa. Estas incluem fornecer uma imagem e um link web para um prêmio ou incentivo, usando uma pesquisa de conteúdo multimídia incorporada.

 

13. Publique seus resultados online para os participantes da pesquisa

As pessoas que responderem vão querer ver os resultados e, poder obtê-los, as incentivará a completar a pesquisa.

 

14. Acompanhamento sem parecer obsessivo

Sejamos honestos – entre seus clientes e você, ninguém se preocupa mais com uma campanha de feedback bem sucedida do que você. Nessas situações, é bastante fácil para seus executivos responsáveis pela campanha ficarem bastante obcecados com a conclusão dentro do prazo e esquecerem a abordagem do cliente.

 

Um empurrão agressivo como este pode fazer com que algumas pesquisas sejam concluídas, já que esses clientes podem simplesmente fazê-lo para tirar seus executivos de cima deles. Isto leva a dados imprecisos (se houver), impede a participação do cliente em futuras pesquisas, marcando sua empresa como um spam e até mesmo a descontinuação dos serviços se for empurrada para além do limite.

 

É muito melhor acrescentar um toque suave em lembretes e enfatizar novamente porque a pesquisa é valiosa também do ponto de vista do cliente. Se possível, misture os lembretes em chamadas normais do cliente como um tipo de abordagem mais sutil “pela forma como lhe enviamos um feedback”. Finalmente, limite as chamadas de acompanhamento direto para o caso extremo, talvez incorporando-as em boletins informativos e e-mails.

Te recomendo a leitura: Pesquisa de Feedback

 

15. Que tal um bônus?

Use amigos, familiares e colegas que tenham como alvo pedir a seus entrevistados que compartilhem sua pesquisa com pessoas que eles conheçam. Ofereça aos entrevistados uma oportunidade de enviar a pesquisa para outras pessoas e, se seus amigos e familiares responderem à pesquisa, o entrevistado original terá mais chances de ganhar/ ganhar um incentivo de presente. Certifique-se de acrescentar uma seção dedicada para permitir que os respondentes compartilhem endereços de e-mail com você. 

Saiba mais: Análise de Dados

 


Dois recursos a serem usados se você busca saber como aumentar as taxas de resposta de suas pesquisas

 

Quando foi a última vez que você fez uma pesquisa? Pense agora, você se viu pulando as perguntas abertas e apenas respondendo as de múltipla escolha? Se você as ignorou, o que você acha que seus respondentes estão fazendo? Não apenas isso, mas sendo um profissional de pesquisa de mercado ou gerente de marketing, você provavelmente pensou para si mesmo “Essa poderia ter sido facilmente uma pergunta de múltipla escolha! Por que eles estão sendo preguiçosos e fazendo com que eu escreva coisas quando poderiam ter feito um pouco mais de trabalho e feito disto uma escolha múltipla?!”! Ou eu sou o único que pensa coisas assim?

O resultado final é que executar perguntas de múltipla escolha é uma maneira rápida e fácil de aumentar a taxa de resposta de sua pesquisa e impedir seus clientes ou entrevistados de dizerem coisas maldosas sobre você sob o fôlego deles ou pior ainda, desistindo da pesquisa.

Deixe-me definir o rádio e o botão da caixa de seleção para que você saiba a diferença:

  • Botões rádio: Estes são usados quando você quer que seu entrevistado escolha apenas UMA resposta a partir de uma série de respostas de múltipla escolha. Você verá um botão de rádio quando selecionar perguntas de múltipla escolha e depois selecionar “escolha uma” . Eis como isso se parece: 

 

botao radio

 

  • Caixas de seleção: Quando você quiser permitir mais de uma seleção como parte de uma pergunta de múltipla escolha, você verá uma caixa de seleção aparecer. Vai parecer com isto: 

 

checkbox botao

 

A maioria dos profissionais da pesquisa lhe dirá para colocar mais perguntas de múltipla escolha no início de sua pesquisa e depois colocar perguntas abertas no final, se você quiser aumentar as taxas de resposta. Mas o que eu acho que muitas pessoas fazem (com base nas pesquisas que eu fiz) não é apenas colocar respostas abertas no final – elas ficam loucas com muitas perguntas abertas demais. Isto é cansativo e eu deixei mais pesquisas do que gostaria de mencionar devido a este grande erro.

Recomendo vivamente o uso do maior número possível de perguntas de múltipla escolha em sua pesquisa. Mas não seja preguiçoso. Faça algumas pesquisas exploratórias preliminares na forma de conversas, telefonemas, entrevistas e engajamento na mídia social para chegar ao cerne das perguntas a serem feitas e quais seriam as escolhas apropriadas a serem incluídas.

Outra maneira de aumentar as taxas de resposta é certificar-se de que você está fazendo as perguntas certas. Saiba mais sobre os diferentes tipos de perguntas da pesquisa.


 

Agora que você sabe como aumentar as taxas de resposta de suas pesquisas, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração