Qual é o melhor momento para lançar pesquisas?

Você sabe qual é o melhor momento para lançar pesquisas e perguntar a seus clientes sobre uma experiência ou um produto? É melhor enviar uma pesquisa de satisfação imediatamente após uma experiência ou quando o cliente tiver tempo para refletir sobre o que ele gosta e o que não gosta?

Uma decisão ruim pode resultar em uma baixa taxa de resposta ou fazer com que os consumidores nos forneçam respostas irrelevantes que não ajudam. Saiba também: Como migrar as pesquisas da Qualtrics para a QuestionPro em 3 etapas

Dicas para lançar pesquisas no momento certo

Aqui estão algumas recomendações para enviar uma pesquisa e obter melhores resultados:

1. Envie uma pesquisa após uma interação

A coleta de dados do cliente no local é uma maneira de ouvi-los. Uma visita a um ponto de venda, após uma refeição em um restaurante ou um serviço permite que você acompanhe em tempo real as necessidades e expectativas de clientes e prospects, mas também detecte rapidamente qualquer problema que possa exigir atenção imediata, e resolver rapidamente a insatisfação de um cliente.

As respostas obtidas são geralmente mais objetivas do que as dos questionários de satisfação enviados posteriormente, uma vez que o cliente ainda possui uma boa memória da experiência vivida.

É melhor enviar uma pesquisa de satisfação dentro de 24 horas após a avaliação da experiência.

  1. Poucos dias depois de viver a experiência de compra

    Embora as pesquisas de satisfação sejam as mais eficazes em muitos casos, nem todos os questionários podem ser enviados com a mesma rapidez. Para algumas pesquisas, seria prejudicial aplicá-las imediatamente, uma vez que o cliente ainda não experimentou completamente a experiência de avaliação ou não foi capaz de ver todos os seus benefícios ou resultados. Convido você a ler: Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

    Dependendo do produto adquirido, o prazo de entrega do questionário deve ser mais ou menos longo, por exemplo, uma semana após a compra de roupas ou produtos alimentícios, uma ou duas semanas para os produtos de tecnologia. No caso de um pedido em uma loja on-line, também é necessário, é claro, levar em conta os prazos de entrega para realizar a pesquisa pela Internet.

 

  1. Depois de detectar a inatividade do cliente

Outro melhor momento para lançar pesquisas é detectar que um cliente está inativo, quando não comprar mais produtos ou usar qualquer serviço.

Se você nunca pesquisou seus clientes que ainda não compraram anteriormente, você pode enviar um primeiro questionário e depois automatizar o processo enviando automaticamente um questionário de satisfação para qualquer cliente que cumpra um determinado período de inatividade.

A maioria dos CRMs identifica e classifica automaticamente os clientes inativos. Tudo o que você precisa fazer é calcular a frequência média de compras e saber a data do último pedido, a última visita ao seu site ou a última interação com o seu serviço ao cliente para fazê-lo.

4.- Testes A / B para descobrir o que funciona na sua empresa

Não se esqueça de realizar testes A / B para testar tempos de entrega diferentes, mas também combinações diferentes de títulos de email, remetentes e conteúdo para otimizar seus resultados.

As dicas e sugestões mencionadas acima serão um excelente ponto de partida para o seu teste A / B … mas elas podem ser aprimoradas ao longo do tempo para melhor atender seus consumidores e indústria.

Naturalmente, quanto maior for a amostra de teste, mais confiáveis ​​serão os resultados. De preferência, realize testes por pelo menos uma semana para obter dados comparáveis ​​para cada dia.

Qual é o melhor momento para enviar uma pesquisa?

Outro fator para decidir quando é o melhor momento para iniciar as pesquisas é selecionar a hora do dia em que você enviará sua pesquisa on-line.

Considere as seguintes recomendações:

  • Adapte-se ao comportamento do seu público-alvo

Depois de criar a pesquisa perfeita, com as perguntas certas, é hora de distribuí-la. Tenha em mente que o momento em que você envia determina em grande parte a taxa de resposta da pesquisa.

À pergunta: qual é o dia / hora ideal para enviar um email com nossa pesquisa? A resposta é: “Depende”. Não há tempo ideal para enviar questionários, pois depende de vários fatores. O primeiro refere-se ao perfil e comportamento de seus clientes.

Seu questionário deve ser enviado quando seus clientes estiverem mais propensos a receber suas solicitações. Se você tem uma base de clientes B2B, seria um erro enviar pesquisas nos finais de semana ou à noite. Felizmente, poucos fornecedores cometem esse erro. Pelo contrário, em alguns objetivos do B2C, enviar pesquisas à tarde ou nos fins de semana pode ser uma boa solução.

Além do perfil de seus clientes, você também deve levar em conta o comportamento deles. Se muitos de seus clientes o seguirem nas redes sociais (por exemplo, porque sua base de clientes é jovem), analise os picos de atividade e publique suas pesquisas para redes sociais durante períodos de alto tráfego. Leia também: Como fazer um mapa da experiência do cliente?

Os picos de atividade de seus clientes podem ocorrer em momentos diferentes, dependendo dos canais. É possível, por exemplo, que seus clientes abram seus e-mails quase sempre de manhã e usem suas redes sociais além das 5 horas da tarde. Portanto, o cronograma de publicação de suas pesquisas também depende dos canais de distribuição.

Em resumo: o momento certo depende de seus clientes (ou seus usuários, clientes em potencial, etc.) e seu comportamento.

Mas esta resposta é em grande parte insuficiente. Além disso, é aplicado principalmente a questionários tradicionais, não roteirizados e não personalizados.

O calendário para envio de consultas deve ser determinado contexto contexto e interações com os clientes. Por exemplo, você quer saber quando enviar uma pesquisa como uma questão do final de semana do Net Promoter Score, porque seus clientes são profissionais. Você sabe o que você tem que esperar, eu sei que seus clientes irão se familiarizar com o seu produto. Nesse caso, essas deduções não são não basta para determinar ou momento ideal.

É por isso que ele não tem nada para substituir a ideia. Recomendamos que você tente várias vezes, analise e compare ou execute dois questionários de acordo como um tempo de ação e encontre um momento para iniciar consultas.

É através de testes e ajustes que você pode encontrar ou tempo de entrega mais adequado e agendar consultas como o QuestionPro para facilitar este processo.

Melhor horário para enviar pesquisas

Embora tenhamos recomendado que você fizesse testes para encontrar o melhor momento para enviar suas pesquisas, compartilhamos o que alguns especialistas pensam sobre a hora mais conveniente do dia.

Primeiro de tudo, tenha em mente que nos finais de semana é um dia terrível para enviar e-mails B2B. São dias em que nos reunimos em família e deixamos de lado nosso e-mail.

Na terça-feira, ele tem a maior taxa média de abertura, mas também é o dia em que recebemos a maioria dos e-mails.

Na sexta-feira, ele tem a maior taxa média de cliques e o dia em que recebemos menos e-mails em geral.

Quanto ao horário, antes das 9 horas da manhã, não há necessidade de tentar, seus leitores não serão receptivos.

Depois das 9 horas da manhã, é hora de ir ao escritório e tomar o primeiro café. Os utilizadores da Internet pesquisam as suas caixas de entrada e os seus interesses centram-se frequentemente em ofertas de eventos, vestuário e outros produtos. Veja também: Rotatividade de pessoal. Quais são as causas e como reduzi-lo?

Às 10:00 da manhã, não há muito tempo para verificar os emails.

Entre as 12 e as 3 horas da tarde, é hora do almoço regularmente.

Dizem que entre as 3 e as 4 horas é um bom momento para enviar um email.

Para as 17:00, sonhamos acordados, sentimos a necessidade de nos distrair e ver o nosso celular para encontrar ofertas ou promoções.

Até às 7 horas da tarde, geralmente é o momento em que você vai para casa depois de um dia ocupado de trabalho, não é o momento certo.

Finalmente, das 19h às 22h, é hora de distração e descanso. Internautas confiam principalmente em hobbies, lazer ou redes sociais ….

Qual é a sua experiência com o envio de pesquisas? Para você, qual foi o melhor momento para lançar pesquisas?

Por último convido você a ler: O que é o método Pensamento Futuro?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.