Resumo executivo? Saiba como escrevê-lo.

Resumo executivo? Você sabe escrever? Saber como fazer é indispensável para o seu negócio. Estima-se que, em média, os investidores gastam menos de três minutos lendo um plano de negócios. Então, como você consegue selecionar um projeto entre muitos em um período de tempo tão curto? A resposta é simples: basta ler a primeira página de cada plano de negócios, o resumo executivo.

Antes de conhecer cada passo, vamos falar brevemente sobre do que se trata este documento de grande valor para as empresas. Leia também: O que é marketing digital e importância para os negócios?

O que é um resumo executivo?

É um documento que resume de forma eficiente um plano de negócios maior. Geralmente, é considerada a seção mais importante, pois comunica os principais resultados da pesquisa, assim como os processos de ação propostos.

Imagine que uma empresa realize uma análise competitiva antes de decidir se deve ou não seguir uma direção estratégica diferente. Neste caso, você precisa desenvolver um resumo executivo para organizar as descobertas e sugerir o próximo passo.

Aconselhamos você a escrever o resumo executivo por último, após concluir a redação do seu plano de negócios.

Como escrever um resumo executivo

Se você estiver neste artigo para aprender a escrever um resumo executivo, execute as seguintes etapas:

1. Ofereça uma visão geral do seu negócio

É importante que desde o início você esclareça o que sua empresa faz e os tipos de produtos ou serviços que oferece. Além disso, mencione quem é seu público-alvo e qual é o problema que você está tentando resolver.

Este primeiro parágrafo é para que os leitores entendam a natureza de sua empresa e as perspectivas mais importantes do setor. Neste ponto, você deve oferecer informações básicas sobre sua empresa. Compartilhe detalhes sobre como e quando a empresa começou, qual é seu histórico, qual papel desempenha e onde se encontra atualmente.

Não esqueça de falar sobre sua taxa de crescimento, lucros e investimentos, aumento de clientes e qualquer aspecto relevante relacionado ao sucesso de sua empresa. Veja também: Como avaliar o mercado internacional e expandir seus negócios

2. Fale sobre o seu público-alvo, sua concorrência e a estratégia de marketing

O segundo parágrafo deve incluir uma definição clara do seu mercado alvo e do ponto negativo do seu produto que você está tentando resolver.

Posteriormente, descreva o panorama competitivo de sua indústria e a vantagem do seu negócio em relação a concorrência. Este aspecto é extremamente importante, você deve falar detalhadamente sobre os produtos e serviços da empresa, a forma como ela atende às necessidades dos clientes e as razões pelas quais é melhor e o porquê da do aumento da demanda.

A estratégia de marketing deve ser focada nas maneiras em que você planeja alcançar seu público-alvo. Somente assim você manterá os leitores interessados no restante do resumo. Recomendamos também: Estratégias de marketing e suas ferramentas

3. Oferece uma visão geral das operações financeiras

No geral, esta seção deve falar sobre as maneiras pelas quais a empresa opera, os proprietários, os custos de localização, etc. Leia: Ações de marketing – como medir sua eficácia

4. . Reflita no plano de futuro

Outro elemento que deve ter um resumo executivo são os planos futuros, para onde seu negócio está indo, se há alguma proposta de expansão, a maneira como eles são vistos, por exemplo, em cinco anos.

Lembre-se de mencionar suas projeções de vendas, as estratégias e os lucros obtidos nos anos em que implementou seu plano de negócios. Veja também: Produtos inovadores para o crescimento da empresa

5. Fale sobre o que sua empresa precisa

Se você está aprendendo a escrever um resumo executivo, é mais provável que sua empresa precise de financiamento.

Você deve escrever as projeções gerais, bem como um detalhamento de quanto dinheiro é necessário e como ele será usado.

Nesta última seção, o objetivo é detalhar as necessidades de investimento do seu negócio. O valor que você incluir aqui deve corresponder às projeções mencionadas acima. É muito importante que você seja claro. Leia mais em: Transforme sua empresa no melhor lugar para trabalhar

Dicas para escrever um resumo executivo corretamente

Abaixo, temos algumas dicas para você levar em conta como escrever um resumo executivo de maneira eficaz:

  • Adicione as informações necessárias sem revelar tudo, mas leve em conta que os investidores possam ler as informações completas.
  • Inclua uma estatística que faça você refletir ou uma citação inspiradora e relevante no início, isso trará a atenção do leitor.
  • Um resumo executivo deve poder ser lido independentemente do resto do plano de negócios. Adicione uma introdução, desenvolvimento e conclusão com informações relevantes. Isso deve permitir que alguém sem conhecimento prévio da sua empresa o leia.
  • Ressalte as melhores características do plano de negócios.
  • Apoie com alguma pesquisa a informação que você escreve.
  • Você deve resumir o máximo possível, a fim de obter as informações essenciais em uma página.
  • Concentre-se nos elementos positivos. Deixe os riscos e desafios para o plano de negócios detalhado.

Importância de saber como escrever um resumo executivo

Um resumo executivo é o primeiro passo no seu plano de negócios. Se isso não atrair a atenção de grandes investidores ou tomadores de decisão, nada fará. Lembre-se que eles são pessoas muito ocupadas com um grande senso de prevenção ao investir seu dinheiro.

Um resumo executivo bem escrito permitirá que o leitor entenda as principais características da empresa, deixando-o animado e ansioso para saber mais sobre o seu negócio.

Aprenda a escrever um resumo executivo, pois é possivelmente a única coisa que o investidor vai ler. A partir disso, eles decidirão se disponibilizarão mais tempo para continuar lendo o plano de negócios.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram