Transforme sua empresa no melhor lugar para trabalhar

Qualquer pessoa que esteja na área de Recursos Humanos há muito tempo sabe que a cultura do trabalho não é uma ideia nova. De fato, é algo sobre o qual falamos literalmente há décadas. Colocamos uma empresa em um pedestal e a elogiamos por ser “o melhor lugar para trabalhar”, mas, na maioria das vezes, a cultura tem sido um conceito difícil para muitas.

É hora de acabar com isso e começar a pensar na cultura do trabalho como algo mais tangível e mensurável. Dessa forma, você pode entender que ela é única para cada organização, você pode ter algumas semelhantes, mas não há duas empresas correspondentes aqui.

Se você deseja que sua empresa seja o melhor local para trabalhar, coloque a cultura em prática e de forma correta. Para ser conhecido como um empregador que atrai os melhores talentos e melhores funcionários, você terá que investir tempo, energia, dinheiro e prestar muita atenção.

Dicas para que sua empresa seja o melhor lugar para trabalhar

Aqui estão três dicas que você deve ter em mente quando começar a medir e entender a cultura da sua organização e se tornar realmente o melhor lugar para trabalhar.

Cultura não é uma receita, é uma metodologia

Suponha que sua empresa já esteja em uma lista do “melhor lugar para trabalhar”. Sem dúvida, isso gera muito orgulho e talvez outros líderes empresariais o invejem.

O problema de se comparar a outra cultura é que simplesmente não funciona. Os principais fatores que impulsionam o sucesso da sua organização podem não ser os mesmos para as outras e vice-versa. Então, por que comparar? Pare de se preocupar com o que está acontecendo ao seu redor no mercado e comece a olhar para dentro. Uma cultura de sucesso não pode ser copiada, ela precisa ser construída.

Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

A cultura impulsiona a experiência do cliente

A experiência do funcionário impulsiona a experiência do cliente. Funcionários satisfeitos significa clientes satisfeitos. Não acredita? Pense no Walt Disney World. Não se trata apenas de ingressos para um parque temático, mas de vender uma experiência inteira. Os passeios não mudam muito ano após ano, mas é a cultura da imaginação que nos faz voltar. E tudo isso começa com a cultura organizacional.

Veja também: Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

Valores vs. Valorizado em uma empresa

Muitas organizações falam sobre valores, mas o que realmente impulsiona a cultura da organização é o que elas valorizam. Os valores só são poderosos se forem avaliados por pessoas interna e externamente.

Por exemplo, se você tem comida grátis às sextas-feiras ou uma geladeira cheia de cerveja; isso representa o valor da organização, mas não é isso que realmente impulsiona os funcionários.

Leia também: Experiência de compra: compartilhe com seus funcionários

Somente quando você tiver resolvido o quebra-cabeça da cultura da sua empresa, ela poderá se tornar o melhor lugar para trabalhar. Comece agora mesmo!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Como construir uma cultura empresarial saudável?

Cultura de atendimento ao cliente: como promover em sua organização

Como avaliar a cultura de trabalho na sua empresa

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.