• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
QuestionPro

QuestionPro

questionpro logo
  • Produtos
    software para pesquisasSoftware para inqueritosFácil de usar e acessível para todos. Crie, envie e analise pesquisas onlineQuestionPro ResearchResearch SuiteFerramentas e serviços para ajudar você a descobrir insights complexos.Customer ExperienceCustomer ExperienceAs experiências mudam o mundo. Ofereça a melhor experiência com nosso software de gestão de CX.software de avaliação de desempenho e clima organizacionalEmployee ExperienceEmpodere seus líderes, tome decisões informadas e aumente o engajamento dos funcionários.
  • Soluções
    SoluçõesPainel de respondentesComunidades OnlinePesquisas OfflineJourney mapping
    Quizzes e enquetesLicença AcadêmicaQuestionPro BI
    FerramentasNet Promoter ScoreAskWhyAnálise ConjointQuestionPro IA
    MaxDiffClosed-LoopVan Westendorp
  • Recursos
    BlogeBooksModelos de pesquisaCentro de ajudaHistórias de sucesso
  • Características
  • Preços
Language
  • Portuguese de Portugal
  • English
  • Español (Spanish)
  • Português (Portuguese, Brazil)
  • Nederlands (Dutch)
  • العربية (Arabic)
  • Français (French)
  • Italiano (Italian)
  • 日本語 (Japanese)
  • Türkçe (Turkish)
  • Svenska (Swedish)
  • Hebrew IL
  • ไทย (Thai)
  • Deutsch (German)
Call Us
+1 800 531 0228 +1 (647) 956-1242 +52 999 402 4079 +49 301 663 5782 +44 20 3650 3166 +81-3-6869-1954 +61 2 8074 5080 +971 529 852 540
Log In Log In
Cadastrar

Home Pesquisa de mercado

20 dicas para escreveres relatórios de investigação

Tens os teus relatórios de pesquisa e não sabes como as apresentar? Se o fizeres da forma errada, podes arruinar toda a tua investigação. Aqui estão algumas dicas que te podem ajudar a destacares-te e a obteres reconhecimento pelo teu trabalho árduo.

Os relatórios de investigação são dados registados pelos investigadores, que são depois transformados em estatísticas através da análise de informações recolhidas por inquéritos ou outros métodos de investigação.

Abrangem um vasto leque de temas, mas centram-se na comunicação de algo particular a um mercado muito específico. O seu objetivo é transmitir detalhes abrangentes sobre um estudo a ter em conta na conceção de novas estratégias. A informação fornecida deve ser extremamente precisa, com um objetivo e uma conclusão claros, e deve existir um formato limpo e estruturado para que estes relatórios sejam eficazes.

Um relatório é uma fonte fiável para contar os pormenores de uma investigação realizada, sendo frequentemente considerado um relato específico de todo o trabalho efectuado. 

As secções de um relatório de investigação são: 

  • Resumo
  • Antecedentes / Introdução
  • Métodos de aplicação
  • Resultados baseados na análise
  • Deliberação
  • Conclusão

Componentes de um relatório de investigação

A investigação é essencial para lançar um novo produto ou serviço. Os mercados actuais são extremamente voláteis e competitivos porque os intervenientes podem oferecer o mesmo ou mais do que outra empresa. Uma organização precisa de tomar as suas decisões da forma correta e no momento certo para ser relevante no mercado e, claro, precisa de oferecer produtos actualizados que satisfaçam as exigências dos clientes.  

Os pormenores dos relatórios de investigação podem mudar em função do seu objetivo, mas os seus componentes permanecem os mesmos. O foco do investigador também influencia o estilo de redação do relatório.

Os sete componentes principais são: 

  • Resumo do relatório de investigação: o objetivo completo, juntamente com a descrição geral da investigação, será incluído num resumo constituído por alguns parágrafos. Todos os elementos são explicados de forma sucinta no resumo do relatório. Este deve ser suficientemente interessante para captar todos os elementos-chave do documento.
  • Introdução à investigação: Há sempre um objetivo principal que o investigador tenta mostrar através de um relatório. Na secção de introdução, podes abordar as respostas relacionadas com este objetivo e estabelecer uma tese que responda em pormenor às perguntas necessárias. Para isso, tens de responder a uma pergunta: “Qual é a situação atual do objetivo? Após a realização da pesquisa, a organização concluiu com êxito o objetivo ou ainda está em processo de elaboração? Apresenta estes pormenores na parte introdutória dos relatórios de investigação.
  • Metodologia de investigação: Esta é a secção mais importante do relatório de investigação, pois é nela que se encontram as informações mais relevantes. Os leitores podem obter dados de qualidade a partir do conteúdo fornecido, e esta metodologia pode ser aprovada por outros investigadores de mercado. Por conseguinte, esta secção deve ser altamente informativa e estar relacionada com todos os aspectos do estudo. A informação deve ser apresentada por ordem cronológica, de acordo com a sua prioridade e importância. Lembra-te também de incluir referências, caso as tenhas obtido por outros meios.
  • Resultados da investigação: Uma breve descrição dos resultados, juntamente com os cálculos efectuados para atingir o objetivo, constituem esta secção de resultados. Geralmente, a exposição após a análise dos dados é efectuada na parte de discussão do relatório.
  • Debate sobre a investigação: Os resultados são discutidos em grande detalhe nesta secção, juntamente com uma análise comparativa dos relatórios que provavelmente existem no mesmo domínio. As anomalias detectadas durante a investigação são analisadas. Ao redigir relatórios de investigação, é necessário ligar os pontos sobre a forma como os resultados serão aplicáveis no mundo real.
  • Referências da investigação e conclusão: Conclui todos os resultados da investigação, juntamente com a citação de cada autor ou de qualquer outro conteúdo de onde foram retiradas as referências.

 

20 dicas para escreveres relatórios de investigação

1) Prepara o contexto. Tal como te ensinaram na escola, é melhor organizares o teu trabalho numa única folha de papel antes de começares a escrever. Não partas do princípio de que a ordem do teu inquérito é a melhor forma de escrever um relatório! O ideal é começares com um tema mais vasto e ires para um mais específico, e concentrares-te numa conclusão ou num apoio, que deves sustentar com factos.

2. Começa a escrever desde o início. Sem dúvida que a coisa mais difícil de fazer é começar. Começa com o título, a introdução, depois documenta as tuas primeiras descobertas e avança a partir daí. Quando tiveres a tua investigação bem documentada, escreve a conclusão geral.

3. Escolhe um formato que seja claro, lógico e óbvio para o leitor. Sê coerente com a redação, a numeração dos anexos, etc. Segue o formato aprovado pela tua empresa para a apresentação de relatórios de investigação e demonstra a integridade do teu projeto em relação aos objectivos da empresa.

4. Conhece o público que vai ler o teu relatório. Os teus relatórios de investigação vão ser apresentados a decisores ou a outros investigadores? Quais são as suas percepções? Isto requer mais cuidado e diligência. Não procures mais do que o habitual por más notícias da investigação. Terás, sem dúvida, de confiar nos dados. Se as notícias forem más, canaliza-as para apresentar as provas e, assim, levar o cliente à mesma conclusão a que chegaste.

5. Nunca percas de vista os objectivos do estudo. Relê a tua proposta e certifica-te de que os dados que forneces contribuem para os objectivos que definiste desde o início. Lembra-te que a especulação é para as conversas, não para os relatórios de investigação e, se o fizeres, estarás a pôr em causa toda a tua investigação.

6. Estabelece um modelo de trabalho. Cada estudo deve ter uma lógica interna, que deve ser definida no relatório e nas provas. O pior pesadelo de um investigador é ser convidado a redigir relatórios de investigação e aperceber-se de que as questões-chave não foram incluídas.

7. Aprende o mais que puderes sobre o assunto. Quem são os concorrentes dos nossos clientes? Fala com outros investigadores que estudaram o teu tema de investigação e conhece a linguagem do sector de que estás a falar. A utilização incorrecta de termos pode afastar  leitores dos teus relatórios de investigação.  

8. Lê em voz alta o que escreveste. Se leres o teu relatório e ouvires algo errado, por exemplo, se tropeçares nas palavras enquanto as lês, provavelmente o leitor também o fará. Se não conseguires pôr uma ideia numa frase, então a frase é demasiado longa e tens de a alterar para que a ideia fique clara para todos.

9. Verifica a tua gramática e ortografia. Sem dúvida que as boas práticas facilitam a compreensão do teu relatório.

10. Usa os verbos no presente do indicativo. Pensa em utilizar o tempo presente, que faz com que os resultados pareçam mais imediatos. Encontra novas palavras e outras formas de dizer as coisas.   Diverte-te com a língua sempre que puderes.

11. Escreve apenas sobre as descobertas que são significativas. Se alguns dados não forem realmente significativos, não os menciones. Lembra-te de que nem tudo é verdadeiramente importante ou essencial nos relatórios de investigação.  

12. Ao comunicares os resultados, limita-te às perguntas do inquérito. Por exemplo, não digas que as pessoas inquiridas estão “preocupadas” com uma questão, quando existem diferentes graus de preocupação.

13. Não tens o número 13. Não gosto dele, dá azar.

14. Os gráficos devem ser suficientemente claros para serem auto-explicativos.. Não deixes que os teus gráficos induzam o leitor em erro: dá-lhes um título, inclui as indicações, o tamanho da amostra e a formulação correta da pergunta.

15. Não utilizes décimas nas percentagens, por exemplo, 45,2%. É um exagero porque parece amador e pressupõe uma precisão maior do que a que podemos exigir. 

16. Sê claro, diz o que realmente queres dizer. Evita ouvir: “O que é que querias dizer com isto? Escreve com precisão.

17. Sê criativo com os teus títulos. Sobretudo nos estudos de segmentação, escolhe nomes “que dêem vida à investigação”. Estes nomes podem sobreviver muito tempo após a investigação inicial.

18. Destaca-te com a tua conclusão: A conclusão dos relatórios de investigação é a parte mais difícil de escrever, mas é a tua oportunidade de te destacares. Faz um resumo preciso. Por vezes, ajuda começar a conclusão com algo específico, depois descreve os pontos altos do estudo e, por fim, apresenta as implicações dos resultados.  

19. Quando tiveres terminado o teu relatório de investigação, pede a outra pessoa que o leia. Os escritores têm dificuldade em detetar os seus próprios erros. Mas tu és responsável pelo que é apresentado – o relatório é teu!

20. Correto! Correto! Correto! Correto!   Não há nada mais desconcertante para os clientes do que ver um relatório com um monte de erros. É melhor corrigi-los a tempo.

Escrever um relatório de investigação requer prática. Descobre a melhor maneira de apresentar o teu, diverte-te a escrever. Orgulha-te das frases bem escritas, sem dúvida que fazer o teu relatório de investigação será a cereja no topo do bolo de todo o teu projeto. Lembra-te que, ao utilizares os inquéritos em linha na plataforma QuestionPro, tens acesso a vários tipos de relatórios.  



COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

About the author
Andrea Parra

View all posts by Andrea Parra

Primary Sidebar

Obtenha insights com mais de 80 recursos gratuitos

Crie, envie e analise os seus inquéritos online em menos de 5 minutos!

Criar uma conta gratuita

RELATED ARTICLES

HubSpot - QuestionPro Integration

Inquérito para avaliar um logótipo

Dec 23,2022

HubSpot - QuestionPro Integration

Ferramentas de investigação académica: Quais são as 5 melhores?

Nov 01,2022

HubSpot - QuestionPro Integration

Processo de compra: Definição, etapas principais e melhores práticas

Dec 14,2022

MAIS TÓPICOS

  • Benefícios dos empregados
  • Compromisso com o cliente
  • Comunidades
  • Comunidades em linha
  • CX
  • Dicas
  • Envolvimento dos trabalhadores
  • Estratégia de marketing
  • Estudos de caso
  • Estudos de mercado
  • Experiência do cliente
  • Ferramentas e aplicações de investigação
  • Fidelidade do cliente
  • Força de trabalho
  • Força de trabalho
  • Funções melhoradas
  • Inquéritos
  • Inquéritos
  • Investigação académica
  • LivePolls
  • LivePolls
  • Marketing
  • Marketing
  • Melhores práticas
  • Negócio
  • PerguntaPro
  • Pesquisa de consumidores
  • Pesquisa de mercado
  • Produtos QuestionPro
  • Produtos QuestionPro
  • Retenção de empregados
  • Satisfação do cliente
  • Software de inquéritos
  • Tecnologia
  • Telemóvel
  • Tendências
  • Tomada de decisões
  • Uncategorized @pt
  • Votação

Footer

Postagens semelhantes:

Inquéritos e estudos longitudinais: O que são e como realizá-los

Inquéritos e estudos longitudinais: O que são e como realizá-los

Apr 14, 2025

Avaliação 360 graus online: O que é e como realizá-la

Avaliação 360 graus online: O que é e como realizá-la

Apr 11, 2025

O que é um criador de inquéritos e como utilizá-lo

O que é um criador de inquéritos e como utilizá-lo

Apr 10, 2025

Inquéritos Anónimos: A importância da confiança e sinceridade nas respostas

Inquéritos Anónimos: A importância da confiança e sinceridade nas respostas

Apr 9, 2025

Other categories

  • Benefícios dos empregados
  • Compromisso com o cliente
  • Comunidades
  • Comunidades em linha
  • CX
  • Dicas
  • Envolvimento dos trabalhadores
  • Estratégia de marketing
  • Estudos de caso
  • Estudos de mercado
  • Experiência do cliente
  • Ferramentas e aplicações de investigação
  • Fidelidade do cliente
  • Força de trabalho
  • Força de trabalho
  • Funções melhoradas
  • Inquéritos
  • Inquéritos
  • Investigação académica
  • LivePolls
  • LivePolls
  • Marketing
  • Marketing
  • Melhores práticas
  • Negócio
  • PerguntaPro
  • Pesquisa de consumidores
  • Pesquisa de mercado
  • Produtos QuestionPro
  • Produtos QuestionPro
  • Retenção de empregados
  • Satisfação do cliente
  • Software de inquéritos
  • Tecnologia
  • Telemóvel
  • Tendências
  • Tomada de decisões
  • Uncategorized @pt
  • Votação

questionpro-logo-nw
Central de ajuda & FAQ Chat ao vivo Cadastrar
  • Calculadora de amostra de pesquisa
  • Estudos de casos
  • Artigos do blog
  • Integrações
  • Lógicas para pesquisas
  • Tipos de perguntas para pesquisa
  • Análise de dados & relatórios
  • Demonstração da plataforma
  • Pesquisa online
  • Pesquisa de mercado
  • Pesquisa de satisfação
  • Pesquisa organizacional
  • Pesquisa eleitoral
  • Pesquisa de campo (offline)
  • Pesquisa por email
  • Pesquisa por mensagem de texto SMS
  • Pesquisa CATI (telefônica)
  • Pesquisa NPS (net promoter score)
  • Exemplo de pesquisa
  • Exame & Prova online
  • Experiência do cliente
  • Software de pesquisa
  • Comunidade online
  • Amostra de respondentes para pesquisa
  • Software de gestão da experiência do cliente
  • Avaliação 360º & clima laboral
  • Aplicativo para pesquisa offline
  • Livepools: quiz & votação online
  • QuestionPro Universidades
  • Características das licenças
  • Planos & Preços
  • Quem somos
  • Segurança e privacidade
  • NPS - Net Promoter Score
  • Escala Likert: o que é e como usar?
  • QuestionPro X Survey Monkey
  • Calculadora de tamanho da amostra
  • O que é enquete?
  • Focus group online
  • 10 exemplos de perguntas para enquete
  • Guia definitivo para pesquisas qualitativas
  • Tipos de perguntas de pesquisa online
  • Escala Likert
  • Análise conjunta (conjoint analysis)
  • Análise de dados por SPSS

QuestionPro no seu idioma

  • Portuguese de Portugal
  • English
  • Español (Spanish)
  • Português (Portuguese, Brazil)
  • Nederlands (Dutch)
  • العربية (Arabic)
  • Français (French)
  • Italiano (Italian)
  • 日本語 (Japanese)
  • Türkçe (Turkish)
  • Svenska (Swedish)
  • Hebrew IL
  • ไทย (Thai)
  • Deutsch (German)

Prêmios & certificados

  • survey-leader-asia-leader-2023
  • survey-leader-asiapacific-leader-2023
  • survey-leader-enterprise-leader-2023
  • survey-leader-europe-leader-2023
  • survey-leader-latinamerica-leader-2023
  • survey-leader-leader-2023
  • survey-leader-middleeast-leader-2023
  • survey-leader-mid-market-leader-2023
  • survey-leader-small-business-leader-2023
  • survey-leader-unitedkingdom-leader-2023
  • survey-momentumleader-leader-2023
  • bbb-acredited
O Diário da Experiência

Encontre ideias inovadoras sobre Experience Management dos especialistas

  • © 2022 Software de pesquisa QuestionPro | +1 (800) 531 0228
  • Mapa do site
  • Declaração de privacidade
  • Termos de uso