É natural que ocorram crises nas organizações por diversas razões. Este é o momento ideal para qualidades de um líder se tornam evidentes. As situações que podem surgir incluem:
- Por exemplo, a falta de resultados financeiros e o não cumprimento de objectivos comerciais previamente definidos.
- Um clima organizacional hostil que impede o normal desenvolvimento das actividades, provocando desmotivação e desinteresse dos trabalhadores no desempenho das suas funções.
As situações de crise empresarial acima mencionadas são propícias a que se destaque um líder com competências, carácter e criatividade para reorientar os objectivos da empresa e recuperá-la com as menores consequências possíveis. Para tal, deve ser considerado o seguinte decálogo de acções:
Qualidades de um líder
- Toma boas decisões sob pressão.
- Saber delegar funções.
- Faz bom uso da autoridade, com autonomia e respeito.
- Sê calmo e persistente.
- Sê realista.
- Reage rapidamente para identificar as causas da crise.
- Sê apaixonado pelo trabalho que fazes.
- Tem a capacidade de ouvir.
- Explora diferentes vias de saída.
- Corre riscos controlados.
Diferentes qualidades de um líder reflecte-se, por exemplo, em duas personagens que se destacaram pela sua experiência de sucesso organizacional e que deixaram grandes lições para todos nós.
Em primeiro lugar, Steve Jobs, um visionário com espírito criativo, fundador da Apple, que mudou o mundo com a sua inventividade, perseverança e capacidade de enfrentar novos desafios e de se reinventar, gerando novas oportunidades de negócio e de emprego, tais como Pixaruma pequena empresa de animação por computador na qual investiu em 1986. Aposta arriscada para a época, tornou-se no gigante que hoje conhecemos graças às inovações tecnológicas que Jobs promoveu, aventurando-se na sétima arte, cenário em que incluiu a animação como parte fundamental das suas produções, tornando-a num elo muito importante da sua estrutura organizacional e gerando dividendos financeiros significativos.
Uma das chaves do seu sucesso foram os seus empregados, pois afirmava que “os grandes sucessos não são feitos por uma pessoa, são feitos por uma equipa de pessoas”. Jobs demonstrou as qualidades de um líder ao dar-lhes poder e ao fazer deles os seus maiores aliados. Fazia-os sentir parte da empresa e maximizava o seu talento através do sentimento de pertença, criando círculos de confiança e um bom clima organizacional, o que se tornou um fator fundamental para a concretização dos objectivos propostos e para o posicionamento da empresa a nível mundial.
Em segundo lugar está o empresário Germán Efromovich, nascido na Bolívia, nacionalizado brasileiro e colombiano. Em 2004, adquiriu a companhia aérea colombiana Avianca, quando esta atravessava uma profunda crise económica e estava abrangida pela lei 550, também conhecida como lei da falência.
Quando assumiu o controlo da empresa, uma das suas primeiras frases foi: “Uma crise é uma oportunidade”. Treze anos depois, Efromovich demonstrou as qualidades de um líder ao transformar esta empresa numa das mais importantes e rentáveis companhias de transporte aéreo da América Latina. Esta grande empresa tem um plano estratégico baseado em três premissas:
1. serviço ao cliente de alta qualidade.
2. a expansão prevista da empresa noutros países da região, através de alianças estratégicas que gerem mais serviços e novas fontes de emprego.
A renovação permanente da frota de aviões da empresa, uma decisão que lhe permitiu manter um bom serviço e a confiança dos seus clientes como um valor acrescentado devido à segurança que proporciona.
A conclusão que se pode tirar, após esta breve abordagem das qualidades de um líder, é que Todas as pessoas têm a capacidade de exercer liderança em diferentes aspectos e cenários sociais. A diferença reside no facto de alguns indivíduos serem inovadores e assumirem riscos que lhes permitem sair de fases de crise empresarial, deixando lições e caminhos a seguir para ultrapassar este tipo de situações.



