Antes de saberes como medir os KPIs de uma empresa, é importante saberes o que é um KPI. Um Indicador Chave de Desempenho (KPI) é definido como um valor mensurável que demonstra efetivamente a eficiência com que uma organização está a atingir os seus objectivos de negócio.
Os executivos e gestores de empresas utilizam métricas empresariais para acompanhar e analisar factores considerados cruciais para o sucesso de uma organização.
Os KPIs diferem de uma organização para outra. Por exemplo, um dos indicadores-chave de desempenho de uma empresa pública será muito provavelmente o preço das acções, enquanto que para uma empresa privada poderá ser a aquisição de novos clientes.
Mesmo os concorrentes comerciais diretos são susceptíveis de monitorizar um conjunto diferente de KPIs com base nas estratégias comerciais individuais e na perspetiva da gestão. Os KPIs podem variar dentro de uma mesma organização, dependendo dos empregados e do papel que desempenham.
Por exemplo, o diretor executivo de uma organização pode considerar a rentabilidade como a medida mais importante do sucesso da organização, mas o presidente de vendas pode considerar que a relação entre as vendas bem sucedidas e a perda de clientes é mais prioritária.
Para além disso, as diferentes empresas, as suas unidades e os departamentos alinhados são normalmente avaliados em função dos seus próprios KPI, o que resulta numa combinação de toda a organização, alguns a nível empresarial e outros a um nível especificamente departamental.
Exemplo de como medir os KPIs de uma empresa
Imagina que trabalhas no departamento de polícia de trânsito e que tens a função de controlar a velocidade dos condutores na estrada. Foi-te atribuída a tarefa de calcular a velocidade média dos condutores desde o mês de julho de 2018 até novembro de 2018, uma vez que ocorreram muitos acidentes nesta altura do ano anterior.
Neste caso, ser-te-á útil conhecer a velocidade média do condutor para os meses exceto julho a novembro. Digamos que, se a velocidade média do condutor nos outros meses for de 50 mph, o passo seguinte é calcular a velocidade média nos meses mencionados neste exemplo.
Partindo do princípio de que a velocidade média dos condutores de julho a novembro é de 60 milhas por hora, obviamente, os condutores viajam a uma velocidade 10 milhas por hora superior a qualquer um dos meses. Aqui o teu KPI está claramente definido:
- Calcula a velocidade média dos condutores de julho a novembro de 2018.
- Conhece a velocidade média dos condutores para todos os outros meses de 2018.
- Para saberes a velocidade média dos condutores de julho a novembro de 2017.
- Conhece a velocidade média dos condutores para todos os outros meses de 2018.
Indicadores-chave de desempenho
¿Como medir o desempenho profissional? A primeira e mais importante coisa que qualquer empresário ou o CEO de uma organização te perguntaria diretamente é como medir os KPIs de uma empresa.
Gerir uma empresa de sucesso requer uma análise aprofundada, conhecimento das funções e responsabilidades de todos os departamentos. E tudo isto não pode ser feito sem acompanhar as métricas relevantes.
Então, como medir os KPIs de uma empresa. As métricas empresariais são também designadas por indicadores-chave de desempenho e apresentam um valor mensurável que determina o sucesso de uma organização na consecução dos seus objectivos. As métricas ajudam a determinar se a organização ou empresa alcançou o seu objetivo no período de tempo designado.
Existem centenas de KPIs numa empresa, mas não faz sentido medi-los a todos. Dependendo dos objectivos do negócio, deves acompanhá-los para compreender em tempo real o seu desempenho.
Acompanhar métricas irrelevantes vai distrair-te de te concentrares nas coisas que realmente importam. Aqui estão as métricas mais relevantes e como medir os KPIs de uma empresa:
1. Net Promoter Score (NPS)
Pontuação do promotor líquido é uma métrica poderosa não só para medir a lealdade dos clientes à tua empresa, mas também para medir os níveis de satisfação dos teus empregados. Neste último caso, é conhecido como Net Promoter Score dos empregados.
Como medir os KPIs de uma empresa com o NPS:
Esta métrica é medida numa escala de 10 pontos que é determinada através de uma pergunta poderosa:
“Considerando a tua experiência geral com a nossa organização, numa escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de recomendares esta organização aos teus amigos e familiares?
De acordo com o cálculo do Net Promoter Score, existem três níveis de satisfação do cliente ou do empregado:
Promotores (pontuação 9-10): São clientes ou empregados extremamente fiéis que certamente espalharão uma mensagem positiva de boca em boca e indicarão a sua empresa ou organização aos seus familiares e amigos.
Passivo (pontuação 7-8): São clientes ou funcionários satisfeitos, mas não tão entusiastas, que seguirão em frente rapidamente se encontrarem uma opção melhor.
Detractores (pontuação 0-6): São clientes ou empregados desiludidos que espalham informações negativas sobre a tua empresa de boca em boca, o que pode facilmente prejudicar a reputação da tua empresa.
Quando tiveres recolhido os dados relevantes e avaliado os resultados, terás uma ideia de como melhorar os teus produtos, o envolvimento ou a satisfação dos teus empregados.
2. Desenvolvimento de produtos e receitas de vendas
Outro elemento que te ensinará a medir os KPI de uma empresa é o desenvolvimento de produtos e as receitas de vendas. Isto é extremamente importante, pois diz muito sobre a tua organização. As vendas mensais e o desenvolvimento de produtos mostram se os empregados estão a fazer bem o desenvolvimento de produtos e também se os empregados estão a fazer bem o desenvolvimento de produtos e também se os empregados estão a fazer bem o desenvolvimento de produtos e também se os empregados estão a fazer bem o desenvolvimento de produtos e também se os empregados estão a fazer bem o desenvolvimento de produtos. se os clientes estão interessados em comprar ou não, se todos os teus esforços de marketing estão a ser canalizados na direção certa, se ainda estás em concorrência e muito mais.
Ao avaliar esta métrica e ao definir objectivos, é importante compreender que pode ser afetada por vários factores, tais como alterações no mercado, campanhas de marketing anteriores, envolvimento dos empregados, acções da concorrência, etc.
3. Desgaste dos trabalhadores
Este é um dos principais KPIs de RH para qualquer empresa. Os empregadores vêem geralmente o desgaste como a perda de uma força de trabalho valiosa. Quando um empregado deixa a organização, leva consigo um conjunto de competências que desenvolveu durante a sua permanência na organização. Para além disso, o custo da saída é extremamente elevado e pode afetar as demonstrações financeiras.
Quando um trabalhador é contratado por uma organização, são também calculados os custos relacionados com a integração, formação, equipamento, benefícios e incentivos. O custo adicional inclui o tempo do pessoal para o recrutamento, os gestores de contratação envolvidos, etc. Torna-se assim um dos principais indicadores.
4. Felicidade dos empregados
É simples, empregados felizes = empregados produtivos. Diz-se que os empregados são 12% mais eficazes no trabalho se estiverem felizes. Manter os níveis de satisfação elevados leva a um compromisso a longo prazo com a equipa e a organização. É por isso que é importante verificar regularmente se os teus empregados estão felizes e entusiasmados por fazerem parte da organização.
5. Cumprimento de metas e objectivos
Todas as empresas têm objectivos e um prazo previsto para os atingir. O controlo atempado do número de objectivos atribuídos e a definição de metas para os seus empregados ajudá-lo-ão a si e à organização a atingir os seus objectivos.
Relatório de indicadores-chave de desempenho
Depois de saberes como medir os KPIs de uma empresa, tens de elaborar um relatório que te ajude a definir e acompanhar o número exato que pretendes alcançar, seja em termos de retenção de funcionários, Net Promoter Score, envolvimento e satisfação dos funcionários, receitas da empresa, crescimento financeiro, etc.
Por exemplo, se quiseres acompanhar a taxa de rotação dos trabalhadores por região, terás de conhecer as taxas de rotação dos anos anteriores, o custo efetivo do recrutamento e da integração, etc. Recolhe todas as informações necessárias relacionadas com as actividades e, em seguida, utiliza estes dados para analisar e comparar a taxa de desgaste dos anos anteriores.
Estes são apenas alguns exemplos de como medir os KPIs de uma empresa, um painel de instrumentos pode ter qualquer número de atributos que decidas precisar. A receita é um atributo muito importante e é frequentemente um KPI importante para a equipa de marketing e vendas. Os objectivos são decididos no início do ano financeiro ou mesmo antes. Imagina como seria fácil criar um análise de dados e acompanha a evolução da tua empresa ou organização ao longo do ano.



