
O teu rastreio dos olhos, também conhecido como eye tracking, é o processo de registar e analisar os movimentos oculares das pessoas para descobrir o que captou naturalmente a sua atenção.
Este método é utilizado para determinar, por exemplo, o que os participantes de um teste de usabilidade irão teste de usabilidade Observa e assimila enquanto vê os meios de comunicação em linha, observando os cursores do rato, as interações com as ligações e os controlos, e a linguagem corporal. Ouve também atentamente as suas narrações e comentários em voz alta.
O rastreio ocular permite obter informações precisas sobre o grau de atração dos utilizadores pelos elementos visuais, como a interface de navegação, os gráficos, as ligações, o texto, os conteúdos multimédia, etc.
O que é o rastreio ocular?
O rastreio ocular refere-se ao processo de medição do local para onde olhamos, também conhecido como o ponto do olhar. Estas medições são efectuadas por um rastreador ocular, que regista a posição dos olhos e os movimentos que estes fazem.
O rastreio ocular utiliza luz invisível de infravermelhos próximos e câmaras de alta definição para projetar luz no olho e registar a direção em que esta se reflecte na córnea.
São então utilizados algoritmos avançados para calcular a posição do olho e determinar exatamente onde está focado. Isto torna possível medir e estudar o comportamento visual e os movimentos finos dos olhos, uma vez que a posição dos olhos pode ser mapeada várias vezes por segundo.
A velocidade com que um eye tracker é capaz de captar estas imagens é conhecida como a sua frequência.
Também pode ser feita uma gravação da cena para a qual uma pessoa está a olhar e, utilizando software de rastreio ocular, é possível produzir um mapa visual da forma como a pessoa viu os elementos da cena.
Objectivos do seguimento ocular para a tua investigação
Ao identificar os movimentos oculares comuns dos utilizadores enquanto visualizam conteúdos em linha, podemos abordar questões de investigação como:
- Qual é a primeira coisa que os utilizadores vêem na nossa página inicial (ou em qualquer outra página)?
- Reparaste imediatamente no apelo à ação nesta página?
- Os utilizadores estão a ler este conteúdo?
- Os utilizadores estão a reparar nesta funcionalidade da interface e, em caso afirmativo, quanto tempo demoram a reparar nela?
- Qual destes sistemas de navegação é o mais detetável?
- Que elementos da página estão a distrair os utilizadores de realizarem facilmente uma tarefa?
- O nosso novo design será mais eficaz do que o atual?
O seguimento dos olhos dá-nos informações valiosas sobre a forma como os utilizadores percepcionam o conteúdo em linha.
A combinação da informação gerada através da utilização de métodos de pesquisa tradicionais permite otimizar a apresentação da página e o design visual, conduzindo a uma melhor experiência do utilizador e a taxas de conversão mais elevadas.
Os estudos de rastreio ocular também podem ser uma forma rentável de os clientes garantirem que estão a obter um bom ROI em termos de design e usabilidade.
Vantagens do seguimento ocular
Entre os benefícios mais importantes do rastreio ocular está a sua capacidade de registar e analisar o comportamento visual de uma forma detalhada e objetiva.
Seria impossível pedir a alguém que percorresse os corredores de um supermercado que se lembrasse, quanto mais quantificar, quanto tempo passou a olhar para cada artigo, ou mesmo exatamente para onde olhou ou quais os anúncios em que mais reparou.
O seguimento dos olhos tem outras vantagens importantes para a investigação. De seguida, mencionamos cada uma delas:
- Revelar o comportamento subconscienteOs investigadores podem obter informações sobre os comportamentos que realizamos instintivamente.
- Fornece dados imparciais, objectivos e quantificáveis: Elimina a necessidade de tentar lembrar-se ou explicar onde procurou e evita que os participantes no estudo assumam detalhes e forneçam informações incorrectas.
- Permite um comportamento natural: Os rastreadores oculares são discretos e permitem que as tarefas sejam executadas normalmente.
- Versátil e móvelPode ser utilizado em quase todos os ambientes e cenários.
- Fornece um elevado nível de pormenor: Dependendo do dispositivo e do software, os resultados podem oferecer um nível muito elevado de granularidade para uma análise aprofundada.
- Fornece informações em tempo real: Com a transmissão em direto, podes ver imediatamente o aspeto da pessoa.
- ExplicativoPode representar processos e acções que são difíceis de articular ou explicar.
- Fornece uma visualização gráfica: Utiliza mapas de calor e gráficos que mostram os resultados do rastreio ocular e permite visualizar a interação das pessoas num ambiente e a sua resposta a diferentes estímulos.
- Acrescenta valor a outros dados biométricos: O seguimento ocular pode melhorar a utilização destes dispositivos, fornecendo informações adicionais sobre o que levou às respostas fisiológicas.
Aplicações de seguimento ocular
Há uma grande variedade de áreas em que esta tecnologia e metodologia de investigação podem ser aplicadas. Entre elas contam-se:
-
Pesquisa de mercado
O rastreio ocular é muito popular nos estudos de mercado fornece informações detalhadas e imparciais sobre o comportamento do consumidor e os processos de tomada de decisão.
Permite também aos investigadores analisar o processo de escolha de um produto pelos consumidores, mostrando quais os elementos que naturalmente atraíram a sua atenção e quais os que ignoraram.
O rastreio ocular detalha o comportamento autêntico do consumidor, o que é útil para a conceção da publicidade, a marca, a embalagem e a colocação de produtos na loja.
-
Experiência do utilizador
Não há melhor maneira de testar a experiência do utilizador do que vê-la através dos olhos do utilizador.
O rastreio ocular pode ser implementado para estudar a forma como as plataformas e os serviços são utilizados e a sua eficácia no cumprimento dos seus objectivos.
O rastreio ocular pode revelar falhas de design e até métodos de utilização que podem não ter sido evidentes no processo criativo.
-
Investigação científica
Através do estudo do comportamento visual, é possível obter informações valiosas sobre o desenvolvimento, os padrões de aprendizagem ou as doenças cognitivas.
Em geral, este método de investigação pode ser utilizado para pessoas com doenças como Alzheimer, Parkinson, esquizofrenia, autismo, depressão, etc.
Do mesmo modo, a dislexia e outras dificuldades de leitura ou de aprendizagem podem ser identificadas e estudadas através do rastreio ocular.
-
Recursos Humanos
O rastreio ocular fornece uma imagem valiosa dos processos implementados numa organização.
Este método é utilizado pelas empresas para identificar riscos, ineficiências operacionais e para racionalizar a formação, o que permite poupar tempo e melhorar a produtividade.
O rastreio ocular oferece uma visão única das acções que são realizadas rapidamente e muitas vezes de forma subconsciente, que podem ser estudadas e transformadas em material para a formação dos empregados.
Tipos de rastreio ocular
Abaixo, listamos os diferentes tipos de rastreamento ocular disponíveis. Os investigadores podem escolher o ideal, em função dos objectivos da sua investigação:
- Registos no ecrãEstes são dispositivos remotos que podem ser ligados a um computador portátil ou a um monitor.
- TransportáveisInclui óculos de rastreio ocular e auscultadores de realidade virtual com rastreio ocular integrado.
- Câmara Web: Não têm sensores ou câmaras especializadas, são compostas apenas pelo dispositivo ligado ou incorporado num computador.
Como realizar um estudo de rastreio ocular?
Atualmente, existem três técnicas principais:
- Sistema fixo: No laboratório, os participantes no teste estão sentados em frente a um computador equipado com emissores de luz infravermelha e câmaras. O dispositivo é invisível, pelo que o utilizador não se sente desconfortável. Para um estudo de eye-tracking móvel, também é possível utilizar a câmara do smartphone ou do tablet.
- Sistema móvel: o utilizador usa óculos especiais com câmaras e lentes.
- Sistema de previsão: já existe software capaz de reproduzir o movimento habitual dos olhos perante um elemento visual (página Web, SERP, correio eletrónico, etc.). Esta técnica é a mais simples de aplicar e a mais económica.
Os resultados do estudo são materializados de diferentes formas:
- Mapa de calor: Os pontos quentes, que atraíram mais atenção, são mostrados a vermelho, enquanto os pontos frios são mostrados a azul.
- Mapa de percurso: permite seguir o percurso efectuado pelo olho e conhecer a ordem pela qual os elementos foram descobertos. Este mapa pode ser fixado com um sistema de numeração ou um sistema de setas. O percurso do olho também pode ser objeto de um vídeo.
Conclusão
O seguimento ocular permite aos investigadores estudar os movimentos oculares de um participante durante uma série de actividades. Isto dá uma ideia dos processos cognitivos subjacentes a uma grande variedade de comportamentos humanos e pode revelar coisas como padrões de aprendizagem e métodos de interação social.
Permite também a deteção de neurodesenvolvimento atípico e de deficiências cognitivas ou perceptivas. A tecnologia de rastreio ocular também permite que crianças pequenas e pessoas com deficiências neurológicas, que não conseguem explicar os seus processos de pensamento, participem em estudos.
O seguimento ocular não substitui os métodos tradicionais de teste de usabilidade. No entanto, com algumas pequenas modificações, é possível introduzi-lo e tirar o máximo partido do que ele faz de melhor.
Os dados gerados por um eye-tracker complementam outros resultados de usabilidade para nos dar uma visão mais completa e, por vezes, mais quantitativa dos problemas de usabilidade.
Os dados de rastreio ocular podem ajudar-nos a identificar barreiras e distracções que impedem os utilizadores de encontrar rapidamente as coisas ou que, de outra forma, prejudicam as suas experiências em linha, e revelar padrões de visualização interessantes que conduzem a recomendações para concepções melhores e mais práticas que satisfaçam tanto as necessidades dos utilizadores como os objectivos comerciais.