Definir o preço de um produto ou serviço ou serviço é uma das decisões mais importantes para uma empresa, pois deve ser um valor que possa cobrir os custos, as despesas, gerar lucros e, acima de tudo, que os clientes estejam dispostos a pagar.
Se queres saber como definir o melhor preço para os teus produtos, este artigo apresenta-te as técnicas de pesquisa de mercado mais eficazes para o conseguir.
Qual é a importância de determinar o preço de um produto?
A importância de fixar corretamente o preço de um produto reside no facto de ser uma das primeiras considerações para muitos clientes e de determinar a margem de lucro que cada produto proporciona.
Uma má decisão de preços pode mesmo levar à queda de uma empresa. provocar a queda de uma empresa. Por conseguinte, é importante fixar os preços ao nível correto, na sequência de um estudos de mercado e uma avaliação de factores como as estratégias dos concorrentes, as condições de mercado e o custo de produção, entre outros.
Além disso, o preço é o aspeto mais ajustável do marketing, em comparação com outros elementos como o produto, o local ou a promoção. A introdução de alterações na conceção do produto e no sistema de distribuição é uma tarefa morosa.
Mas os preços são muito flexíveis e podem ser alterados de acordo com as necessidades da situação. Por conseguinte, é uma componente muito importante das estratégias comerciais e de marketing de uma empresa.
3 estratégias para determinar o preço de um produto
As estratégias para determinar o preço de um produto através de estudos de mercado são as seguintes:
Análise conjunta
A análise conjunta é uma das principais técnicas de investigação que te ajudam a determinar o preço de um produto. Se fizeres uma análise de preços com este processo, podes determinar se os teus clientes estão dispostos a renunciar a pagar um determinado preço e comparar as funções ou caraterísticas que ganham ao comprar o produto.
Ao determinar a forma como os clientes tomam as suas decisões de compra, é possível avaliar o impacto económico das alterações de preços.
A realização de uma análise conjunta permite-te criar um modelo de mercado para determinar quais as alterações de preços que terão efeito na tua empresa e quais as que não terão.
Vê algumas das outras vantagens da análise conjunta e pergunta aos nossos consultores online como podes utilizá-la na nossa plataforma.
Gabor-Granger
O método método de Gabor-Granger é basicamente marketing direto. Utilizando este método, pergunta-se aos clientes se comprariam um produto a um determinado preço. O preço é então alterado e pergunta-se novamente ao cliente se compraria o produto.
A partir destas perguntas, determina um preço ótimo. A procura pode ser determinada após a escolha de um preço.
O grande problema desta estratégia é que os clientes podem minimizar ou exagerar o preço que estão dispostos a pagar por um produto. Além disso, determinar o preço que os teus clientes pagariam por um produto e depois fixar esse preço pode não te colocar ao mesmo nível da concorrência, especialmente se a concorrência oferecer o produto por menos.
Van Westendorp
A estratégia da A estratégia da Van Westendorp é também um método direto de fixação de preços. Se utilizares este tipo de pergunta avançada no teu inquérito em linha podes determinar se o teu produto é demasiado barato, demasiado caro, demasiado dispendioso ou uma pechincha, a fim de decidires sobre uma gama de preços aceitável para os teus produtos.
O método de Van Westendorp elimina o elemento concorrencial da fixação de preços e parte do princípio de que os clientes sabem qual é a situação do mercado.
Utiliza o modelo Van Westendorp para a pesquisa de preços
A quota de mercado, a volatilidade, o posicionamento da marca, são factores que devem ser tidos em conta na fixação do preço de um produto, tendo sempre em conta que o objetivo é gerar maiores lucros.
O método Van Westendorp foi criado em 1976 pelo economista holandês com o mesmo nome. O modelo baseia-se nas respostas a quatro perguntas:
- A que preço consideras o produto demasiado caro para comprar?
- A que preço o considerarias caro, mas não o descartarias, mas darias a ti próprio a oportunidade de pensar se o comprarias ou não?
- Que preço consideras demasiado baixo para sentires que o produto não é de boa qualidade?
- A que preço consideras que o preço do produto é um excelente negócio para o comprar?
Também é válido pedir ao inquirido que explique as razões para selecionar estes preços. Esta informação pode ser útil para converter os dados do inquérito numa previsão da procura.
O modelo Van Westendorp é fácil de implementar, em comparação com outros métodos de estudos de mercado. estudo de mercado Fixa o preço de um produto.
A pergunta de Van Westendorp é fácil de implementar, em comparação com outros métodos.spara fazeres um teste de preços.
Como escolher a melhor estratégia para fixar o preço de um produto?
Para saberes qual a estratégia a seguir na fixação do preço dos teus produtos, considera estes cinco factores:
1.- Calcula os teus custos
Tens de ter em conta que tens de gerar receitas suficientes para cobrir todos os teus custos, caso contrário não estarás a fazer um bom negócio.
Tem em conta se tens de pagar o transporte do produto, as matérias-primas, a embalagem, a mão de obra e todas as despesas que tenhas de suportar. Quando tiveres Ao identificar o custo médio por produto, terás uma ideia do rendimento que precisas de obter para cobrir todas as tuas despesas e obter lucro.Se o fizeres, terás uma ideia do rendimento que precisas de obter para cobrir todas as tuas despesas e obter lucro.
Qual é o lucro que esperas obter? A percentagem pretendida varia consoante o tipo de negócio. Por exemplo, estima-se que os fabricantes e retalhistas podem esperar 50%, enquanto os distribuidores podem esperar cerca de 30%.
2 – Sabe quem são os teus clientes
Sabes se são caçadores de pechinchas, se gastam muito em produtos tecnológicos, se valorizam a qualidade em detrimento do preço de um serviço?
Embora possamos (e devamos) continuar a avaliar depois de um preço ter sido estabelecido, existem algumas formas simples de prever antecipadamente o comportamento e as preferências do teu mercado-alvo. O que é que o teu mercado-alvo pode fazer?
Por exemplo, através de um inquérito em linha podes identificar tendências e saber até que ponto o teu produto é importante para o estilo de vida do teu público. Se o teu produto oferece uma função sem a qual não podem viver, um preço mais elevado não será uma preocupação.
3 – Investiga o que a tua concorrência está a fazer.
Como é que a concorrência fixa o preço dos seus produtos? Este número é um bom ponto de partida para determinar o preço de um produto. Se queres que o teu preço seja competitivo, mas que também reflicta o valor do teu produto, terás de descobrir se o produto deles tem o mesmo valor percebido que o teu.
Como é que os clientes comparam os teus produtos e que tipo de comentários ou críticas recebem cada produto? Mais uma vez, a realização de estudos de mercado e mesmo a tua própria pesquisa na Internet fornecerão informações úteis sobre o assunto.
Se o teu produto oferece claramente mais valor do que a concorrência, um preço mais elevado ajudará a indicar ao teu público que se trata de um produto superior.
4.- Utiliza preços escalonados e ímpares.
O teu produto tem caraterísticas diferentes que te podem ajudar a dar um valor diferente de acordo com as necessidades do cliente? Os preços diferenciados atraem os clientes porque lhes permitem escolhe o nível de preço que melhor se adapta ao teu orçamentode acordo com as caraterísticas que seleccionares.
Se o teu produto puder ser diferenciado de acordo com caraterísticas adicionais, define o preço de modo a refletir esses valores individuais. Tenta utilizar uma estrutura de preços que ofereça uma variedade de opções de compra, em que o valor possa ser aumentado ou diminuído.
A aplicação desta estratégia ajudar-te-á a conquistar uma maior quota de mercado, oferecendo múltiplas opções para uma variedade de compradores. oferecer várias opções para uma variedade de compradores.
Uma das tácticas mais comuns utilizadas pelas empresas é fixar o preço de um produto em cêntimos. Aos olhos de um consumidor, isto pode significar a diferença entre comprar ou não comprar um produto. Um produto que é vendido por R$89,99 é muito mais atrativo do que um que é vendido por R$90,00.
Realiza estudos de mercado para determinar o preço dos teus produtos!
Em suma, a fixação do preço de um produto é mais fácil se fizeres um estudo de mercado aprofundado e uma análise da concorrência que te permita fazê-lo. Independentemente do método que utilizares, deves ter uma estratégia clara para te ajudar a determinar os preços do teu projeto.
Se quiseres contar com uma equipa de especialistas para te ajudar a definir os melhores preços para os teus produtos, convidamos-te a conhecer QuestionPro Research Solicita uma demonstração gratuita clicando no link abaixo para solicitar uma demonstração gratuita!



