
Hoje os nossos amigos da Media Center One partilham connosco a sua experiência na aplicação dos 5 Ms do Marketing nos seus projectos. Será certamente enriquecedor saber como uma agência de publicidade utiliza este método como parte das suas estratégias.
Mas antes de começarmos, vamos ao básico.
O que é o método de marketing dos 5 Ms?
Os 5 Ms do marketing consistem em cinco elementos internos diferentes de um plano de marketing que devem ser abordados para que o plano seja bem sucedido.
Os cinco elementos devem ser entendidos como activos que a organização comprometeu na sua atual estratégia de marketing.
Agora, eis o que o Media Center One preparou para o nosso público:
Quais são os 5 Ms do marketing?
O marketing e a publicidade são um mundo onde podes fazer o teu próprio caminho, criar as tuas próprias regras e avançar até onde as tuas capacidades e limitações o permitirem.
É por isso que não é de estranhar que, no que diz respeito aos métodos, os grandes especialistas na matéria tenham o seu “ás na manga”, o que nos faz pensar como o fazem. É por isso que queremos partilhar contigo alguma da nossa experiência para criar uma melhor forma de criar uma campanha para o teu cliente ou para o teu próprio negócio.
Gostaríamos de agradecer à QuestionPro pela oportunidade de partilhar este artigo com o teu público. Sabemos a responsabilidade que isso implica e é por isso que queremos partilhar alguns dos nossos conhecimentos e sucessos com os teus utilizadores.
Utilizamos um modelo que até agora tem facilitado o nosso trabalho de pôr em prática os nossos conhecimentos e de os aplicar aos nossos projectos. É o modelo 5 Ms de método de marketing.
Criado para obter melhores resultados nas tuas campanhas, é um sistema de análise estruturado com base em cinco pilares que suportam a tua estratégia, que são
Mercado, Meios, Mensagem, Quantidade e Medição.
5 dos pontos mais importantes na montagem de qualquer projeto e aqui dizemos-te como tirar o melhor partido deles.
Mercado
Um dos pontos mais importantes de uma estratégia de marketing é definir claramente qual é o teu mercado-alvo, a que pessoas se destina o teu produto, serviço ou projeto e qual o seu perfil. persona do utilizador* Começa com conceitos básicos como:
Sexo, localização geográfica, nível socioeconómico, nível de escolaridade e hábitos de consumo. Cria uma personalidade para eles, achamos útil criar perfis com nomes que possamos identificar, vamos dar-te um exemplo.
- Projeto: Cadeia de Hambúrgueres.
- Persona do utilizador: Burgerlovers
DescriçãoEste perfil refere-se a um casal em relação amorosa ou afectiva, independentemente do sexo, com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos, desde jovens que frequentam um curso universitário a jovens profissionais que estão a fazer o seu património, caracterizam-se pelo facto de, na sua relação, um dos principais pontos de encontro e a desculpa perfeita para passar o tempo ser desfrutar de uma refeição em conjunto, razão pela qual os seus fins-de-semana são dedicados a sair para comer nos seus restaurantes preferidos.
Produtos que oferecemosCombos para 2 pessoas, novos produtos e promoções.
Esta é uma breve explicação onde contemplamos factores que nos dão uma visão geral do que podemos oferecer a este tipo de clientes, como um combo para partilhar, normalmente um convida o outro, que tal um desconto? para incentivar a compra ou se as pessoas estão apaixonadas pelo local e pelos seus produtos, porque não oferecer-lhes um novo produto sazonal ou por um tempo limitado para lhes dar variedade ao que já conhecem.
A magia de saber segmentar corretamente reduz os erros a longo prazo, pois, por si só, já tens uma imagem sólida de a quem se dirige o meu conteúdo ou campanha e qual é o meu produto de interesse para eles.
Depois de estarmos cuidadosamente atentos ao mercado que selecionámos previamente, é altura de olharmos para os nossos objectivos, como é que os vamos atingir?
É muito fácil, tens de conhecer o teu clienteTemos de saber como enviar-lhes a nossa mensagem. Por isso, o meio é um dos 5 Ms do Marketing que devemos ter em conta.
ProjetoProjeto: Cadeia de hambúrgueres.
MédiaPublicidade nas redes sociais, especialmente no Instagram, esta é uma rede muito popular entre as pessoas no intervalo do nosso perfil selecionado e há uma probabilidade muito elevada de que um de nós esteja nesta plataforma, seja para trabalho ou para lazer, este será o canal selecionado para atrair a sua atenção.
Mensagem
Ser rápido e ágil com as palavras deve ser considerado uma arte, saber transmitir e ser capaz de captar a atenção permeando a tua mensagem numa questão de segundos, para que o teu mercado leia ou veja o que tens para oferecer, traduz-se na posição de Copy Writer* numa agência de publicidade.
E como a sua função é criar conceitos e mensagens, o melhor que podes fazer desde o início é gerar a personalidade própria da tua marca. Na nossa agência, encaramos isto como um desafio, uma vez que definimos um arquétipo* da marca, um estilo e um tom de escrita e realizamos uma série de exercícios “emocionais” para ver como a nossa marca reagiria em situações como a celebração, o aborrecimento, a incerteza ou simplesmente a brincadeira. Porque, acredites ou não, todas as marcas têm vida própria.
E na parte da mensagemtrata-se de te expressares da forma correta para o teu mercado-alvo.
Mensagem: Com quem partilharias esta deliciosa combinação?
Aqui apresentamos 2 conceitos, possivelmente uma combinação para duas pessoas, já que mencionas a partilha e lançamos uma pergunta porque sabemos que os nossos utilizadores adoram participar, por isso queremos gerar engagement* com eles e o resultado final é que um dos casais, ou marca o outro e marcam-se mutuamente por muitas razões, porque gostam do lugar, porque nesse momento estão a pensar nele/ela, porque é uma nova combinação que podem partilhar em ambos, porque é a vez de alguém convidar a comida e é a melhor maneira de dizer “gostas? as possibilidades são infinitas, mas nunca tirando o dedo da balança a quem se dirige esta publicação ou campanha.
Quantidade
Falar de dinheiro é uma das partes mais interessantes de uma estratégia. Podes ter o conceito vencedor, a ideia do século, mas se não tiveres o dinheiro para a concretizar, ela cai no esquecimento. E, por outro lado, se tens uma ideia que poderias fundamentar melhor e um orçamento amplo, isso nem sempre te faz parecer tão bem perante os teus consumidores.
É por isso que, independentemente da forma como geres as orientações da tua publicação ou da tua campanha, deves ter sempre em mente fazer uma distribuição de acordo com os teus objectivos, por exemplo:
Tens 10.000 MXN disponíveis para investir
Dividimo-los em 2 grupos, os que queremos gerar alcance* e os que queremos gerar envolvimento, sendo que a nossa prioridade é o envolvimento.
- Orçamento para o noivado $6.000 MXN (pesos mexicanos)
- Orçamento para a divulgação $4.000 MXN (pesos mexicanos)
No nosso plano de conteúdo, temos 6 publicações no nosso plano de envolvimento, e a nossa publicação de casal é importante porque é uma nova combinação que estamos a lançar. Por isso, do nosso universo de 6.000 dólares, atribuímos 1.500 dólares ao nosso post de exemplo e o resto dividimos por 5 (que são os posts que temos).
Depois temos de definir o tempo que este anúncio estará disponível em circulação, para este exemplo vamos selecionar 5 dias, o que nos deixa com um orçamento diário de: $300 MXN.
Quantidade1.500 MXN no total das publicações feitas no mês (o orçamento varia em função da tua área geográfica).
Medição
É altura de recolher os resultados que esperamos obter do nosso trabalho. Esta secção define-se como a forma de recolher a informação fornecida pelas diferentes redes sociais para que possamos ver o número de interações, cliques em links, número de pessoas alcançadas, mensagens abertas no Messenger através do post. O que quer que estejamos a visar nas redes sociais.
Desta forma, podemos avaliar de forma mais precisa se os materiais que lançamos estão a funcionar, se estão a chegar às pessoas da forma correta ou se não tiveram qualquer tipo de interação, o que aconteceu, e desta forma podemos tomar decisões no futuro dos nossos conteúdos ou campanhas.
Falámos sobre isto ao nível das redes sociais, mas como podes medir noutros tipos de redes?
Se tiveres uma promoção 2 em 1 na tua empresa ou local e a tua promoção, juntamente com a mensagem, for transmitida na rádio, podes facilmente ver como, durante o período em que o teu material está a ser utilizado, as vendas dessa promoção específica podem aumentar, manter-se inalteradas ou não sofrer qualquer alteração.
Toca a trabalhar
Pelo menos, é assim que nós, juntamente com o resto da equipa, orientamos os nossos esforços, que depois de avaliarmos os resultados de uma determinada campanha, tomamos a decisão com base em dados, porque os números não mentem.
Desta forma, procuramos aumentar constantemente as nossas métricas planeadas por projeto, cliente ou rede social e tornamos mais difícil atingi-las, mesmo que isso não signifique que estejamos a bater o pé ou a auto-gozar o nosso trabalho.
Pelo contrário, temos a certeza de que, com um bom planeamento, uma equipa fantástica e a interpretação correta dos dados, poderás alcançar cada vez mais aquilo a que te propuseste.
Por isso, da próxima vez, lembra-te de ter em mente os 5 Ms do Marketing do processo básico para te iniciares no mundo do marketing.