Como calcular elasticidade-preço da demanda?

Existe uma técnica simples para calcular elasticidade-preço da demanda através de pesquisa de mercado: o método Gabor-Granger.

Como funciona o método Gabor-Granger?

 

Gabor-Granger é uma técnica de pesquisa de preços para determinar a curva de oferta e demanda para um produto ou serviço específico.

O método envolve perguntar aos clientes potenciais qual a probabilidade de eles adquirirem um produto ou serviço a diferentes pontos de preço apresentados nas alternativas de resposta.

Os respondentes recebem preços diferentes e são questionados sobre sua probabilidade de compra a cada um dos preços apresentados. Isto nos permite traçar uma curva de oferta e demanda para determinar o preço ideal.

No exemplo acima, se você disser “não” ao preço apresentado, um valor mais baixo será mostrado na sequência. Então, se você disser “sim”, um ponto de preço mais alto será mostrado. Este processo se repete até que o modelo de preço identifique um ponto de preço ideal.

 

Usando o método Gabor-Granger para calcular o elasticidade-preço da demanda

A maior vantagem do modelo de preços Gabor-Granger é que ele é simples. Tanto os entrevistados quanto os criadores da pesquisa podem compreender a pergunta de forma rápida e intuitiva, sem nenhum mal-entendido.

A aplicação deste método é para uma pequena amostra de respondentes, embora seja recomendado um mínimo de 50 pessoas para obter resultados estatisticamente significativos.

Com os dados coletados através da pergunta Gabor-Granger, é possível calcular a elasticidade da demanda, uma métrica fundamental para analisar os efeitos que qualquer mudança de preço futura causaria.

Conhecendo a elasticidade de preço e sabendo qual o preço máximo e mínimo que o consumidor está disposto a pagar, será possível apresentar ajustes de preços sem que o impacto seja negativo.

Produtos onde a elasticidade-preço da demanda é baixa, menor que 1,0, mostram que um desconto no valor pode, na realidade, resultar na queda dos lucros.

EXEMPLO:

fórmula para calcular elasticidade-preço da demanda

Após aplicar um aumento de 35% no valor de um produto, suas vendas caíram em 60%. Neste caso, a elasticidade-preço da demanda é baixa e igual 0,58. Isso significa que aumentar ou diminuir o preço não irá gerar um volume de vendas desproporcionalmente maior. Aqui, você estaria melhor se aumentasse seus custos, pois o aumento de preço aumentaria as margens de lucro e apresentaria uma queda de vendas mínima.

 

Definindo o preço de venda ideal a partir da elasticidade-preço da demanda

A curva de oferta e demanda no gráfico abaixo, ajuda a entender como a demanda pelo produto muda com a mudança de preço.

A curva de renda permite identificar os possíveis preços que maximizam o faturamento e a curva da demanda, a disponibilidade do cliente em pagar por determinados valores.

A combinação de ambas, nos ajuda a decidir um ponto de preço ideal que é suficientemente alto para cobrir despesas e maximizar a receita, mas não tão alto que a demanda do produto diminua, que é onde as curvas se encontram.

 

Gabor Granger willingness to pay

 

A técnica de Gabor-Granger te ajuda a responder as duas seguintes perguntas críticas:

  1. É possível aumentar o preço dos produtos sem que isso afete drasticamente as vendas?
  2. Em que pontos de preço se torna óbvio que a vontade e a capacidade do consumidor de pagar por tais produtos ou serviços, aumenta ou diminui?

 


Agora que você sabe calcular elasticidade-preço da demanda, é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração